Centro Cultural Fiesp apresenta o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança

15
0

No dia 9 de junho, domingo, o projeto SESI Música – Série Popular recebe o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, diretamente da Zona da Mata Norte pernambucana, para três apresentações gratuitas, às 11h, 14h e 17h. O Centro Cultural Fiesp fica na Avenida Paulista, 1313, e o público ainda pode aproveitar para visitar exposição Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais, que encerra temporada no espaço nesse mesmo dia.

Em 1966, no Sítio Chã de Camará, moradores junto com o Mestre Batista reuniam-se para fazer brincadeiras: sambadas, cavalo marinho, forró de rabeca e rodas de ciranda etc. Desses encontros foi formado o Maracatu Estrela de Ouro com o objetivo de demonstrar e valorizar as práticas e tradições culturais. Com mais de 50 anos de existência, o Maracatu Estrela de Ouro – que mantém sua sede no Sítio Chã de Camará, na Zona da Mata Norte, em Aliança, PE – deixa o público encantado com suas lindas manobras, coreografias e evoluções em todas as cidades por onde passa.

O maracatu é composto por: Mateus, Burra, Caçador e Catirina, Mestre e Contra-Mestre, Terno, Símbolo do Maracatu, Cordões de Caboclos de Lança, Cordões de Baianas, Rei e Rainha, Príncipe e Princesa, os componentes da corte (Pálio, Valetes e Lampiões), Arreiamar e Porta Estandarte. Os componentes se apresentam com indumentárias de fino acabamento e de acordo com a ala ou com os cordões.

O Maracatu Estrela de Ouro de Aliança foi reconhecido como Ponto de Cultura, em 2004, pelo programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Em 2009, recebeu do mesmo Ministério a Ordem do Mérito Cultural, considerada o prêmio máximo da cultura brasileira. Em dezembro de 2011, o Maracatu Estrela de Ouro foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco.

FICHA TÉCNICA – José Luiz da Silva: Caboclo de Lança. Fábio Luiz da Silva: Caboclo de Lança. Weleis Luiz da Silva: Caboclo de Lança. Luíz Felipe de Sousa: Caboclo de Lança. Guilherme Henrique de S. da Silva: Arreiamá. Josinaldo Franco de Oliveira: Rei. Carla Roberta Pereira: Rainha. Valmir Severino João: Catirina. José Lourenço da Silva: Presidente. Afonso Oliveira: Produção.

A exposição Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais – com curadoria de Afonso Oliveira – é ambientada em um cenário que remete ao território da Zona Canavieira Pernambucana. Reúne documentos, vídeos, fotografias, objetos, textos, indumentárias e peças de artesanato, além de audiovisuais. São objetos e obras que vão além dos maracatus, e adentram no universo do trabalho, da religião e das influências que o Maracatu Rural exerceu sobre artistas contemporâneos. Entre os documentos estão troféus, CDs, livros, ferramentas da agricultura, instrumentos e a medalha da Ordem do Mérito Cultural (concedida pelo Ministério da Cultura). Na indumentária, são 11 manequins com figurinos típicos. Destaque também para uma Mesa de Jurema Sagrada, ritual religioso de origem indígena e cultuado por aqueles que fazem o Maracatu Rural, e para o Totem, onde o visitante pode interagir com a história e a estética dessa cultura.

Apresentação: Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
Projeto:SESI Música – Série Popular
Data: 09 de junho de 2024 – Domingo
Horários: 11h, 14h e 17h
Gratuito. Não é necessário reservar ingresso.

Exposição: Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais
Temporada: Até 9 de junho/2024 – Terça a domingo, das 10h às 20h
Visitação gratuita. Classificação: Livre.

Centro Cultural Fiesp 
Avenida Paulista, 1313 – São Paulo/SP.
centrocultural.fiesp.com.br | @centroculturalfiesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *