AgendaEducaçãoFestivaisMúsica

“Festival Música que Transforma” faz edição na Fundição Progresso, no Rio

Evento gratuito reúne mesas-redondas, masterclasses, minicursos e concertos, conectando estudantes e jovens profissionais com músicos consagrados

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2024_Academia-Juvenil-Petrobras-Sinfonica_1_©Renato-Mangolin-1-scaled.jpg" rel="nofollow"> &title=%E2%80%9CFestival%20M%C3%BAsica%20que%20Transforma%E2%80%9D%20faz%20edi%C3%A7%C3%A3o%20na%20Fundi%C3%A7%C3%A3o%20Progresso%2C%20no%20Rio" rel="nofollow"> &name=%E2%80%9CFestival%20M%C3%BAsica%20que%20Transforma%E2%80%9D%20faz%20edi%C3%A7%C3%A3o%20na%20Fundi%C3%A7%C3%A3o%20Progresso%2C%20no%20Rio" rel="nofollow">

A arte é uma força motriz com o potencial de mudar vidas, seja daqueles que a apreciam ou dos que fazem dela um ofício. Sabendo disso, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica é a anfitriã da 4ª edição do Festival Música que Transforma. O projeto é um programa educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica, que vai reunir grandes nomes da música de concerto, em um evento gratuito para estudantes e jovens profissionais da música. O Festival acontece na sede da orquestra, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, de 11 a 14 de abril

Entre os convidados, estão Javier Mas (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário/Argentina), Francisco Varela (Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfônicas), Verónica Saracho (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário) e Amélia Ibañes (Orquestra Sinfônica Nacional do Chile), além de Sammy Fuks e Tomaz Soares, que fazem parte da Petrobras Sinfônica e da Academia Juvenil.

Os dias 11 e 12 são divididos em três momentos. Às 9h30, o público participa de uma abertura musical com apresentações de Carlos Leandro (clarineta) e Tales Melo (piano), na quinta, e do Quinteto de Sopros da Academia Juvenil, na sexta. Na sequência, mesas-redondas dialogam sobre o panorama atual das orquestras e projetos socioeducativos na América Latina. Por fim, o público participa de minicursos que acontecem em dois encontros:

  • 13h – “Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): Da ideia à prestação de contas” – com Janaína Santos e Raphael Baêta
  • 15h – “Repertório latinoamericano para orquestras e grupos de câmara” – com Francisco Varela
  • 17h – “Música de Câmara: uma abordagem inicial para jovens instrumentistas de cordas friccionadas” – com Tomaz Soares 

Já no dia 13, os visitantes são convidados a participar de masterclasses, conhecendo mais e melhor sobre violino, viola, flauta e contrabaixo. Essas aulas contam com número limitado de estudantes, uma vez que alguns são escolhidos previamente para tocar o instrumento durante a aula. 

Para encerrar, o já tradicional Festival Música Que Transforma realiza concertos que apresenta estudantes da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica e de outros projetos sociais. Esta edição traz integrantes da Camerata Laranjeiras, Camerata Jovem do Rio e Bateria Mirim da Escola de Artes do Spanta. 

“O Festival Música que Transforma não tem esse nome por acaso. Ao longo dos mais de 10 anos de academia e 4 de festival, descobrimos que a transformação de vidas através da música é a nossa energia”, afirma Monique Andries, Coordenadora do Educativo e Academia Juvenil. A quarta edição do Festival é também a primeira que acontece de modo exclusivamente presencial. O evento nasceu durante a pandemia e foi ferramenta fundamental para criar pontes durante o confinamento.  

O festival tem sua programação inteiramente gratuita, porém com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas em petrobrasinfonica.com.br/academia

Serviço 

Festival Música que Transforma – de 11 a 14 de abril 

Fundição Progresso – R. dos Arcos, 24 – a 50 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20230-060

Evento Gratuito 

Programação

11 de abril – quinta-feira

9h30 – Apresentação Musical – Carlos Leandro (clarineta) e Tales Melo (piano)

10h – Mesa-Redonda – Regência de orquestras juvenis – aspectos musicais, pedagógicos e sociais com Javier Mas (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário/Argentina) e Sammy Fuks (Academia Juvenil)

13h – Minicurso – Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): Da ideia à prestação de contas – com Janaína Santos e Raphael Baêta

15h – Minicurso –  Repertório latinoamericano para orquestras e grupos de câmara com Francisco Varela (Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfônicas) 

