A Cia. Fragmento de Dança convida 11 artistas para se juntarem a seu elenco na nova criação ATO, inspirado nas múltiplas vozes que se fazem ouvir em manifestações políticas. O trabalho, que tem direção, concepção e coreografia de Vanessa Macedo, tem apresentações gratuitas na Escadaria do Theatro Municipal dia 11, Kasulo – Espaço de Artes, de 12 a 15 de dezembro; no Parque Augusta, no dia 14; e na Avenida Paulista, no dia 15.
Em uma espécie de orquestra movida por corpos, o espetáculo constrói uma estrutura coreográfica que convoca o movimento em uníssono para fortalecer a imagem de grupo. São muitas vozes juntas criando tensões polifônicas. Os gestos são os disparadores de uma construção que se complexifica na insistência, na repetição, no ritmo e nos corpos que se organizam como se fossem um quadro vivo.
Uma das referências investigadas pela compannhia foi a performance do coletivo feminista chileno “Lastesis”, na qual mullheres com olhos vendados e gestos coreografados gritaram “el violador eres tú” (o estuprador é você) nas ruas do Chile e, depois, em várias partes do mundo.
O elenco traz os bailarinos Camila Águila, Cecília Lessa, Cinthia Tomaz, Dayana Brito, Diego Hazan, Gabriela Ramos, Julya Helen, Leticia Almeida, Maitê Molnar, Marina Dantas, Paco Vasconcelos, Paulo Fernandes, Peter Levi, Prudy Oliveira e Sergio Galdino. E a música ao vivo é executada por Fernando da Mata e Lua Oliveira.
Sobre a Cia. Fragmento de Dança
Sob a direção de Vanessa Macedo, a companhia é um núcleo artístico de pesquisa e produção em dança contemporânea, sediado na cidade de São Paulo, desde 2002. Possui 24 trabalhos artísticos em seu repertório, com os quais foi contemplada pelos principais editais de dança. Tem uma intensa atuação na capital paulista, participando constantemente de festivais nacionais e internacionais, além de inúmeras indicações e prêmios.
Sinopse
Um manifesto escrito por gestos. Uma orquestra movida por corpos. Ainda há tempo para tantos “eus” se implicarem num “nós”? Em ATO, a Cia Fragmento de Dança convida onze artistas para se juntarem ao elenco, construindo uma estrutura coreográfica que convoca o movimento em uníssono para fortalecer a imagem de grupo. São muitas vozes juntas criando tensões polifônicas. Seriam esses espaços a possibilidade de um comum? Ainda que de forma passageira, por alguns momentos, nos encontramos como grupo. O que isso nos diz?
Ficha Técnica
Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo
Assistência de direção: Maitê Molnar
Assistência coreográfica: Diego Hazan e Maitê Molnar
Elenco: Camila Águila, Cecília Lessa, Cinthia Tomaz, Dayana Brito, Diego Hazan, Gabriela Ramos, Julya Helen, Leticia Almeida, Maitê Molnar, Marina Dantas, Paco Vasconcelos, Paulo Fernandes, Peter Levi, Prudy Oliveira e Sergio Galdino.
Música ao vivo e composição de trilha sonora: Fernando da Mata e Lua Oliveira
Preparação corporal: Sérgio Galdino e Vanessa Macedo
Iluminação: Sandro Borelli
Figurinos, adereços, cenografia: Cia Fragmento de Dança
Designer gráfico: Leticia Mantovani
Produção: Luciana Venancio (Movicena Produções)
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
“Este projeto foi contemplado pela 35° Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura”
Serviço
ATO, com Cia Fragmento de Dança
Apresentações:
11 de dezembro, 11h Escadaria do Teatro Municipal
12 a 15 de dezembro, de quinta a sábado, às 20h, no Kasulo – Espaço de Arte (R. Sousa Lima, 300 – Barra Funda)
Dia 14 de dezembro, às 16h, no Parque Augusta (R. Augusta, 200 – Consolação)
Dia 15 de dezembro, às 15h, na Avenida Paulista (em frente a Casa das Rosas)
Ingressos: Gratuitos
Duração: 40 minutos
Classificação: livre
Comente!