De 14 a 17 de novembro de 2023 (terça a sexta-feira), com entrada gratuita, acontece o 5º Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”, versão brasileira do festival criado na Argentina com sede em Santo André (SP), que nesta edição será realizado em parceria com o Sesc Santo André.
A 5ª edição do festival tem como temática o “Teatro Adolescente e Ancestralidades” e conta com a participação de Daniel Munduruku, Banda Sinfônica Jovem do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, entre outros, fazendo um convite para um encontro entre diferentes gerações, acenando para o passado a partir do tempo presente. Um olhar para trás que cumprimenta e abraça suas próprias imagens e memórias ancestrais.
Serão realizadas apresentações, painéis de intercâmbio, oficinas e encontros, inspirando um chamado ao conhecimento das teatralidades dos povos originários, investigando os caminhos que nos fizeram chegar até aqui e aprendendo a conjugar o verbo “reverenciar” em busca das possíveis construções identitárias.
“Que possamos celebrar todos os que vieram antes de nós e os que ainda chegarão. Afinal, quem gostaríamos de ser ao nos enxergarmos como futuros ancestrais?”, comenta a organização do VQV.
SERVIÇO:
5º Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”
Quando: 14 a 17 de novembro de 2023 (terça a sexta-feira)
Grátis – Retirada de ingresso sempre uma hora antes da atividade
Programação:
14 de novembro de 2023 (terça-feira) – Onde: Sesc Santo André
10h30 – Oficina de abertura: Encontro para criação das intervenções da cerimônia de abertura do Festival a partir do tema “Teatro e Ancestralidade”. Com Thaís Póvoa.
13h às 15h – Credenciamento e silcagem de camisetas com a Silkfuzz.
15h- Cerimônia de abertura: Apresentação dos integrantes dos grupos e participação especial da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, sob a regência do prof. Marcelo de Jesus da Silva.
17h – Espetáculo “Vazio Agudo: uma utopia poluída” – Com grupo Bando 18 (São Paulo – SP)
Sinopse: A trajetória através do território (São Paulo) perpassa monumentos históricos, populações marginalizadas e violências que se tornaram cotidianas, desmistificando a “cidade dos sonhos”. Duração: 30 minutos. Classificação: 10 anos. Local: Teatro – Capacidade: 302 lugares
19h – Espetáculo “Encontros Ancestrais” – Com grupo Baobá (São Sebastião – SP)
Sinopse: Diante da dificuldade em estudar, Conceição Evaristo se apega a personalidades como Cartola, Tia Ciata, Mercedes Baptista, e Maria Carolina de Jesus que, assim como ela, foi desacreditada pelo seu talento literário. Encontros ancestrais que fortalecem seus sonhos e faz com que ela também se torne uma grande inspiração. Duração: 30 minutos. Classificação: Livre. Local: Teatro – Capacidade: 302 lugares
15 de novembro de 2023 (quarta-feira) – Onde: Sesc Santo André
10h30 a 12h30 – Oficinas
Oficina 01: Dança Contemporânea e Expressão Cênica. Com Tatiane Trujillo Ramos (Parceria Se Liga! Sesc Santo André). Sinopse: ampliar o autoconhecimento do corpo e sua expressividade cênica através de exercícios de escuta, disponibilidade e presença.
Oficina 02: Procedimentos da Escrita Cênica – Com Fernanda Zancopé (Parceria Programação de Qualificação em Artes – Poiesis) – Sinopse: Explorar experimentos cênicos a partir de textos criados pelos intérpretes, com uma pergunta disparadora: “o que leva a escrever?.
Oficina 03: Agitar não é agir ou Decisão não é força – com Edgar Castro (Parceria Programação de Qualificação em Artes – Poiesis) – Sinopse: O uso do corpo como instrumento de expressão e as possibilidades de criação de imagens gestuais de ação e reação.
Oficina 04: Jogos de Escuta – com Fernanda Mendes e Thiago Leite (Parceria Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí) – Sinopse: desenvolver uma escuta ativa, mobilizando a percepção e a atenção para o “aqui e agora” da cena e as relações com os elementos que a compõem.
Oficina 05: Dramaturgias para a Cidade – com Sidnei Bruno (parceria Se Liga! Sesc Santo André) – Sinopse: Criação de textos poéticos e teatrais dedicados à cidade por meio da leitura literária, discussão e exercício de escrita. O público é convidado à experimentação do território em que vive ou imagina através da escrita.
14h – Espetáculo “Hoje é Dia de Maria” – Com Coletivo Constante (Ribeirão Preto – SP)
Sinopse: Uma garota enfrenta a violência doméstica e parte com objetivo de encontrar as franjas do mar. Uma viagem por canções e tradições populares, construindo forças para enfrentar a vida como ela é, sem esquecer da poesia. Duração: 55 minutos. Classificação: 12 anos. Local: Teatro – Capacidade: 302 lugares
15h – Espetáculo “Amanhã vai ser outro dia” – Com Grupo Alvorada (Pindamonhangaba – SP)
Sinopse: Um menino constrói um mundo de sonhos através da imaginação, potencializado pela mãe que carregou uma realidade de preconceito e pobreza. Mas ele precisará lidar com o mundo real, que impõe vivências as quais gostaria de esquecer. Duração: 16 minutos. Classificação: 12 anos. Local: Foyer do teatro
15h30 – Espetáculo “Rec(R)eio” – Com Núcleo de Iniciação Teatral da Escola Livre de Teatro (Santo André)
Sinopse: Que anseios ecoam nos corpos dos adolescentes ao expressar seus sentimentos? Como a escola se relaciona com os estudantes? A escola é mais acolhimento ou aprisionamento? Afinal, existem respostas definitivas para essas perguntas? Duração: 80 minutos. Classificação: 12 anos. Local: Teatro
16 de novembro de 2023 (quinta-feira) – Onde: Sesc Santo André
10h30 – Espetáculo “Seja lá qual for o pouso” – Com grupo Criarnomia (São Vicente – SP)
Sinopse: Um artista à espera de um trem busca respostas através de suas emoções e memórias, desde as mais felizes até as mais dolorosas, questionando-se se vai partir ou ficar. Duração: 30 minutos. Classificação: 12 anos. Local: Teatro – Capacidade: 302 lugares
11h – Painel de Intercâmbio: Roda de conversa sobre os espetáculos Vazio Agudo, Encontros Ancestrais, Hoje é dia de Maria e Amanhã vai ser outro dia.
14h – Espetáculo “Contraindicado ao dizer” – Solo de Tayó Lima (São Paulo – SP)
Sinopse: Uma mulher na laje de uma favela rasga e costura o céu da boca à procura de sua voz. Um grito pessoal de solidão engasgada, um ato de fúria e perpetuação de memórias de seu corpo marginal, que se identifica e se denomina “contraindicada a todos os públicos”. Duração: 40 minutos. Classificação: 12 anos.
15h – Oficinas
Oficina 06: Dos Pés à Cabeça – Práticas Circenses Coletivas para a Cena – com Dinho Hortencio (Parceria Escola Livre de Teatro) – Sinopse: Neste encontro serão vivenciados fundamentos para composição da cena a partir de figuras acrobáticas como pirâmides e empilhamentos.
Oficina 07: Dramaturgia em Retalhos – com Daniel Veiga (Parceria Escola Livre de Teatro) – Sinopse: um mergulho no mundo da dramaturgia, para escrever uma cena teatral única, compondo uma peça coletiva.
Oficina 08: A Hystórya Embayxo das unhas – com Juão Nyn. (Parceria Escola Livre de Teatro) – Sinopse: O Toré, os Toantes, os Mbora’is e outras manifestações de roda, que mesclam canto, rito e representação, a fim de refletir como os indígenas usam o que chamamos de teatro para conservar suas próprias culturas.
Oficina 09: Teatro Político e Construção do Gesto Social – com Marcelo Gianini (Parceria Universidade Federal de Alagoas) – Sinopse: O Gesto Social (Gestus), conceito do Teatro Épico Dialético de Bertolt Brecht, será investigado em jogos teatrais com a Peça Didática de Brecht e o Teatro Imagem de Augusto Boal.
15h – Painel de diretores “Teatro, afeto e adolescências” – Mediação: Lígia Helena.- Sinopse: Encontro entre os orientadores, professores, diretores, sobre processos pedagógicos, criativos e experiências.
17h30 – Espetáculo “3023: Uma Odisseia Inbox” – Com grupo de Teatro Singular (Santo André – SP)
Sinopse: uma cidade em que as dimensões éticas e estéticas da humanidade são reconfiguradas conforme perdemos de vista os limites que justificam as vantagens de um mundo cada vez mais automatizado. Duração: 70 minutos. Classificação: livre. Local: Teatro – Capacidade: 302 lugares
19h – Encontro Teatros e Ancestralidades – Com Aysha Nascimento. Mediação: Lígia Helena – Local: Teatro
17 de novembro de 2023 (sexta-feira) – Onde: EMIA Aron Feldman
09h – Encontro “Teatros e Ancestralidades” – Com Daniel Munduruku e mediação Ave Terrena
17 de novembro de 2023 (sexta-feira) – Onde: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector
13h – Painel de Intercâmbio: Conversa sobre as peças Rec(r)eios, Seja lá qual for o peso, Contraindicado ao dizer e 3023.
15h – Espetáculo convidado “A vaca notícia” – Com grupo Alta (Sorocaba – SP) – Sinopse: Uma jovem vaquinha criativa e pensante, escreve um livro e vai à Feira das Vacas para vender suas produções. Diante das proibições sob o argumento de que vacas não produzem livros e sim leite, ela terá que encontrar provar que a leitura e a livre expressão são importantes. Duração: 35 minutos. Classificação: Livre. Local: Teatro.
15h30 – Cerimônia de encerramento – show de Niel Pimenta e Banda
Endereços: Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André – SP
EMIA Aron Feldman – Av. Itamarati, 156 – Parque Jaçatuba
Centro de Formação de Professores Clarice Lispector – Rua Tirol, 05, Parque das NaçõesOficinas: Para pessoas entre 13 e 19 anos. Inscrições por email vamosquevenimosbrasil@gmail.com (enviar nome, idade e oficina que gostaria de participar) participação estará sujeita a confirmação do email.
Comente!