A partir do dia 1º de março de 2025, estarão abertas as inscrições para a Oficina de Xilogravura, que acontece no Centro Cultural SESI Ribeirão Preto, nos dias 7 e 8 de março, sexta, às 16h30, e sábado, às 16h. Os interessados devem fazer reserva, gratuitamente, pelo Meu Sesi, no portal sesisp.org.br. Esta atividade integra a programação da exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura, em cartaz no local até 9 de março, com visitação gratuita.
A oficina será ministrada pelo artista Pablo Borges, filho de J. Borges, falecido em 2024 aos 88 anos, do qual Pablo também foi aprendiz. Baseada na literatura de cordel, a arte da xilogravura retrata a cultura, as tradições e o cotidiano nordestino. A oficina tem como foco principal a teoria inicial de como se fazer uma xilogravura, partindo do desenho e, depois, com a utilização de ferramentas como goiva, formão, faca, lixa, tinta, rolo de impressão etc. Para concluir, é feita a impressão em papel A3. Ao final da oficina, os participantes terão sua própria matriz e sua xilogravura impressa. Pablo Borges – herdeiro do mestre J. Borges – honra o legado de desenho e dá continuidade à arte da xilogravura de seu pai e mentor. Já ministrou diversas oficinas de xilogravuras no Brasil e em países como China, França e Argentina.
A exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura – O imaginário popular do Nordeste está presente em símbolos e figuras talhadas por J. Borges (1935-2024). A exposição traz uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo oito delas, até então, inéditas (com suas respectivas matrizes), junto a outras 28 obras importantes da carreira do artista. Os temas retratados simbolizam a trajetória de vida do artista, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o “melhor gravador popular do Brasil”. J. Borges foi Patrimônio Vivo de Pernambuco, título que lhe foi concedido pelo Estado. Borges expôs na França, Alemanha, Suíça, Itália, EUA, Venezuela e Cuba, deu aulas na França e nos EUA, ilustrou livros em vários países e foi destaque no The New York Times. Borges desenhava direto na madeira, equilibrando cheios e vazios com maestria, sem a produção de esboços, estudos ou rascunhos. O título era o mote para criar o desenho, onde as narrativas próprias do cordel tinham espaço na expressiva imagem da gravura. No processo, o fundo da matriz, talhado ao redor da figura, recebe aplicação de tinta, tendo como resultado um fundo branco e a imagem impressa em cores. As xilogravuras não apresentam uma preocupação rigorosa com perspectiva ou proporção.
Oficina de Xilogravura | Ministrante: Pablo Borges
Quando: 7 e 8 de março de 2025 – Sexta, às 19h30, e sábado, às 16h.
Inscrições gratuitas: Reservas – clique aqui – A partir de 1º de março
Duração: 180 min. Indicação: maiores de 14 anos. Local:Espaço LER.
Exposição: J. Borges – O Mestre da Xilogravura – Até dia 9/3/2025
Horários: Quarta à sábado, das 11h às 20h, e domingo, das 13h às 19h.
Entrada gratuita. Livre. Acessibilidade: obras com audiodescrição.
Agendamentos de grupos e escolas: jade.coelho@sesisp.org.br.
Centro Cultural SESI Ribeirão Preto
Centro de Atividades José Villela de Andrade Júnior
Rua João Ignachiti, S/N – Jd. Castelo Branco. Ribeirão Preto/SP
Tel.: (16) 3603-7300 | Site: ribeiraopreto.sesisp.org.br
Comente!