AgendaTeatro

Bumba-Meu-Boi em novo espetáculo, exposição e videocast 

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/06/da-cor-de-cobre-Foto-Ayrton-Vignola-CC-FIESP-23-1-1600x1067.jpg" rel="nofollow"> &title=Bumba-Meu-Boi%20em%20novo%20espet%C3%A1culo%2C%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20e%20videocast%C2%A0" rel="nofollow"> &name=Bumba-Meu-Boi%20em%20novo%20espet%C3%A1culo%2C%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20e%20videocast%C2%A0" rel="nofollow">

CClarin Cia. de Danç anuncia novas ações do projeto “Terras de Águas e Cazumbas”, que faz uma homenagem profunda e sensível ao Bumba-Meu-Boi. 

Nos dias 11 e 12 de junho de 2025 (quarta e quinta-feira), às 20h, com entrada gratuita, a Clarin Cia. de Dança estreia o espetáculo “Terras de Águas e Cazumbas” no Centro Cultural São Paulo, ao lado da Estação Vergueiro do Metrô, em São Paulo (SP).  

Em “Terras de Águas e Cazumbas”, a Cia apresenta um olhar sensível sobre a morte simbólica do boi nos ciclos do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense, inspirando-se nos gestos e narrativas de grupos dos municípios de Viana, Matinha e Monção. Com corpo presente e memória viva, o espetáculo reinventa tradições em movimento, celebrando a resistência e a força de comunidades que mantêm acesa a chama dessa manifestação cultural, muitas vezes à margem dos grandes centros urbanos.

Nas mesmas datas e local da estreia de “Terras de Águas e Cazumbas”, a Clarin promove a primeira etapa da exposição itinerante “Da Cor de Cobre”, inspirada no premiado espetáculo “DA COR DE COBRE”. Figurinos, adereços e elementos cênicos compõem um percurso visual e sensorial que revela os bastidores de uma criação artística profundamente conectada com a ancestralidade afroindígena e o universo encantado do Bumba-Meu-Boi — manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.

A exposição revela ao público o processo criativo da companhia e as camadas de pesquisa e memória presentes na obra, além de expor o figurino que foi indicado ao Prêmio APCA de Melhor Figurino (2022) e ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2023).

E no dia 09 de junho, estreia a nova temporada do videocast “Um Dedo de Prosa”, que será exibida no Youtube, valorizando os saberes e memórias dos fazedores do Bumba-Meu-Boi do Maranhão. Inspirado na obra “Memória de Velhos – Depoimentos: Uma contribuição à memória oral da cultura popular” (1997), de Maria Michol Pinho de Carvalho, o projeto parte do legado dos mestres registrados nos anos 1980 para criar um novo acervo audiovisual com os protagonistas da cultura popular nos dias de hoje.

Gravada em cidades do interior maranhense, onde o Bumba-Meu-Boi segue vivo e pulsante, os episódios trazem escutas sensíveis e trocas afetivas com mestres e mestras da tradição, ecoando vozes que resistem, reinventam e fortalecem a cultura popular com sabedoria e força ancestral. 

Informações: Instagram: @clarinciadedanca, Facebook: Clarin Cia de Dança,  clarinciadedanca.wixsite.com

SERVIÇO: Projeto “Terras de Águas e Cazumbas” — Clarin Cia. de Dança
Todas as atividades são gratuitas. Classificação: Livre

Espetáculo “Terras de Águas e Cazumbas”

Sinopse: Na terra onde o rio se confunde com o chão e os tambores anunciam fins e recomeços, Terras de Águas e Cazumbas nasce como rito e dança. A Clarin Cia. de Dança apresenta um olhar sensível sobre a morte do boi nos ciclos do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense, inspirando-se nos gestos e narrativas de grupos dos municípios de Viana, Matinha e Monção. É uma homenagem ao legado ancestral transmitido por gerações — onde dança, fé e espiritualidade caminham lado a lado. Duração: 60 minutos.

11 e 12 de junho de 2025 (quarta e quinta-feira) – 20h – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – Capacidade: 320 lugares. Acessibilidade: Sim. Estacionamento: Não. 

Próximas datas: 04 e 05 de julho de 2025 (sexta e sábado) – 19h – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo – Galeria Formosa – Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Praça Ramos de Azevedo – Centro, São Paulo – SP

09 e 10 de julho (quarta e quinta-feira) – 19h – Centro Cultural Olido – Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo – SP

17, 18, 19 de julho (quinta a sábado) –  21h, 20 de julho (domingo) – 19h – Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Exposição “Da Cor de Cobre” 

11 e 12 de junho de 2025 – 19h30 às 21h30 – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP 

Próximas datas: 02 a 12 de julho de 2025 – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo – Galeria Formosa – Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Praça Ramos de Azevedo, Centro, São Paulo – SP

16 a 20 de julho de 2025 – Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaModaTeatro

“Terras de Águas e Cazumbas”

A Clarin Cia. de Dança, sob direção do maranhense Kelson Barros, está...

AgendaArtes Visuais

Oficina de modelo vivo botânico com Panmela Castro no Parque da Catacumba

No dia 12 de julho, às 13h, será realizada uma oficina de...

AgendaTeatro

Hereditária no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

“Hereditária” encerra a temporada no circuito de teatros e arenas do município com...

AgendaArtes Visuais

Conversa e visita mediada na exposição “Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil”

Como parte da exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no...

AgendaFestivais

14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+

Em seu 14º ano no Rio de Janeiro, O Festival Internacional de...

AgendaTeatro

“Cachorro” estreia na Sede da Cia. dos Atores

Inspirado no universo de Nelson Rodrigues, o espetáculo “Cachorro!”, de Jô Bilac,...

AgendaClássicosMúsica

Um concerto “francês” no Rio de Janeiro

A Sala Cecilia Meireles apresenta na sexta-feira, dia 4 de julho, às...

AgendaTeatro

Solo para Sarah Bernhardt em temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade

No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah...

Foto por Ju Bravo
AgendaShows

Otis Selimane apresenta “Músicas de Mbira e Outros Contos Bantu” no Sesc Belenzinho

Apresentação marca lançamento de single com Mateus Aleluia e antecipa disco de...