Com entrada gratuita, CCBB Brasília exibe a 10ª edição do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo 

29
0

No cinema do CCBB Brasília, a 10º Panorama de Cinema Suíço – que acontece paralelamente em São Paulo, exibe três filmes que refletem a diversidade linguística e cultural da Suíça, abordando temas relevantes para o mundo contemporâneo. De 7 a 9 de junho, com entrada gratuita.

Na programação, dois longas inéditos no circuito comercial: Eu sou pretas”, de Rachel M’bom e Juliana Fanjul, vencedor do prêmio Artopria/2023, do Festival Internacional de Cinema sobre os Direitos Humanos, em Genebra, e o de Melhor filme meia-metragem no Swiss Film Award/2023, e “O amor do mundo“, de Jenna Hasse, inspirado no romance de Charles Ferdinand Ramuz, importante nome da literatura suíça. O filme recebeu menção especial na mostra Generation KPlus no  Berlinale/ 2023 e ganhou o  prêmio de Melhor Filme de Ficção da cidade de Zurique/2023.

O público também assiste “Home” (2008), com direção de Ursula Meier, homenageada deste ano do evento.  Com Isabelle Huppert no elenco, o filme exibido na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes de 2008 e indicado em 3 categorias no Césars (Melhor Primeiro Filme, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro) e Prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Ator no Swiss Film Prize 2029. 

O Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, destaca “o sucesso do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, que comemora em 2024, sua 10ª edição e 15 anos de existência, é fruto das sólidas parcerias entre a Suíça e o Brasil. Este ano, também contamos com o CCBB Brasília, que apresenta uma programação especial do 10º Panorama na capital federal. Graças ao CCBB, tivemos a oportunidade em edições passadas de levar esta mostra a outras capitais brasileiras”. 

A equipe de curadoria do Panorama é composta por representantes do Sesc São Paulo, dos Consulados Gerais da Suíça em São Paulo e no Rio de Janeiro, e conta com o apoio da Embaixada da Suíça no Brasil.  

Serviço

10º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo Brasília 

De 07 a 09 de junho de 2024 

Local: Cinema do CCBB Brasília 

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF 

Informações: (61) 3108 7600 

Capacidade do cinema: 70 lugares 

Ingressos gratuitos com emissão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura, às 12h do dia anterior à sessão

Classificação indicativa: conforme a programação 

Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões 

Veja as sinopses dos filmes do 10º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo que estão na programação do CCBB – Brasília:

EU SOU PRETAS – JE SUIS NOIRES

Dir.: Rachel M’Bon, Juliana Fanjul | Suíça | 2022 | 52 min | Documentário | 16 anos

Na Suíça, uma terra de consenso e neutralidade, mulheres levantam suas vozes na luta pelo reconhecimento do racismo estrutural, desconstruindo estereótipos e reivindicando a sua dupla identidade suíça e negra. Neste contexto, Rachel Barbezat M’Bon, uma jornalista suíço-congolesa, inicia a sua própria busca pela identidade. Em seu caminho para a emancipação, ela questiona o seu passado, o seu presente e ergue um espelho para o seu país e seus pares.

O AMOR DO MUNDO – L’AMOUR DU MONDE

Dir.: Jenna Hasse | Suíça | 2023 | 76 min | Ficção | 14 anos

Às margens do Lago Genebra, Margaux, de 14 anos, conhece Juliette, uma criança de sete anos que está sob seus cuidados, e Joël, um pescador que voltou recentemente da Indonésia. Unidos na recusa silenciosa de enfrentar a vida, os três ficam divididos entre a atração, a decepção e a saudade de lugares distantes.

HOME
Dir.: Ursula Meier | Suíça França Bélgica | 2008 | 98 min | Ficção| 16 anos

Em meio à uma área rural tranquila e deserta, estende-se a perder de vista uma rodovia inativa, abandonada desde sua construção. À beira do asfalto, há uma casa isolada onde vive uma família. As obras estão prestes a recomeçar e foi anunciado que a rodovia será aberta ao tráfego em breve…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *