AgendaArtes Visuais

Exposição “Conexões”, de Susi Sielski Cantarino

marca o retorno do Art Project, que transforma áreas comuns do Santa Teresa MGallery em galeria de arte

Compartilhe
Compartilhe

Há muitos anos, quando morar no Rio não passava de um sonho, Susi Sielski Cantarino (a argentina mais carioca do que muito carioca “da gema”) conheceu o que ela descreveu como “pedaço encantador em Santa Teresa”, na época chamado Hotel dos Descasados. Quatro décadas  depois, Susi retorna ao espaço – agora renovado e batizado Hotel Santa Teresa MGallery -, não mais na condição de visitante, mas de artista convidada. Até meados de setembro está aberta ao público sua mostra individual, “Conexões”, que ocupa o lobby do hotel instigando e atiçando os sentidos do espectador, que pode adquirir as peças expostas. Usando materiais diversos, entre eles terra, bambus e até cristais Swarovski, a artista produz trabalhos que vão de folhas com inscrições transparentes a esculturas medindo quase dois metros de altura. Prateleiras de aço industrial se transformam em objetos do desejo que honram o Ser: “Objet trouvé”. Lençóis de infância delicadamente trabalhados com almofada e alfinetes estampam o rosto da poetisa Virgínia Victorino, que, por ser mulher e homosexual, foi pouco aceita pela sociedade hermética portuguesa na sua época. Todas as obras apresentadas são resultado das centenas de experiências da artista. SHALOSH (número 3 em hebraico), por exemplo, de 2008, foi criada três anos depois de ganhar o segundo prêmio na Biennale de Firenze.

“A proposta é resgatar memórias, traduzidas em cores e formas de técnicas diversas que conversam entre si, apesar de seus diferentes conteúdos. Que, como o ser humano, na sua diversidade, se fortalece. Se integra. Emociona. Transcende”, afirma.

Sobre o projeto Art Gallery

Pilar importante para o empreendimento, a nova mostra marca o retorno do projeto Art Gallery, em que o hotel recebe obras de diferentes artistas, transformando os jardins, o lobby, e outras áreas em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A iniciativa consolida o conceito e principal proposta dos hotéis MGallery de oferecer experiências únicas para seus hóspedes e visitantes. A mostra também disponibilizará 10% do lucro da venda das obras para a creche Cantinho Feliz, situada no bairro.

Saiba mais sobre a artista

Nascida em Buenos Aires e formada em Belas Artes em Israel, Susi é residente e artista plástica que representa o Brasil. Nomeada “Esta é Carioca” pelo prefeito Cesar Maia desde 1991, ela também é nomeada embaixadora do Rio pela fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro. Em 2005 a artista também participou do Prêmio Internacional “Lorenzo il Magnifico” e ganhou a 2ª colocação na Bienal de Firenze, na categoria técnica mista e instalação. “Susi é uma mulher que se apresenta a si mesma como parte de seu mundo-arte. O toque das suas mãos é como pegadas impregnadas na textura das suas peças, que ao vê-las nos remete a imagem da artista manuseando suas obras. Seja na escolha temática de um projeto como Anima ou na amplidão de interesses diversos de seu afazer, a arte de Susi Cantarino é dizer e prazer”. (2012, Athayde) Neste momento, a artista é diretora da Galeria Metara há 35 anos, reside e trabalha no bairro de Santa Teresa.

Serviço

“Conexões” de Susi Sielski Cantarino

Visitação: de 26 de julho a 18 de setembro de 2023

Horário: das 10h às 20h

Entrada gratuita

Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

FITA anuncia os indicados, celebra 25 mil espectadores e lotação esgotada

‘Brás Cubas’, da Armazém Companhia de Teatro, e o musical ‘Kafka e...

Com premiação em dinheiro, Slam do Corpo realiza edição especial em SP

Evento gratuito oferece premiações de até R$600 e celebra 10 anos do...

Lulu Mendes realiza sessão de autógrafos na Flip com “Magia do Desejo Suave”

Em coletânea, jornalista ilustra devaneios, expectativas e decepções de sua geração; obra...

Festival Cinema Negro em Ação comemora cinco anos com novidades

O Festival Cinema Negro em Ação, que acontece em Porto Alegre (RS),...

Flip 2024: Veronica Botelho apresenta “Inverno”

Uma reflexão crua sobre os relacionamentos que moldam a personalidade a partir...

Adaptação inédita no Brasil de Tennessee Williams, Por que Desdêmona Amava o Mouro? estreia no Sesc Santo Amaro

Conto adaptado ao teatro por Tom Michell revela olhar contemporâneo ao discutir...