AgendaTeatro

Espetáculo “Acrobatas Saltitantes” estreia em sete cidades de São Paulo

Compartilhe
Compartilhe

A partir do dia 14 de janeiro de 2024, acontece uma temporada de circulação do espetáculo “Acrobatas Saltitantes”, pelo projeto “Katita e Juarez, do concreto ao mar”. 

No dia 14 de janeiro (domingo), na Comunidade Vila da Mata, em Bertioga, acontece uma Oficina de musicalização infantil, às 10h, e apresentação do espetáculo às 15h. Em 16 de janeiro (terça-feira), no Núcleo Resistência – Associação Moradores do Parque América, em Rio Grande da Serra, acontece uma   Oficina de circo, às 10h, e apresentação do espetáculo às 16h.

No sábado, dia 20 de janeiro, no Parque da Juventude, em São Bernardo do Campo, acontece uma Oficina de circo, às 10h, e apresentação do espetáculo às 16h. E no domingo, dia 21 de janeiro, acontece uma Oficina de musicalização infantil às 10h, e apresentação do espetáculo às 15h, no Parque Oriental – Milton Marinho De Moraes, em Ribeirão Pires.

Acrobatas Saltitantes” é um espetáculo infantil alegre e muito divertido, que conduz as crianças ao mundo imaginário e virtuoso do circo, inspirando-as a fugir daquilo que aprisiona, daquilo que não nos faz felizes e que nos impede de sonhar.

Na montagem, a palhaça Katita (interpretada por Karen Nashiro) e sua amiga, a pulga Juarez, fogem de um trabalho onde ambas eram exploradas e percebem o potencial que possuem juntas, decidindo criar um espetáculo de circo para sobreviver. 

Com apresentações e oficinas gratuitas, o projeto passará por sete cidades de São Paulo: Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga. Um trajeto que parte da grande São Paulo e se desloca para cidades litorâneas. Caminhos da cidade para o mar, fazendo um paralelo com a situação das personagens Katita e Juarez no espetáculo, que fogem de um local onde sentiam-se aprisionadas para terem uma vida diferente, onde fazem o que acreditam e se sentem felizes. 

O tema central do projeto é a exploração do trabalho, evidenciando que Katita e Juarez se sentiam exploradas em seus respectivos empregos. Ao se encontrarem, ambas se empoderam e decidem fugir juntas para serem protagonistas de suas vidas e de suas decisões. 

O espetáculo resgata o tradicional circo de pulgas e traz a linguagem da palhaçaria, técnicas acrobáticas circenses como parada de mãos e equilíbrio, ilusionismo e pirofagia. 

Seu cenário, os adereços e o figurino são inspirados na cultura popular nordestina, e toda a trilha sonora, criada especialmente para este espetáculo, é executada ao vivo, ao som da sanfona, pelo músico Wiltinho Sanfoneiro, proporcionando um momento de aproximação com sonoridades que remetem a essa cultura.

Além das apresentações, serão realizadas 04 oficinas de circo e 03 de musicalização para crianças, uma em cada município abarcado pelo projeto, e um mini-documentário sobre a realização das atividades, que será disponibilizado online após a circulação do espetáculo. As atividades são gratuitas e o mini-documentário ficará disponível em plataforma virtual de livre acesso ao público. 

Sobre as Oficinas “Construindo Pontes e Pirâmides” e “Brincando com os sons”

A oficina “Construindo Pontes e Pirâmides, ministrada por Karen Nashiro, abordará técnicas de portagens coletivas e contrapesos de forma divertida. Serão realizados jogos de atenção e ritmo, exercícios de confiança e composições cênicas, prezando pelo cuidado com todos que estão participando da atividade. Destinada para crianças de 06 a 14 anos, com 2 horas de duração. 

Já a oficina “Brincando com os sons”, voltada para a musicalização infantil, será ministrada pelo músico e compositor da trilha sonora do espetáculo Wiltinho Sanfoneiro. Será uma oficina rotativa, onde as crianças terão oportunidade de conhecer diferentes instrumentos musicais através da experimentação guiada. Por meio de jogos e brincadeiras, serão trabalhados aspectos do desenvolvimento cognitivo relacionados à percepção sonora, ritmo e coordenação motora, a fim de que consigam compreender e classificar diferentes propriedades do som (agudo ou grave, forte ou fraco, etc.). Destinada para crianças de até 07 anos, com 2 horas de duração.  

Serviço:

Temporada “Acrobatas Saltitantes”

Sinopse: Katita e sua amiga, a pulga Juarez, fogem de um trabalho onde eram exploradas. Juntas percebem o potencial que ambas têm e decidem criar um espetáculo de circo para sobreviver. Duração: 45 minutos. Grátis – Classificação Livre

Quando: 14 de janeiro de 2024 (domingo)

Horário: Oficina de musicalização infantil das 10h às 12h e apresentação do espetáculo às 15h

Onde: Comunidade Vila da Mata – Bertioga

Endereço: Avenida dos Tucanos, s/n – Vila da Mata, Bertioga – SP

Quando: 16 de janeiro de 2024 (terça-feira)

Horário:  Oficina de circo das 10h às 12h e apresentação do espetáculo às 16h

Onde: Núcleo Resistência – Associação Moradores do Parque América 

Endereço: Rua Mococa, 320. Parque América. Rio Grande da Serra – SP

Quando: 20 de janeiro de 2024 (sábado)

Horário: Oficina de circo das 10h às 12h e apresentação do espetáculo às 16h

Onde: Parque da Juventude – São Bernardo do Campo 

Endereço: Av. Armando Ítalo Setti, 65 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo – SP, 09760-280

Quando: 21 de janeiro de 2024 (domingo)

Horário: Oficina de musicalização infantil das 10h às 12h e apresentação do espetáculo às 15h

Onde: Parque Oriental – Milton Marinho De Moraes 

Endereço: R. Maj. Cardim, 3100 – Estância Noblesse, Ribeirão Pires – SP, 09424-250

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Fernanda Grigolin lança livro infantil ao acompanhar dois gatos no bairro Ipiranga

De forma lúdica e educativa, obra ilustrada pela argentina Juleeika faz ponte...

FITA anuncia os indicados, celebra 25 mil espectadores e lotação esgotada

‘Brás Cubas’, da Armazém Companhia de Teatro, e o musical ‘Kafka e...

Com premiação em dinheiro, Slam do Corpo realiza edição especial em SP

Evento gratuito oferece premiações de até R$600 e celebra 10 anos do...

Lulu Mendes realiza sessão de autógrafos na Flip com “Magia do Desejo Suave”

Em coletânea, jornalista ilustra devaneios, expectativas e decepções de sua geração; obra...

Festival Cinema Negro em Ação comemora cinco anos com novidades

O Festival Cinema Negro em Ação, que acontece em Porto Alegre (RS),...

Flip 2024: Veronica Botelho apresenta “Inverno”

Uma reflexão crua sobre os relacionamentos que moldam a personalidade a partir...

Adaptação inédita no Brasil de Tennessee Williams, Por que Desdêmona Amava o Mouro? estreia no Sesc Santo Amaro

Conto adaptado ao teatro por Tom Michell revela olhar contemporâneo ao discutir...