em ,

Após 20 anos “Olhares de Perfil – O Mito Greta Garbo” volta à São Paulo

Com mais de 1.800 apresentações em 320 cidades de nove países e 14 prêmios internacionais, o espetáculo “Olhares de Perfil – O Mito Greta Garbo” estreia dia 31 de julho, sábado, às 20h, no Teatro Commune. A peça com direção de Roberto Cordovani, que está no elenco ao lado dos atores Ruben Gabira e Alan Ferreira volta aos palcos de São Paulo após 20 anos.

O espetáculo escrito pela autora argentina Alejandra Guibert e pelo próprio Roberto Cordovani não é biográfico, nem um tributo à atriz sueca, que se tornou famosa por sua imagem enigmática. “Olhares de Perfil – O Mito Greta Garbo” usa o mito de Greta Garbo para falar sobre ambiguidade.

Em 1940 Greta Garbo é indicada pela terceira vez ao Oscar pelo filme Ninotchka e nesse mesmo ano a atriz desaparece da mira dos chefões da Metro Goldwin Mayer e da mídia. É nesse período, quando a atriz começa a se afastar das rodas sociais, que o enredo de “Olhares de Perfil – O Mito Greta Garbo” se desenrola. Na trama, o performer Gustafsson (sobrenome verdadeiro da atriz), se apresenta em um teatro off Broadway imitando Garbo, até que começam a desconfiar que ele seja na verdade a própria Garbo. Além desta ambiguidade, há o jogo duplo dos personagens que contracenam com Gustafsson, divididos entre proteger e expor o enigma.

Para Roberto Cordovani o espetáculo joga com a ambiguidade, não apenas com a ambiguidade sexual da mulher mais desejada do mundo nos anos 30, mas também fala sobre o outro, a problemática das relações e os amores platônicos. “Greta Garbo não podia ser personagem mais adequada para se falar sobre o homossexualismo. Ela era homossexual, mas Hollywood a apresentava como uma mulher fatal. Politicamente, tinha ideais revolucionários de esquerda, mas trabalhava para a máquina capitalista do cinema norte-americano. Até hoje se especula por que ela abandonou as telas e a vida pública em 1941, vivendo de maneira reclusa até 1990, quando morreu, em Nova York”, explica ele.

Serviço

OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO
Estreia dia 31 de julho, sábado, às 20h, no Teatro Commune.

Texto – Alejandra Guibert e Roberto Cordovani. Direção – Roberto Cordovani. Elenco – Roberto Cordovani, Ruben Gabira e Alan Ferreira. Figurino – Acervo C.I.T Arte Livre. Restauração Figurino – Suely Portela. Visagismo – Anderson Bueno. Cabelos – Fabiano Monreal. Sobrancelhas – Juliana Monreal. Trilha Sonora e Iluminação – Roberto Cordovani. Mixagem – Bruno Portela. Responsável Técnico e Supervisão da Temporada – Victor Nunes. Administração do Projeto – Michelle Gabriel. Assistente – Felippe Limonge. Designer Gráfico e Foto Cartaz – Bruno Portela. Fotografias de Cena e Vídeos – Marisa Pereirinha. Videomaker – Tácio Murillo. Mídias Sociais – Rita Malot. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta.

Temporada – Até 17 de outubro, sábados às 20h e domingos às 19h (sessões presenciais). Ingressos – R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia-entrada) a venda no sympla.com.br (60 ingressos disponíveis por sessão respeitando as normas do Plano SP). Reservas pelo telefone (11) 97768-8263 (as reservas precisam ser retiradas com 45 minutos de antecedência do início do espetáculo). Duração – 80 minutos. Recomendado para maiores de 16 anos.

TEATRO COMMUNE – Rua da Consolação, 1218. Telefone (11) 98867-2218. Bilheteria – Abre uma hora e meia antes da apresentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *