Aragem Ramagem – Exposição fotográfica aborda a fábula de João e Maria

78
0

O Centro Cultural Correios São Paulo recebe, a partir de 30 de maio, a exposição Aragem Ramagem, que se baseia no momento em que os irmãos João e Maria (Irmãos Grimm) são abandonados e ficam perdidos numa floresta, entregues às ramagens e à própria sorte.

Em sua produção, a artista Andréa Brächer investiga instâncias psicológicas do ser humano, com referência nos universos oníricos das fábulas infantis, contos de horror e sonhos.

Com curadoria de Eder Chiodetto, a exposição traz o universo das fábulas e as origens da fotografia que inspiram o olhar da artista e se traduzem em obras de grandes dimensões. As obras expostas contaram também com pesquisas sobre técnicas utilizadas quando a fotografia foi inventada, no século XIX, mesma época em que João e Maria foi escrito.

A série é composta por 21 obras de grandes dimensões (algumas chegam a medir 1m por 1,50m), produzidas na técnica histórica fotográfica do cianótipo, tonalizada com erva-mate e ampliada em papel fotográfico.

Sobre a artista –

Natural de Porto Alegre, Andréa Brächer é artista desde o fim dos anos 90. Suas exposições individuais mais destacadas ocorreram nos museus Margs, Marco e MAB. Tem trabalhos publicados sobre fotografia histórica/alternativa no Brasil e no exterior. Suas obras integram em acervos públicos e coleções privadas. No doutorado, Andréa desenvolveu uma produção voltada para o universo infantil, a partir da leitura de contos de fadas e de horror, assim como da história da fotografia. Atualmente, é docente no Instituto de Artes/UFRGS. Concluiu o PhD em poéticas visuais no PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS em 2009. Também é fundadora e coordenadora do Grupo Lumen – de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos – UFRGS.

Serviço:

Exposição: Aragem Ramagem, de Andréa Brächer
Local: Centro Cultural Correios – São Paulo
Endereço: Praça Pedro Lessa, s/n, Vale do Anhangabaú, Centro, São Paulo/SP
Como chegar: Metrô – Estação São Bento, saída para o Vale do Anhangabaú
Vernissage: 30/5/2023, às 11h (horário de Brasília)
Período: 30/5 a 5/7/2023
Visitação: terça a sábado, das 10h às 17h
Acessibilidade: Rota acessível, elevador e banheiro adaptados
Site: www.correios.com.br/educacao-e-cultura/centros-e-espacos-culturais/centro-cultural-sao-paulo
Valor: gratuito
Faixa etária: livre
Assessoria de Imprensa: Cris Primi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *