A CAIXA Cultural São Paulo recebe até 22 de dezembro de 2024, a exposição interativa Viajando com Tapetes Contadores, um projeto inédito do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias.Depois de temporadas em Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro, a exposição desembarca na capital paulista.
Com 25 anos de carreira, o grupo desenvolve um projeto singular de transposição do livro para a artesania têxtil, sendo o primeiro coletivo nacional a promover exposições interativas dentro de galerias de arte. A visitação é gratuita.
As narrativas costuradas e bordadas à mão pelo próprio grupo, em coloridos bonecos, vestimentas, tapetes, caixas, painéis e livros, ganham vida na voz e interpretação dos integrantes do grupo. São obras criadas no Brasil, França e Peru e servem de cenários para histórias do mundo inteiro. Parte delas poderão ser visitadas e assistidas nas contações de histórias, cuja visitação será mediada e incentiva as crianças na experiência lúdica da leitura e da descoberta.
Entre os textos interpretados estão contos de tradição europeia, africana, latino-americana e brasileira. Dos autores brasileiros, que têm suas obras transpostas em cenários e personagens, estão Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade. Após as sessões, as famílias são convidadas a manipular e a interagir com as obras. E nesta temporada na CAIXA Cultural São Paulo, a exposição ganha uma novidade, um tapete inédito a partir da história Gabi de Bigode, do autor Tino Freitas.
De outras nacionalidades, serão apresentados um poncho e um pergaminho, para narrar mitos gregos e um grande bolo de aniversário, para um conto popular norte-americano, além de painéis e livros de pano do peruano Manos que Cuentan e os tapetes do projeto francês Raconte-Tapis. Ao lado de cada obra, vai estar exposto o livro correspondente.
Serviço:
Exposição interativa Viajando com Tapetes Contadores
CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Centro Histórico, São Paulo (SP)
Visitação: Até 22 de dezembro de 2024
Horário: terça-feira a domingo, das 9h às 18h.
Bilheteria: entrada franca
Informações: (21) 3980-2069
Classificação: livre para todos os públicos
Contação de histórias: As sessões ocorrem dentro da galeria
Período: Até 22 de dezembro de 2024
Dias e horário: sábados e domingos, às 15h
Bilheteria: entrada franca – ingressos disponíveis uma hora antes do início da sessão
Lotação: 45 pessoas
Duração: 45 minutos
Classificação: livre para todos os públicos
Durante a apresentação, a galeria fica reservada para os espectadores, sendo reaberta ao final de cada sessão
Informações: (11) 3321-4400 ou no site caixacultural.gov.br/Paginas/SaoPaulo.aspx
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Ficha Técnica:
Coordenação Geral e Curadoria – Warley Goulart. Acervo Exclusivo e Ações Artísticas – Os Tapetes Contadores de Histórias (Rio de Janeiro, Brasil) Andréa Pinheiro, Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart. Criação e Confecção das Obras – Cadu Cinelli, Dag Bach, Edison Mego, Helena Contente, Ilana Pogrebinschi, Manu Gonçalves, Rosana Reátegui e Warley Goulart (Brasil), Tarak Hammam (França) e Elisabeth Morales, Julia Vicuña, Maruja Santana, Maria Gutierrez, Norys Vásques e Rosana Reátegui (Peru). Fotos – Andressa Anholete, Jonatas Marques e Renato Mangolin. Programação Visual – Felipe Roehrig e Eduardo Stocco. Intérprete de Libras – Lu Baldez. Equipe de Montagem – Iuri Wander e Evandro Carretero. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta | Frederico Paula. Monitoria Especializada – Vívian Martins e Evandro Gonçalves. Produção Executiva – Cacá Bordini e Márcia Viveiros. Produção São Paulo – Júlia Fontes e Vívian Martins. Realização – Caleidoscópio Cultural e Os Tapetes Contadores de Histórias. Patrocínio – CAIXA e Governo Federal.
Comente!