AgendaTeatro

Enoch Arden realiza oficinas e apresentação em São José dos Campos

Com direção de Marcio Aurelio, atuação de Paulo Marcello e participação de Fernando Esteves ao piano, o espetáculo é um melodrama escrito em 1897 para o poema narrativo do famoso poeta inglês Sir Alfred Tennyson

Compartilhe
Compartilhe

A história de um homem que abre mão da própria felicidade em favor de sua esposa e filhos é contada em Enoch Arden, que a Companhia Razões Inversas estreou em 2021, ainda durante a pandemia, em comemoração a seus 30 anos de trajetória. 

E, agora, o trabalho ganha uma temporada de circulação pelo interior e litoral de São Paulo. A próxima apresentação é em São José dos Campos, dia 07 de março, sexta-feira, às 20h, no Teatro Sergio Mamberti.

Com direção de Marcio Aurelio, texto de Alfred Tennyson e música de Richard Strauss, Enoch Arden (Op, 38, TrV. 181, de Richard Strauss) é um melodrama para narrador e piano escrito  em 1897 para o poema narrativo do famoso poeta inglês, Sir Alfred Tennyson.  A montagem da Cia Razões Inversas é interpretada pelo ator Paulo Marcello e pelo pianista Fernando Esteves

Para esta encenação foi realizada uma nova tradução da obra, mantendo o texto integral, uma vez que todas as traduções e apresentações anteriores feitas no Brasil foram feitas  a partir de uma versão bastante reduzida da obra. 

Pode-se considerar a figura de Enoch Arden como um anti-Ulisses. Ao retornar para  sua casa após dez anos desaparecido, Enoch encontra sua mulher num novo  casamento, com seus filhos sob os cuidados de seu antigo amigo e rival amoroso da  juventude. Ao contrário de Ulisses, que aniquila os pretendentes de sua esposa, Enoch  esconde sua identidade e decide jamais revelá-la enquanto estiver vivo para não  comprometer a felicidade dos filhos e de sua, agora, ex-mulher. 

Trata-se assim de uma história de amor incondicional, na qual o homem abre mão de  sua própria felicidade em favor da felicidade de sua esposa e de seus filhos, um  comportamento contrário ao que se pode observar da maioria dos homens e  infelizmente raro na atualidade, em especial na triste realidade que nosso país enfrenta em relação à violência de gênero. 

A composição musical de Richard Strauss, que à sua época impulsionou ainda mais sua  fama e carreira, foi descrita como música incidental. Consiste principalmente em breves  interlúdios indicativos de mudanças de tempo e ambiente, bem como momentos de  pontuação e comentários. Cada uma das duas partes é introduzida por um prelúdio e  conclui com um poslúdio.

Strauss usa leitmotifs para identificar cada um dos  personagens: Enoch Arden (uma sequência de acordes em Mi bemol), Annie Lee (uma  figura crescente em Sol), Philip Ray (uma melodia em Mi), o mar (Sol menor). Ele não  as desenvolve em melodias, mas as usa estaticamente. Existem longas passagens  onde o piano fica em silêncio enquanto permanece apenas a narrativa.

Sinopse 

O herói do poema, o pescador que virou marinheiro mercante Enoch Arden, deixa sua  esposa Annie e três filhos para ir ao mar com seu antigo capitão, que lhe oferece  trabalho depois que ele perdeu o emprego devido a um acidente; refletindo a visão  masculina do herói sobre o trabalho e as dificuldades pessoais para sustentar sua  família, Enoch Arden deixa sua família acreditando assim servi-los melhor como marido  e pai. 

No entanto, durante sua viagem, Enoch Arden naufraga em uma ilha deserta com  dois companheiros; ambos eventualmente morrem, deixando Arden sozinho lá. Esta  parte da história é uma reminiscência de Robinson Crusoé. Enoch Arden permanece  perdido e desaparecido por mais de dez anos.

