É uma oportunidade e tanto – dessas que não se deve deixar passar – para o público carioca poder assistir à produção dramatúrgica de regiões fora do eixo Rio-São Paulo. A chance de conhecer espetáculos de outras localidades, mais distantes da cultura sudestina – ela mesma distante e apartada de tanta coisa boa em outros pontos do país – deveria aparecer com mais frequência.
Falo do espetáculo Ensaio sobre a memória e sobre a ocupação da Pequena Companhia de Teatro, no CCBB, que traz, além desse, outras três peças, debates, oficinas e uma exposição no corredor do Teatro III, com cartazes e objetos cênicos usados em espetáculos da Companhia. Ensaio sobre a memória, com dramaturgia original e direção de Marcelo Flecha, é livremente inspirada no conto “A outra morte”, de Jorge Luis Borges. No elenco, Cláudio Marconcine, Tássia Dhur, Lauande Aires e Kátia Lopes estão às voltas com uma espécie de investigação sobre a memória, mais especificamente em relação a uma vítima da ditadura militar argentina, que teria sido torturada e, nesse processo, supostamente entregado nomes de companheiros considerados subversivos e perseguidos pelo regime autoritário do país, ou, quem sabe?, teria sido morta, em outras circunstâncias.
O jogo sem fim sobre fatos e versões, o diálogo mental do escritor com aquilo que poderia ser a lembrança que tem da narrativa, construída ou reconstruída, inventada ou revelada, acena para uma única certeza: aquilo que se conta não é o retrato ipsis literis de uma realidade incontestável, e carrega, muito possivelmente, junções de elementos e projeções daquele que conta, a si ou aos outros. Na proposta do espetáculo, há também outra problematização crucial: e a memória da violência de Estado de um país, o que fazemos com ela? Qual seria a sua função na constituição de um povo?

O espetáculo da companhia maranhense é bastante interessante, mas os diálogos são muito velozes, o que dificulta, em alguns momentos, acompanhar e assimilar a densidade do que é apresentado no texto. Talvez pudéssemos aproveitar mais se houvesse mais vagar nas interações entre os personagens, com valorização das pausas. Em se tratando de uma temática tão instigante, o espetáculo ganharia mais com maiores silêncios que reverberassem em nós, desde a plateia, as ideias trabalhadas nos diálogos e na dramaturgia como um todo.
FICHA TÉCNICA
Título: ENSAIO SOBRE A MEMÓRIA
Inspirado em: A outra morte, de Jorge Luis Borges
Elenco: Cláudio Marconcine, Tássia Dhur, Lauande Aires e Kátia Lopes
Dramaturgia e encenação: Marcelo Flecha
Iluminação, cenografia e figurinos: Marcelo Flecha
Trilha sonora: Lauande Aires
Produção: Katia Lopes
Produção Executiva: Ártemis Amarantha e Virginia Bravo
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida e Fernanda Lacombe
Fotos: Ayrton Valle
Realização: Pequena Companhia de Teatro
SERVIÇO: OCUPAÇÃO PEQUENA COMPANHIA DE TEATRO – MA
Espetáculos: de 24 de abril a 9 de junho de 2025
Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro III
“Velhos caem do céu como canivetes”: de 24 de abril a 5 de maio
“Pai & Filho”: de 8 a 19 de maio
“Ensaio sobre a memória”: de 22 de maio a 2 de junho
“Desassossego”: de 5 a 9 de junho
Dias e horários: quinta a sábado, às 19h, domingo, às 18h, e segunda-feira, às 19h.
Debates: 03, 17 e 31/05 e 07/06, após as apresentações
Sessões Inclusivas (intérprete de libras): 27/04, 11 e 25/05 e 8/06, domingo às 18h
Ingressos: gratuitos
Retirada de ingressos: Na bilheteria do CCBB RJ e pelo bb.com.br/cultura
Local: Teatro III – Centro Cultural Banco do Brasil RJ
Oficina Artesanias Iluminocenográficas: Desenvolvendo tecnologia a partir da
obsolescência
Dias e horários: 30 de abril, 14 e 28 de maio, quartas, das 17h às 20h
Público: iluminadores, cenógrafos, alunos de teatro, artistas de teatro, encenadores e
pesquisadores com interesse em dramaturgia da luz a partir de iluminações não
convencionais.
Local: Teatro III
Classificação indicativa: 18 anos
Vagas: 30 vagas
Inscrições gratuítas: Para se inscrever, basta preencher formulário no link
https://forms.gle/GLoV7o87q37h3nbA9 e na Bio da @pequenacompanhiadeteatro
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras.
Mais informações: bb.com.br/cultura
Redes Sociais:
x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura
Assessoria de imprensa CCBB RJ
Giselle Sampaio – 21 3808-0142 – gisellesampaio@bb.com.br