em , ,

Cine Educação terá edição online gratuita na internet

Entre 23 e 28 de outubro, festival do Sinpro-Rio traz seleção de produções nacionais e estrangeiras sobre democracia, antirracismo, diversidade e outros temas, sempre seguidas de debates online.

Pela primeira vez totalmente online, em virtude da pandemia do covid-19, o festival de cinema do Sinpro-Rio traz a cada dia filmes com temas essenciais para o desenvolvimento da nossa sociedade, sempre conectados à educação.

Os filmes estarão disponíveis para exibição ao longo do dia e, à noite, sempre às 19h30, um bate-papo sobre o tema em destaque traz convidados especiais.

Destaques da programação

O cineasta Silvio Tendler estará na live de abertura, no dia 23/10, com o tema Educação e Democracia. No dia 24/10, a live Educação e Antirracismo recebe Clarissa Lima, autora do livro Cor de pele: valorizando as diferenças para as oportunidades serem iguais.

Já no dia 25/10, durante o Eixo Educação, Arte e Esporte, será exibido um curta produzido por jovens da Favela do Muquiço, durante uma oficina do Cine Educação, realizada em parceria com o Instituto Bola Pra Frente e a FARE/FootBall People 2020, organização internacional que combate o racismo no esporte.

Entre os destaques do III Cine Educação estão o cubano Por la vida, sobre as brigadas médicas do país caribenho, e os brasileiros Histórias de Yayá (Episódio 1: A Concha), que aborda a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira; e Soccer Boys, que traz a história da criação do primeiro time de futebol gay do Rio de Janeiro.

No encerramento do festival, Dia do Servidor Público (28/10), será exibido o filme Resgates, que documenta o emocionante trabalho de reconstrução do Museu Nacional, destruído por um grande incêndio em 2018. Essa é uma forma do Cine Educação 2020 homenagear os profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que celebra seu centenário.

Ao todo, serão 15 filmes disponíveis de graça no canal do Cine Educação no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7cYynb1Dwe2ahUT5iwJRxQ

Participe com sua opinião!