Exposição de Arte Bunkyo exibe 268 obras
AgendaArtes Visuais

Exposição de arte Bunkyo exibe 268 obras e faz homenagem a Kenjiro Ikoma

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2023/10/artes-plasticas-161-marisa-nunes.jpg" rel="nofollow"> &title=Exposi%C3%A7%C3%A3o%20de%20arte%20Bunkyo%20exibe%20268%20obras%20e%20faz%20homenagem%20a%20Kenjiro%20Ikoma" rel="nofollow"> &name=Exposi%C3%A7%C3%A3o%20de%20arte%20Bunkyo%20exibe%20268%20obras%20e%20faz%20homenagem%20a%20Kenjiro%20Ikoma" rel="nofollow">

Entre os dias 8 e 22 de outubro de 2023, acontece a “15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo”. Este ano são mais de 268 obras de 220 artistas selecionados, e com entrada gratuita.

No segmento de artes plásticas, receberam o reconhecimento do júri o vídeo “Tonsores” (2022) de Elcio Miazaki, a gravura sem título (2022) de Marcio Périgo e a escultura “Sapato 2” (2023) de Marisa Nunes. Entre os representantes da arte koguei, os vencedores foram a obra em cerâmica “Azul” (2021) de Cristina Myrrha, o trabalho em madeira e bambu “Mandala Kabekake” (2023) de Igor Hatanda e a obra em cerâmica “Pyscho Blue” da Parami Artesanal.

Além deles, a “15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo” faz uma homenagem a Kenjiro Ikoma, artista que nasceu no Japão, na província de Mie-Ken, em 1948 e emigrou para o Brasil aos 25 anos. Especializou-se em cerâmica e foi o responsável pelo projeto e construção do primeiro forno anagama no país. Durante sua jornada artística, ganhou notoriedade ao inserir na tradicional arte japonesa, elementos da cultura brasileira, representando a mesma conexão entre as artes plásticas contemporâneas e a arte koguei presente na exposição.

Enock Sacramento, seu curador, afirma: “Ao apresentar a mostra no belo catálogo que a documenta, enfatizamos que a 15ª Grande Exposição de Arte bunkyo é desdobramento de uma ação que teve início em 1935, com a criação do Grupo Seibi, de grande importância para a arte moderna brasileira. Ela mostra que a chama dos pioneiros continua acesa, embora em outro contexto. Nesta edição, trabalhamos com a ideia de uma exposição democrática inclusiva e gratuita, alinhada com as tendências da sociedade contemporânea”.

Do Grupo Seibi à união das artes brasileira e japonesa

A realização de um evento como a “Grande Exposição de Arte Bunkyo” busca a contemporaneidade ao mesmo tempo que resgata sua história e o intento de um grupo de artistas que, em 1935, fundou o Grupo de Artistas Plásticos de São Paulo (Seibi-Kai), mais conhecido como Grupo Seibi. O coletivo, que promovia o intercâmbio de opiniões e conhecimento entre os artistas, realizou seu primeiro salão de arte em 1938.

“Quando retomamos essa trajetória, é importante destacar que apesar de tudo ter começado com a união de artistas imigrantes ou de ascendência japonesa, eles discutiam e influenciavam fortemente a arte do Brasil no século XX. O Seibi apresentou ao mundo nomes como Tomie Ohtake e Manabu Mabe que, apesar do sobrenome nipônico, criaram uma linguagem estética conhecida como tipicamente brasileira e que ditou o caminho de muitos outros que passaram por ali”, destaca o artista plástico Marcos Akasaki, Presidente da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo.

Exposição de Arte Bunkyo exibe 268 obras

Foram 15 salões de arte com um hiato durante a 2ª Guerra Mundial. Então, o grupo se desfez e, em 1972, em seu lugar nasce o Salão Bunkyo de Artes Plásticas, que contou com 33 exposições, até que, em 2007, acontece uma conexão do coletivo com artes originárias do Japão. Durante as preparações para a celebração do centenário da imigração japonesa no Brasil, o evento se une ao Salão de Arte Koguei em uma única mostra e nasce a “1ª Grande Exposição de Arte Bunkyo”.

A realização do processo seletivo, premiação e a mostra da “15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo” foi viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de Estado de São Paulo, por meio do edital ProAC Expresso nº 34/2022 e por outros patrocinadores.

Serviço

15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo
Data: 8 a 22 de outubro de 2023
Horário: Segunda a Sexta: 12h as 17h, Sábado e Domingo: 10h as 17h.
Local: Sala de Exposições do Bunkyo
Endereço: Rua São Joaquim, 381 – Edifício Anexo – Liberdade, São Paulo/ SP
Ingresso: gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaModaTeatro

“Terras de Águas e Cazumbas”

A Clarin Cia. de Dança, sob direção do maranhense Kelson Barros, está...

AgendaArtes Visuais

Oficina de modelo vivo botânico com Panmela Castro no Parque da Catacumba

No dia 12 de julho, às 13h, será realizada uma oficina de...

AgendaTeatro

Hereditária no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

“Hereditária” encerra a temporada no circuito de teatros e arenas do município com...

AgendaArtes Visuais

Conversa e visita mediada na exposição “Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil”

Como parte da exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no...

AgendaFestivais

14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+

Em seu 14º ano no Rio de Janeiro, O Festival Internacional de...

AgendaTeatro

“Cachorro” estreia na Sede da Cia. dos Atores

Inspirado no universo de Nelson Rodrigues, o espetáculo “Cachorro!”, de Jô Bilac,...

AgendaClássicosMúsica

Um concerto “francês” no Rio de Janeiro

A Sala Cecilia Meireles apresenta na sexta-feira, dia 4 de julho, às...

AgendaTeatro

Solo para Sarah Bernhardt em temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade

No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah...

Foto por Ju Bravo
AgendaShows

Otis Selimane apresenta “Músicas de Mbira e Outros Contos Bantu” no Sesc Belenzinho

Apresentação marca lançamento de single com Mateus Aleluia e antecipa disco de...