AgendaMúsica

Coisa da Antiga celebra samba e era do rádio com show gratuito

Compartilhe
Compartilhe

O grupo Coisa da Antiga faz um show em homenagem a Henricão, um dos grandes nomes do samba paulista e da Época de Ouro do Rádio. O projeto intitulado “Só Vendo, que Beleza!” busca resgatar e difundir o legado musical deste compositor e cantor, cujo balanço rural encantou o Brasil nas décadas de 30, 40 e 50 e foi responsável por clássicos como “Está Chegando a Hora” e “Só Vendo que Beleza (Marambaia)”. Eles se apresentam no Centro Cultural Vila Itororó no dia 21/09, às 19h com entradas gratuitas. 

No mesmo dia, uma hora antes do show, acontecerá uma roda de conversa sobre a obra do artista com Anita Galvão Bueno, idealizadora do projeto; Rodrigo Carneiro, violonista e diretor musical e Koka Pereira, percussionista do grupo.

“É uma vida e obra impressionante que este show e conversa não apenas celebra, como oferece ao público a oportunidade de redescobrir um importante capítulo da história musical brasileira”, conta Anita Galvão Bueno. No show, completam o grupo os músicos Emerson Bernardes (Cavaquinho), Maik Oliveira (Bandolim) e Porkinho Trindade (Surdo). 

O Grupo Coisa da Antiga surgiu em 2010 com o objetivo de resgatar o cancioneiro da Época de Ouro do Rádio, que durou de 1929 a 1945. O show “Só Vendo que Beleza!” é fruto de duas extensas pesquisas: uma focada no samba da Época de Ouro do Rádio e outra no samba paulista. Henricão foi um pioneiro que levou o samba paulista para os grandes palcos e rádios em sua época. O projeto pretende revelar o vasto e inexplorado tesouro musical deste artista, cuja influência tocou grandes nomes como Carmen Costa, Elza Soares, Elizeth Cardoso, Nelson Cavaquinho, Elis Regina, Maria Bethânia, Jorge Veiga, entre outros.

Além de compositor e cantor, Henricão era um típico brasileiro pronto pro que der e vier. Ele foi goleiro, motorista, lavador de carro e ator premiado com diversos filmes ao lado de Mazzaropi. Henricão compôs o primeiro samba da escola Vai-Vai e suas músicas foram gravadas por nomes como Carmem Costa, Elza Soares e Elis Regina. Após anos no esquecimento, voltou à cena com o programa MPB Especial em 1973 e lançou seu primeiro LP solo em 1980. Foi eleito o primeiro Rei Momo negro de São Paulo em 1981 e faleceu em 1984, aos 73 anos.

A proposta do Coisa da Antiga é buscar a sonoridade dos regionais que acompanhavam os cantores na Época de Ouro do Rádio, retomando o espírito de criação coletiva em que se trabalhava. A versatilidade dos regionais se dá pelo trabalho em equipe, cada um contribui com sua musicalidade nos arranjos, respeitando a linguagem. 

O evento é uma realização da PiÔ – produção e projetos, uma produtora cultural com dez anos de experiência, especializada em projetos que promovem a cultura popular brasileira e que acredita na produção cultural independente e colaborativa como modo para democratizar o acesso de artistas a editais e políticas públicas. O Centro Cultural Vila Itororó fica localizado na Rua Maestro Cardim, 60, no Bela Vista.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaNotíciasShows

The Cult anuncia três shows no Brasil em 2025

A banda inglesa The Cult anunciou que fará três shows no Brasil...

MúsicaNotíciasShows

Bruno Mars lança vídeo se despedindo do Brasil

Bruno Mars publicou em sua conta no Instagram um vídeo com um...

AgendaShows

Luana Bayô lança disco Abebé e faz show no Sesc Pompeia

A cantora e compositora paulistana Luana Bayô lança seu terceiro disco, Abebé,...

AgendaLiteraturaQuadrinhos

Evento na Gibiteca de Curitiba celebra impacto de “O Mágico de Oz”

O projeto NA-NU na Gibiteca de Curitiba chega a sua terceira edição...

AgendaFilmes

Expresso: filme que aborda os desafios de jovens que passaram pela Fundação CASA será exibido em Nova Iorque

Daniela Machado, diretora que ficou sete meses internada na extinta FEBEM/SP, atual...

AgendaTeatro

“A luta”, com Amaury Lorenzo, volta ao Rio de Janeiro para única apresentação

Há dois anos em turnê de sucesso pelo país, “A luta”, com...