Abrindo a série de apresentações e ações que antecedem a edição 2021 do Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino, acontece no dia 12 de junho, sábado, concerto com a orquestra de cordas São Paulo Chamber Soloists, às 20 horas. O espetáculo tem transmissão gratuita pelo canal do Festival das Marias no Brasil, no YouTube.
Elaborado especialmente para o Festival, o programa revela a excelência de compositoras e traz somente obras musicais criadas por mulheres, prometendo uma emocionante experiência camerística. São elas: “Inverno Astral”, da flautista paulistana Léa Freire (1977), composição de linguagem única e inovadora com efeitos sonoros; “À Espera da Primavera”, da pianista paulistana Silvia Goes (1947), na qual utiliza ricas progressões harmônicas; “Impressions”, de Clarice Assad (1978), também pianista e cantora brasileira-americana; e “Juba do Quarteto em Lá Menor”, da norte-americana Florence Price (1887-1953), primeira mulher negra reconhecida como compositora sinfônica e a ter uma música tocada por uma orquestra sinfônica.
Fundada em 2020, a orquestra de cordas São Paulo Chamber Soloists (SPCS) é formada por 14 solistas de experiência internacional. Foi idealizada e criada por dois músicos de4 expressão no cenário brasileiro: Alejandro Aldana (spalla da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo) e Matthew Thorpe (concertino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Com o intuito de trazer música de alta qualidade e na busca pela excelência musical, a SPCS explora o variado repertório (tradicional e não tradicional) para orquestra de cordas: música barroca, clássica, romântica e contemporânea com ênfase em compositores representantes de minorias sociais. Seguindo o exemplo de destacadas orquestras de câmara do mundo, os instrumentistas da SPCS tocam de pé e sem regente, criando uma verdadeira experiência camerística de colaboração musical coletiva.
Nascido em Portugal, em 2019, o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes, tendo como protagonistas mulheres brasileiras que atuam na música, nas artes cênicas, na literatura, nas artes visuais, entre outras áreas artísticas, buscando incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres. A primeira edição no Brasil aconteceu em novembro de 2020 em formato online, partir da cidade de São Paulo, SP, cuja programação trouxe artes e discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher, colocando criações femininas sob os holofotes. Em 2021, o Festival das Marias no Brasil acontece entre os dias 18 e 25 de novembro, a partir das cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, simultaneamente à realização em Portugal, onde segue até 27/11.
Serviço / Concerto
Orquestra de cordas: São Paulo Chamber Soloists – SPCS
Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino
Data: 12 de junho de 2021 – Sábado, às 20h
Canal de transmissão: YouTube / Festival das Marias
Grátis. Duração: 45 min. Classificação: Livre.
O concerto integra atividades do Festival das Marias no Brasil, que ocorre de 18 a 25 de novembro/2021, cuja programação será divulgada oportunamente.
Ficha técnica
Direção geral: Adriana Belic. Consultoria: Bianchi Associados. Curadoria artística – Portugal: Antonio Revez. Curadoria artística – Brasil: Bel Toledo. Curadoria de cinema: Pandora Filmes e Cine Petra Belas Artes. Curadoria Entre Marias – Portugal: Leo Almeida. Curadoria Diálogos Musicais – Brasil: Casa da Abelha Cultural. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assessoria em mídias: Platea Comunicação e Artes. Apoio: Câmara Municipal de Beja, Governo de Portugal – DGArtes. Realização: CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar e Belic Arte.Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, do Governo Federal.