17h – Minicurso – Música de Câmara: uma abordagem inicial para jovens instrumentistas de cordas friccionadas com Tomaz Soares (Academia Juvenil)

12 de abril – sexta-feira

9h30 – Apresentação Musical – Quinteto de Sopros da Academia Juvenil

10h – Mesa-Redonda – Experiências educativas em projetos musicais na América Latina 

com Verónica Saracho (Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário) e Amélia Ibañes (Orquestra Sinfônica Nacional do Chile)

13h – Minicurso – Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): Da ideia à prestação de contas com Janaína Santos e Raphael Baêta

15h – Minicurso – Repertório latinoamericano para orquestras e grupos de câmara com Francisco Varela (Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfônicas) 

17h – Minicurso – Música de Câmara: uma abordagem inicial para jovens instrumentistas de cordas friccionadas com Tomaz Soares (Academia Juvenil)

13 de abril – sábado

09h – Masterclass – Violino com Michael Rein

11h – Masterclass – Viola com Fernando Thebaldi

14h – Masterclass – Flauta com Marcelo Bomfim

16h – Masterclass – Contrabaixo com Tony Botelho

14 de abril – domingo

09h30 – Concerto de Integração

– Camerata Laranjeiras

– Camerata Jovem do Rio

– Academia Juvenil

– Bateria Mirim da Escola de Artes do Spanta

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas instituições artísticas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos da música do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico – e maestro titular – o aclamado Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro, consagrado no panorama internacional.

Sobre a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica

Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica é um projeto socioeducativo com o patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica. Desde sua criação, a Academia oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional. 

Durante dois anos, os academistas participam de aulas coletivas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM) e de Prática de Orquestra, e têm a oportunidade ímpar de se aperfeiçoarem em seus instrumentos com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atualmente, a Academia conta com 32 alunos que se dedicam aos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trompa e percussão. A taxa de aprovação dos alunos da academia nos  testes de habilidade específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, é de 98,5%.

Entre as realizações da Academia Juvenil, destaca-se o Festival Música que Transforma, que teve sua primeira edição, em formato online, em 2021. O evento aconteceu ainda nos anos de 2022 e 2023, em edições híbridas, com a presença de projetos sociais de todo o Brasil e palestrantes internacionais. A próxima edição do Festival está marcada para 11 a 14 de abril, na Fundição Progresso.

Deixe um comentário

Sugeridos
FestivaisMúsicaNotíciasShows

C6 Fest 2026 confirma Robert Plant, The xx e mais

Festival acontece em maio em São Paulo O C6 Fest revelou o...

MúsicaNotíciasShows

Linkin Park surpreende fãs em São Paulo com chá de revelação durante show

Durante o show do Linkin Park neste sábado (8), no Estádio do...

MúsicaNotíciasShows

AC/DC esgota três shows em São Paulo

Banda retorna ao Brasil após 16 anos Já era esperado que o...

Agenda

Em sua sétima edição, festival Atos de Fala acontece no CCBB RJ

Criado há 14 anos pelos curadores Cristina Becker e Felipe Ribeiro, o...

Crédito fotográfico: Annelize Tozetto
AgendaTeatro

“O Som que Vem de Dentro” chega ao Teatro Glauce Rocha

Primeira montagem no Brasilda peça The Sound Inside, de Adam Rapp, O Som que...

AgendaLiteratura

Davi Dallariva lança “Nas Ondas Verdes do Mar” na cafeteria Casa Jardins

“[…] Davi Dallariva nos apresenta uma obra representativa e única, embalada por...

AgendaTeatro

Solo inédito com Marcelo Olinto, “A Construção”

Escrita por Franz Kafka (1883-1924) seis meses antes de sua morte e...

AgendaTeatro

Apresentação clown no Teatro Commune

Dia 17 de novembro, segunda-feira, às 20h, acontece o espetáculo clown sem...

Agenda

Bárbara Reis e Ivy Souza estreiam Ruth & Léa no Sesc Pompeia em novembro

Bárbara Reis e Ivy Souza estreiam em São Paulo o espetáculo Ruth...

Agenda

Alices estreia no Sesc Pinheiros

Como uma resposta aos elevados índices de feminicídio no Brasil – só...

MúsicaNotícias

AC/DC confirma retorno ao Brasil em 2026 com show único em São Paulo

Após 17 anos de espera, os fãs brasileiros de AC/DC finalmente podem...

AstrosMúsicaNotícias

Morre Lô Borges, fundador do Clube da Esquina

Famosos repercutem a perda nas redes Morreu aos 73 anos Lô Borges,...