De 6 a 11 de novembro de 2023, o 2º Projeto Escola em Cena promoverá uma intensa programação para aproximar jovens espectadores de escolas públicas de São Paulo ao teatro e às artes. Serão apresentadas 9 peças (Coletânea, Chorinho, A Professora, Ubu Rei, Otelo, Antipássaro, Noite de Reis, Lelé Livreto e E Se Fosse com Você?), um seminário de formação de espectadores com 3 mesas e profissionais de vários países da América Latina, Argentina, Brasil e Peru e três oficinas de capacitação de professores e agentes em formação e gestão de públicos.
O Escola em Cena terá uma diversidade em espetáculos e debates. Peças adultas, infantis, comédia, drama, poesia, textos de Shakespeare e John Mowat, grandes artistas como Augusto Marin, Elias Andreato, Eliete Cigaarini, Esther Góes, Leo Stefanini, Nilton Bicudo e Wilson Antunes. E importantes companhias, Duo Teatral, Fuxico de Teatro e Lúdica. As peças acontecem no Teatro Commune, na Consolação, e no Instituto Euachoumabsurdo, na Cidade Ademar, na Zona Sul.
A abertura será no MIS (Museu da Imagem e do Som), dia 6 de novembro, segunda-feira, das 9h às 13h, com a participação de Marília Marton, Secretária Estadual de Cultura, Cris Monteiro, vereadora, Belém Parrilla (Argentina), que integra a equipe de coordenação do Programa de Formação de Espectadores de Buenos Aires, Sabrina Cassini (virtual), gestora cultural, especializada no formação de públicos, Augusto Marin , Carlos Meceni, Esther Góes e Nilton Bicudo, atores, Antônio Carlos de Moraes Sartini, gestor cultural e Coordenador do Teatro Alfredo Mesquita, André Sturm, Diretor do MIS, e representantes das áreas da cultura e educação da cidade e do estado de São Paulo e de entidades, como, SESI, SESC, entre outras. É aberta ao público e não precisa confirmar presença.
Programação
Peças por data
6 de novembro, segunda-feira
Teatro Commune
Às 15h, Coletânea, da Cia Retratos, inspirada na obra de Eduardo Coutinho usa metalinguagem e a simplicidade documental para apresentar histórias que costuram depoimentos de personagens de filmes do cineasta, experiências dos próprios atores e muitas outras referências reais e ficcionais em um intrigante jogo cênico.
8 de novembro, quarta-feira
Teatro Commune
Às 9h30, A Professora, da Cia Lúdica
Sinopse: O espetáculo narra as circunstâncias que envolvem Cícera, uma professora de artes cênicas, que com algumas alunas criou um coletivo de performance no qual desenvolvem atividades como teatro, dança e música. Nos bastidores do universo artístico, onde os sonhos dessas jovens florescem, a busca pelo conhecimento e pela transformação do mundo, o desejo de realização profissional e a liberdade de viver são abalados por uma condição de vulnerabilidade. Isso ocorre após a morte trágica de um jovem aluno, que desencadeia uma série de conflitos com o grupo e seus familiares.
Às 14h, Chorinho, da Cia Fuxico de Teatro
Sinopse: A vida urbana de duas personagens, a tia, uma senhora aposentada (Cida Lima) e o morador da praça (Ronaldo Barbosa) aparentemente antagônicos que aos poucos iniciam uma amizade pouco provável. Com humor e poesia, em sete momentos do espetáculo, eles compartilham suas histórias, medos e solidão.
9 de novembro, quinta-feira
Teatro Commune
Às 9h, Ubu Rei, baseado em Alfredo Jarry
Direção: Armando Liguori Júnior
Com Esther Góes e Augusto Marin e grande elenco
Sinopse: Ubu é um personagem monstruoso, despótico, corrupto e sem escrúpulos e homem da confiança do Rei. Manipulado pela esposa, assassina o Rei Venceslau e usurpa o trono polonês.
Às 14h30, Otelo, de John Mowat
Sinopse: Desdêmona, uma jovem negra e Otelo, general de Veneza, jovem e branco, casam-se secretamente contra a vontade da mãe dela, Dona Brabancia. Iago quer vingar-se de Otelo por este ter promovido o jovem Cassio em seu lugar ao posto de tenente coronel.
Às 20h, O Antipássaro, direção e roteiro de Elias Andreato, com Nilton Bicudo
Sinopse: O Antipássaro é sobre a vida e obra de Orides Fontela, poeta, nascida em São João da Boa Vista, São Paulo, em 21 de abril de 1940, Orides Fontela é uma das mais importantes poetas brasileiras. Sua pequena e densa obra se sobressai pela radical modernidade e cortante lucidez de sua linguagem.
10 de novembro, sexta-feira
Teatro Commune
Às 20h, Noite de Reis de William Shakespeare
Direção e concepção – Eliete Cigaarini
Sinopse: Viola é sobrevivente de um naufrágio no qual julga ter perdido por afogamento seu irmão gêmeo, Sebastian. Perdida em Ilíria, Viola decide vestir-se de homem para conseguir um meio de sobrevivência e procura trabalho no palácio do governador da cidade, o Duque Orsino.
11 de novembro, sábado
Cidade Ademar
Às 15h30, Lelé Livreto com Wilson Antunes
Lelé Livreto é um desbravador literário, sempre desvendando histórias. A cada aventura uma nova história para contar e ser vivida. Em cada conto, sempre há novas descobertas. Em cada ação, o personagem Lelé livreto narra e encena com a ajuda de objetos cênicos que remete, por vezes, aquilo que não se pode ver, mas imaginar.
Ao final de cada história, há um jogo de adivinha em que o vencedor ganha um livro. Uma maneira de elucidar a importância da brincadeira, imaginação e estímulo a leitura.
Às 17h, E Se Fosse Com Você? do Duo Teatral – Direção: Marcos Loureiro
Sinopse: Tudo seria maravilhoso naquela sala de aula se não fosse a agressividade de alguns alunos. Pelos pátios do colégio, perto da cantina, Animal e sua turma agridem os colegas. Eles colocam apelidos horrorosos naqueles que são um pouco diferentes: os que usam óculos, os mais gordinhos ou mais magrinhos. Qualquer diferença é motivo de xingamento, gozação e ofensa. Mas a professora Nanci descobre uma forma eficiente de acabar com esse tipo de atitude.
Seminário
Seminário Internacional de Formação de Jovens Espectadores
Teatro Commune (6, 7 e 8 de novembro, das 19 às 22h)
O Seminário, com 3 mesas e 9 debatedores, nacionais e internacionais, com convidados de Argentina, Brasil e Peru, participando de forma presencial e virtual, no Teatro Commune para debater sobre gestão e formação de públicos, no teatro e cinema, pós pandemia, em especial com alunos e professores de escolas públicas. São elas:
Mesa 1 – Comunidades Culturais e o Teatro no Pós Pandemia
Dia 6 de novembro – às 19h – Teatro Commune
Sabrina Cassini (ARG) – Socióloga e Gestora Cultural
Natalia Cunha – (BR) Diretora das Oficinas Culturais Poiesis
Esther Góes (BR) – Atriz e Produtora
Mediação: Antônio Carlos de Moraes Sartini (BR)
Mesa 2 – Gestão de Públicos e Espaços de Cine e Teatro de Rua
Dia 7 de novembro, às 19h – Teatro Commune
Juliana Brito (BR) – Diretora Executiva Belas Artes Grupo
Melissa Giorgio (PERU) – Atriz e Gestora cultural
Junior Suci (BR) – Diretor da Divisão de Cultura da SME de São Paulo
Mediação: Luís Avelima (BR) – Poeta e Produtor Cultural
Mesa 3 – Gestão e Formação de Jovens Espectadores na Era Digital
Dia 08 de novembro, às 19h – Teatro Commune
Belén Parrilla (ARG) – Atriz e Coordenadora do Programa de Formação de Espectadores de Buenos Aires
Renato Barreiros (BR) – Superintendente de Promoção e Articulação das Fábricas de Cultura
Ana Salles Mariano (BR) – Gestora e Profa. PUC SP
Mediação: Augusto Marin (BR), Diretor do Teatro Commune e Rede de Teatros e Produtores Independentes
Oficinas
Oficinas de Formação de Espectadores com Professores
O objetivo é capacitar professores e gestores culturais para trabalhar com ferramentas e técnicas de formação de espectadores e gestão de públicos nas escolas, mediando a relação com artistas e produtores.
As oficinas serão coordenadas por Belén Parrilla, atriz que integra a equipe de coordenação do Programa de Formação de Espectadores, do Ministério de Educação, em Buenos Aires, Argentina.
2 oficinas acontecerão no dia 07 de novembro (terça-feira), no Teatro Commune, Rua da Consolação, 1218 (Metrô Higienópolis-Mackenzie), das 9h às 13h e das 14h às 18h
1 Oficina no dia 10 de novembro (sexta-feira), no Instituto Euachoumabsurdo, Cidade Ademar, das 14h às 18h
Endereços
MIS – Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP, 01449-000
Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218, Consolação, 01302-001, São Paulo/SP
Fone: (11) 97665 2205
Cidade Ademar
Instituto Euachoumabsurdo
Rua Leon Carvalho, 105 – Jardim Martini, 04439-030, São Paulo – SP
Quadra: Rua Leon Carvalho, 131
Jd. Martini CEP 04439-030
O objetivo é a formação de jovens espectadores, uma ferramenta indispensável para a democratização do teatro e da cultura. A realização é da COMMUNE e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em parceria com a Rede de Teatros e Produtores Independentes de São Paulo, através de uma emenda parlamentar da Vereadora Cris Monteiro. Todos os eventos são gratuitos!
Comente!