Ele descobre ao retornar do mar que,  após sua longa ausência, sua esposa, que o acreditava morto, está casada novamente,  um casamento feliz com outro homem, seu amigo de infância Philip (Annie conhece os  dois homens desde a infância, daí a rivalidade), e tem um filho com ele. A vida de  Enoch permanece vazia, com um de seus filhos agora morto, e sua esposa e os filhos  restantes sendo cuidados por seu antigo rival. 

Ficha Técnica

Texto: Alfred Tennynson 

Tradução: Paulo Marcello 

Música: Richard Strauss 

Encenação: Marcio Aurelio 

Ator/narrador: Paulo Marcello 

Piano: Fernando Esteves 

Projetos de luz, cenário e figurinos: Marcio Aurelio 

Preparação corporal: Luciana Hoppe 

Operação de luz e vídeo: André Luiz Lemes 

Fotografia: Thiago Mucha 

Programação visual: Paulo Marcello 

Divulgação: Pombo Correio 

Produção: Cristiane Klein – Dionísio Produção 

Direção de produção: Paulo Marcello 

Serviço

Enoch Arden, com a Cia. Razões Inversas

07 de março 20h (sexta-feira)

R$40,00 (Inteiro)

R$20,00 (Meia)

Teatro Sergio Mamberti – R. Doutor Aleixo Mascarenhas, 75, Centro, São José dos Campos / SP

Telefone: (12)99670-2705

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Ingressos: 

https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-enoch-arden-em-sao-jose-dos-campos/2847556?share_id=copiarlink

Oficinas

Local: Teatro Sergio Mamberti- R. Doutor Aleixo Mascarenhas, 75, Centro, São José dos Campos/ SP

Quando: Dia 06 e 07 de março às 14h e 17h (quinta e sexta-feira)

Link para inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPfpXcP2MnGy2eN_zkrI3ERAVuDvk5wn6_Srn6TVuERlXqyw/viewform?usp=header

Compartilhe
Por
Pombo Correio -

A Pombo Correio Assessoria de Comunicação foi fundada em 2013 pela jornalista e atriz Heloisa Cintra Castilho (formada em Comunicação Social pela PUC-SP, com pós Graduação em Mídias Digitais pela FGV e Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena) e pelo publicitário Douglas Picchetti (formado pelo Mackenzie). O braço cultural da empresa já atendeu mais 600 espetáculos de teatro, dança e música, exposições em artes visuais. Atuamos também em trabalhos em audiovisual, literatura e projetos educacionais. A empresa faz assessoria de imprensa, mídias sociais, redação de textos, gerenciamento de crise e media training. Com foco em uma comunicação ampla e cuidadosa, olhamos para cada projeto como único, respeitando suas especificidades e trabalhando para que ele seja comunicado da forma mais adequada e eficiente possível.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaMúsicaShows

Garbage chega em março ao Rio para show com L7

Neste mês de março de 2025, o Rio de Janeiro recebe a...

AgendaTeatro

Pérfida Iguana questiona os limites entre dança e trabalho em Reconhecer e Perseguir

O coletivo Pérfida Iguana, que pesquisa dança desde 2014, apresenta o espetáculo...

AgendaTeatro

Adaptação do romance homônimo de Pagu, Parque Industrial faz apresentações no Teatro Arthur Azevedo

Dirigido e adaptado por Gilka Verana, a peça revela como temas abordados...

AgendaTeatro

Meu Corpo em Terra Corre Para o Mar Como Tartaruga Marinha no Sesc Bom Retiro

Com atuação de Beatriz Belintani e direção de Fabiana Monsalú, o espetáculo...

AgendaInfantilTeatro

“Disney Princesa, o espetáculo” chega ao Rio de Janeiro

Mais de 20 produções clássicas da Disney são relembradas através de canções...

AgendaTeatro

Caso real de agricultora pernambucana inspira espetáculo teatral

Após mais 30 anos de existência e mais de 18 projetos, investigados...

AgendaTeatro

Verme reestreia na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho

A Cia. Los Puercos reestreia o espetáculo Verme na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho (sede da Cia....