Será no dia 30 de julho, a partir das 12 horas, o 1° Batuco Samba Fest – edição Carlos Alberto Tobias, evento que retrata a importância do Samba como agente de inclusão na construção de uma sociedade mais integrada. No Beco do Baixo, o encontro é voltado para o público de todas as idades e gêneros, como uma experiência imersiva, uma ponte ao universo do Samba e suas linguagens, tradições, batuques e sabores. O evento é gratuito, e o público poderá contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho.
Através da vivência, oralidade, prática coletiva e desenvolvimento de habilidades, o Batuco tem como objetivo registar a importância do Samba como linguagem inclusiva, modo de vida, pensamento e cultura. Fazem parte da programação um bate-papo, oficinas, show e uma roda de samba. Em sua primeira edição, o BATUCO, mediado pelo músico, sambista e educador musical Raphael Moreira, convida para a roda de conversa Fernando Miranda, músico e educador musical do Projeto GURI, Rodrigo Pirituba, percussionista, compositor e educador musical, Thati Furtado, musicista, educadora e coordenadora de percussão da Fundação Casa, Beto Cascavel, professor e idealizador do projeto “Samba Para Todos” da ONG Casa de David e Marcelo Alecrim, músico, PCD arte educador. A roda de diálogo vai refletir sobre a importância da música como linguagem viva e acessível fundamental para a inclusão e integração social, principalmente de grupos historicamente marginalizados, como as pessoas com deficiência, negras e LGBTQIAP+.
Acontecerá também uma homenagem a Leci Brandão da Silva, cantora, compositora e política brasileira, com a apresentação do Projeto “Samba Para Todos – Bateria Superação”, da ONG Casa de David, com participação especial do duo “Os Bicudos” e da cantora Adriana Moreira.
SERVIÇO:
1° Batuco Samba Fest
DATA E HORÁRIO: dia 30 de julho, a partir das 12 horas
LOCAL: Beco do Baio – Rua Girassol, 61 – São Paulo – SP Gratuito
– Workshop com Laisa Lima, percussionista, mestra de bateria e diretora de tamborim da Beija Flor de Nilópolis.
– Oficina Para com Batuco, com Raphael Moreira, participação da Cantora e percussionista Xeina Barros e Matheus Marinho, baterista e professor da Escola do Auditório do Ibirapuera.
Encerramento: – Roda de Samba: Moreiras e convidados.
Comente!