Há muitos anos, quando morar no Rio não passava de um sonho, Susi Sielski Cantarino (a argentina mais carioca do que muito carioca “da gema”) conheceu o que ela descreveu como “pedaço encantador em Santa Teresa”, na época chamado Hotel dos Descasados. Quatro décadas depois, Susi retorna ao espaço – agora renovado e batizado Hotel Santa Teresa MGallery -, não mais na condição de visitante, mas de artista convidada. Até meados de setembro está aberta ao público sua mostra individual, “Conexões”, que ocupa o lobby do hotel instigando e atiçando os sentidos do espectador, que pode adquirir as peças expostas. Usando materiais diversos, entre eles terra, bambus e até cristais Swarovski, a artista produz trabalhos que vão de folhas com inscrições transparentes a esculturas medindo quase dois metros de altura. Prateleiras de aço industrial se transformam em objetos do desejo que honram o Ser: “Objet trouvé”. Lençóis de infância delicadamente trabalhados com almofada e alfinetes estampam o rosto da poetisa Virgínia Victorino, que, por ser mulher e homosexual, foi pouco aceita pela sociedade hermética portuguesa na sua época. Todas as obras apresentadas são resultado das centenas de experiências da artista. SHALOSH (número 3 em hebraico), por exemplo, de 2008, foi criada três anos depois de ganhar o segundo prêmio na Biennale de Firenze.
“A proposta é resgatar memórias, traduzidas em cores e formas de técnicas diversas que conversam entre si, apesar de seus diferentes conteúdos. Que, como o ser humano, na sua diversidade, se fortalece. Se integra. Emociona. Transcende”, afirma.
Sobre o projeto Art Gallery
Pilar importante para o empreendimento, a nova mostra marca o retorno do projeto Art Gallery, em que o hotel recebe obras de diferentes artistas, transformando os jardins, o lobby, e outras áreas em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A iniciativa consolida o conceito e principal proposta dos hotéis MGallery de oferecer experiências únicas para seus hóspedes e visitantes. A mostra também disponibilizará 10% do lucro da venda das obras para a creche Cantinho Feliz, situada no bairro.
Saiba mais sobre a artista
Nascida em Buenos Aires e formada em Belas Artes em Israel, Susi é residente e artista plástica que representa o Brasil. Nomeada “Esta é Carioca” pelo prefeito Cesar Maia desde 1991, ela também é nomeada embaixadora do Rio pela fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro. Em 2005 a artista também participou do Prêmio Internacional “Lorenzo il Magnifico” e ganhou a 2ª colocação na Bienal de Firenze, na categoria técnica mista e instalação. “Susi é uma mulher que se apresenta a si mesma como parte de seu mundo-arte. O toque das suas mãos é como pegadas impregnadas na textura das suas peças, que ao vê-las nos remete a imagem da artista manuseando suas obras. Seja na escolha temática de um projeto como Anima ou na amplidão de interesses diversos de seu afazer, a arte de Susi Cantarino é dizer e prazer”. (2012, Athayde) Neste momento, a artista é diretora da Galeria Metara há 35 anos, reside e trabalha no bairro de Santa Teresa.
Serviço
“Conexões” de Susi Sielski Cantarino
Visitação: de 26 de julho a 18 de setembro de 2023
Horário: das 10h às 20h
Entrada gratuita
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Comente!