AgendaTeatro

Bruce Gomlevsky dirige nova versão A Revolução dos Bichos no CCBB RJ

Compartilhe
Compartilhe

O clássico de George Orwell recebe nova encenação, transformada num solo. Gomlevsky embarca na aventura de se autoimpor um desafio cênico: numa espécie de “Dogma 95” do teatro, depois de uma montagem exuberante d’A Revolução dos Bichos em 2022, com 20 atores num palco repleto de feno e múltiplos efeitos de luz, ele dirige agora nova versão, com um único ator em cena, Gustavo Damasceno, que se vale somente do trabalho corporal e de sua técnica como mímico.

Grande influência no trabalho de Bruce Gomlevsky desde os anos 2000, Dogma 95, movimento do cinema dinamarquês criado em 1995 pelos cineastas Lars Von Trier e Thomas Vinterberg, buscava o resgate de um cinema essencial, livre de artifícios, focado na história, no desempenho dos atores e na autonomia criativa dos diretores. Uma resposta aos blockbusters com grandes orçamentos e excessivos efeitos especiais.

O romance “Animal Farm”, lançado em 1945 pelo escritor, jornalista e ensaísta George Orwell (1903-1950), um clássico contemporâneo, é um dos livros mais lidos do mundo. O texto de Orwell é uma fábula sobre um grupo de animais que se rebela contra o dono da fazenda e a exploração por parte dos humanos.

A obra, uma alegoria sobre o totalitarismo, mais especificamente sobre os rumos tomados pela Revolução Russa de 1917, converge com a pesquisa temática da peça, que se debruça sobre a relação entre as estruturas do poder – nas esferas pessoal e coletiva -, e sobre a questão do totalitarismo no mundo de hoje.

SINOPSE

Os animais, cansados da exploração na fazenda em que vivem, organizam um movimento, expulsam os humanos e acabam por tomar o controle do espaço. Com o sucesso da missão, surge o Animalismo, regime em que todos os animais seriam iguais em direitos. Porém, uma vez implementado o novo sistema, sem a presença de humanos e com a liderança dos Porcos, aos poucos começam a emergir a sede de poder e a tolerância à corrupção.

A MONTAGEM

Nesta nova versão em formato de monólogo, o ator Gustavo Damasceno dá vida ao protagonista e narrador da história, o porco Napoleão, além de se desdobrar nos inúmeros personagens da fazenda que compõem a icônica fábula de Orwell.

A pesquisa cênica se concentra na descoberta de uma expressão corporal e vocal para a composição dos personagens-bicho, aprofundando assim, a pesquisa da Companhia sobre o afastamento do naturalismo interpretativo.

“Antes, 20 atores em cena. Agora, um monólogo. Neste novo espetáculo, há uma busca pelo que há de mais essencial no teatro. Deste modo, toda a teatralidade e potência cênica se revela no corpo-voz do ator, ao mesmo tempo em que abro mão, como encenador, da maquiagem/caracterização, da música pré-gravada, de efeitos de luz complexos e mesmo de um cenário construído, transformando assim a falta de recursos em criatividade e poder de síntese.”, explica do diretor.

Ficha técnica

Dramaturgia: Daniela Pereira de Carvalho
Encenação, Cenário e Figurino: Bruce Gomlevsky
Elenco: Gustavo Damasceno
Iluminação: Elisa Tandeta
Fotos: Michel Langer
Projeto Gráfico: Redson Pereira
Operador de Luz: Bruno Primo
Direção de Produção: Gabriel Garcia
Realização: Banco do Brasil e Cia Teatro Esplendor

Serviço

ESTREIA: 08 de setembro (6ªf), às 19h
ONDE: Teatro III do CCBB RJ – Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 / Centro, RJ Tel: (21) 3808-2020 / e-mail ccbbrio@bb.com.br (mais informações em bb.com.br/cultura)
Ingressos: R$30 e R$15 (meia) na bilheteria do CCBB ou no site: bb.com.br/cultura / Horário: quarta a segunda às 19h – obs: domingo às 18h / CAPACIDADE: 56 lugares / Duração: 80 min / Classificação: 14 anos / Gênero: drama / ACESSIBILIDADE: sim / TEMPORADA: até 01 de outubro

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Um agradecimento ao poeta Torquato Neto na peça “Let’s play that ou Vamos brincar daquilo”

O espetáculo teatral Let’s play that ou Vamos brincar daquilo, que tem...

Peça “A Sala Branca”, de Josep Maria Miró, estreia no Sesc Copacabana

O que aconteceria se você encontrasse casualmente aquela professora da sua infância...

Celebrando Belchior com a Petrobras Sinfônica no Rio

A Sala Cecília Meireles apresenta sexta-feira, dia 13 de setembro, às 19...

Niterói inaugura primeiro cinema exclusivo para documentários no Brasil

Que notícia! No próximo dia 14 de setembro, a cidade de Niterói,...

Espetáculo 3×4 traz circo contemporâneo ao Centro Cultural Olido

As experiências de jovens comuns da periferia e suas relações com os outros,...

Eric Clapton chega ao Brasil com sua turnê dos 60 anos de carreira

Considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Eric Clapton está comemorando...

Musical inspirado em enredo de Rosa Magalhães recebe mais de 800 inscrições para audição

Sonho Encantado de Cordel, O Musical” é livremente inspirado em enredo histórico...