em ,

4º Cine educação exibe 12 filmes gratuitos nacionais e internacionais

Em homenagem ao centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira

4º Cine Educação

Em homenagem ao centenário de Paulo Freire , patrono da educação brasileira, a 4ª edição do Cine Educação, festival de cinema do Sinpro-Rio, exibirá 12 filmes nacionais e estrangeiros.

Com temas essenciais para o desenvolvimento da nossa sociedade, como democracia, antirracismo, diversidade, arte e mundo pós-pandemia, entre outros. Da última quinta-feira (28/10) até esse domingo (31/10), os filmes estarão disponíveis ao longo do dia no canal do Cine Educação.

À noite, sempre às 19h, acontece um bate-papo sobre o tema em destaque com a participação de convidados especiais.

As produções estão divididas diariamente em eixos temáticos: Educação e Democracia (28); Educação, Cinema e Pós-pandemia (29); Pedagogia das Margens (30); Educação, Arte e Antirracismo (31).

Entre os destaques do IV Cine Educação estão os curtas: “40 horas na Memória”, produzido pela Universidade Federal do Semi Árido (UNIFERSA), que conta a utilização do método de Paulo Freire em Angicos (RN) nos anos sessenta; a película *Reexisto* , que relata as transformações no cotidiano das pessoas com a pandemia; o Coletivo Zona de Cinema, parceiro do Festival, vai apresentar a curadoria Eixo Pedagogia das Margens, realizada pelas cineastas Gisele Mota e Luma Rodrigues.

Já no domingo (31), ocorre a live-debate do Eixo Educação, Arte e Antirracismo que contará com a presença da atriz Vilma Melo, da série Segunda Chamada da Globoplay.

4º Cine Educação – para fazer sua maratona

Totalmente online pelo segundo ano consecutivo, o Cine Educação chega à sua quarta edição novamente com o desafio de superar o distanciamento em tempos de pandemia e conectar o público em torno da Educação como forma de conscientização.

Realizado pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), o Festival de Cinema e Educação exibe filmes de curta, média e longas-metragens, sempre com temas relacionados à educação.

O Festival foi premiado neste ano com o Diploma de Heloneida Studart de Mérito Cultural pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio – ALERJ.

Na edição online de 2021, o CINE EDUCAÇÃO conta com várias parcerias: Associação Docente da UFRJ, Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Associação dos Servidores da Fiocruz (Asfoc), Sinpro – MG; Projeto Comunicar da PUC-Rio, Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC, Cine Clube Indômitas de Belo Horizonte, Coletivo Zona de Cinema, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#Lançamento'22 Circuito Ambrosia