AgendaArtes Visuais

Galeria Contempo, em São Paulo, inaugura “cons.tru.ção | definição em aberto”

Compartilhe
Compartilhe

Primeira exposição coletiva do ano acontece a partir do dia 15 de fevereiro e apresenta recorte de obras de artistas jovens e de nomes consolidados

A agenda de exposições de 2025 começou aquecida na Galeria Contempo. Após realizar individual da artista Ana Durães, será inaugurada, no dia 15 de fevereiro, das 10h às 16h,   a primeira coletiva do ano na casa da Gabriel Monteiro. “cons.tru.ção | definição em aberto” reunirá 13 artistas representados pelas sócias Márcia e Monica Felmanas: Aldir Mendes de Souza, Beto Fame, Greta Coutinho, João di Souza, Luiz Dolino, Márcio Swk, Marina Ryfer, Natan Dias, Pavel, Renato Dib, Rubens Ianelli, Sérgio Guerini e Thiago Nevs. Através de trabalhos nos mais distintos suportes, incluindo a pintura, a escultura e a instalação, cons.tru.ção aponta para o desenvolvimento recente de um grupo de artistas. Todos eles, jovens ou mais consolidados, comprovam que continuar produzindo é um exercício de reinvestir na construção de um sentido, ainda que seja ele pessoal e afetivo. A exposição poderá ser visitada até o dia 8 de março.

A mostra coletiva traça um panorama da produção recente dos artistas da galeria. Tendo como disparador um trabalho de Aldir Mendes de Souza, “cons.tru.ção”é um convite a repensar a noção de construção no contemporâneo. O trabalho de Aldir, intitulado “A Cidade VI”, de 1979, é uma de suas incursões pela (até hoje irresolvida) querela entre cidade e campo. Entre as horizontais das plantações e as verticais assustadoras das metrópoles, Aldir estabeleceu um léxico pessoal para tratar das resultantes visuais do progresso. Sem ser judiciosa, sua pintura nos ajuda a posicionar melhor o problema que a exposição pretende conjecturar. Outro nome em destaque, Natan Dias – indicado ao Prêmio Pipa em 2024 -, é um artista que, junto ao ferro e ao seu significado nas culturas afrobrasileiras, repensa o construir. Em contraponto, Dolino, artista de carreira longeva, recombina diariamente um léxico exíguo, mas que parece ainda interminável.

“Os trabalhos reunidos neste pequeno e representativo recorte, com suas marcadas idiossincrasias, não pretendem responder à questão. Na verdade, nem desejam respondê-la. Cada um enfeixa por seu prisma o mundo e, num exercício reflexivo, reimagina o construir, oferecendo a ele um novo direcionamento”.

Saiba mais sobre os artistas

Aldir Mendes de Souza

Pintor, escultor, gravador e médico, Aldir Mendes destacou-se no campo artístico ainda na década de 1960. Sua pintura avalia as relações entre cidade e campo, urbanização e desenvolvimento. Participou de cinco edições da Bienal de São Paulo e publicou livros sobre sua obra, como Geometrie Parlanti. Suas obras integram acervos de instituições como Masp e Pinacoteca.

Beto Fame

Nascido e criado na zona norte do Rio de Janeiro. Pintor, muralista e arquiteto formado pela FAU UFRJ. Sua produção e pesquisa abordam a cidade como um organismo vivo que se revela de diferentes maneiras, através de múltiplos pontos de vista e elementos.

Greta Coutinho

Pintora e ceramista, Greta tematiza a intimidade de figuras femininas em sua obra. Formada em Letras e Artes Plásticas, participou de programas de estudos e colaborações internacionais. Integra o Grupo FIGAS, combinando pesquisa acadêmica com prática artística. Reside em São Caetano do Sul-SP.

João di Souza

Pintor baiano, explora uma visão fantástica da natureza em telas vibrantes e sensuais, influenciado por sua juventude e artistas latino-americanos. Residente em São Paulo, desenvolve obras de grandes e pequenas dimensões, sistematizando a natureza como ponto de partida para criação.

Luiz Geraldo do Nascimento Dolino

Pintor carioca com formação artística no MAM-RJ, Dolino incorpora formas geométricas às suas obras. Residiu em diversos países, publicou livros sobre sua trajetória e realizou exposições importantes, incluindo uma individual no Museu de Arte Moderna do Rio. Suas memórias influenciam sua produção artística.

Márcio Swk

Grafiteiro carioca, Swk destaca-se no estilo “Wild Style”, combinando cores, letras e formas. Suas composições refletem a paisagem urbana e a luz do Rio de Janeiro. Participou de eventos como Art Rua e Bienal de Graffiti, sendo uma referência na cena de arte urbana brasileira.

Marina Ryfer

Arquiteta e artista visual, Marina explora a luz como material escultórico em instalações com objetos comuns. Atua entre arquitetura e artes visuais, lecionando na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Suas criações destacam a relação entre materiais e espaço.

Natan Dias

Artista multidisciplinar capixaba, Natan trabalha com escultura, serigrafia e arte digital, focando sua prática na memória e nas culturas afro-brasileiros. Participou de importantes exposições, incluindo o 33° Programa do CCSP, e foi indicado ao Prêmio PIPA 2024. Investiga recombinações como prática escultórica.

Pavel

Artista cubano radicado no Brasil, Pavel explora insularidade, migração e memória em sua obra. Mestre em Artes Visuais pela UNICAMP, participou da 11ª Bienal do Mercosul e de residências artísticas. Trabalha sobretudo com pintura, refletindo sobre ideologias e pertencimento no contexto global.

Renato Dib

Artista visual com trabalho amplamente perpassado pelo universo dos têxteis, explora o corpo humano e suas entranhas, assim como o gênero e suas condicionantes sociais. Desenvolve pinturas, desenhos, colagens, instalações e textos. Participou de exposições no Brasil e exterior, dentre elas a Rijswijk Textile Biennial (2017) no Rijswijk Museum, Holanda.

Rubens Vaz Ianelli

Pintor paulistano com trajetória marcada por geometria e engajamento político. Mestre em Saúde Pública, trabalhou com populações indígenas e voltou à arte em 2001. Suas exposições incluem o Museu AfroBrasil e galerias no Brasil e Portugal.

Sérgio Guerini

Pintor e aquarelista de Santo André-SP, Guerini combina fotografia e memória para construção de seus problemas pictóricos. Premiado em salões de arte, expôs no Brasil, EUA e Europa, incluindo uma individual em Portugal. Trabalha com influências de Luiz Sacilotto e técnicas tradicionais.

Thiago Nevs

Artista paulistano, Nevs aborda a memória e a cultura popular em pinturas e instalações inspiradas em técnicas tradicionais e no grafite. Premiado na Bienal Naïfs do Brasil e no Território da Arte de Araraquara, possui murais na América Latina e Europa, mesclando arte urbana com elementos cotidianos e do mundo do trabalho.

Serviço

“cons.tru.ção | definição em aberto”

Abertura: dia 15 de fevereiro, sábado, das 10h às 16h

Visitação: até 8 de março de 2025

Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 16h

Organização: Marcia Felmanas e Monica Felmanas

Local: Galeria Contempo

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644, Jardim América

Telefone: (11) 3032-5795

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaTeatro

O Livro Vivo terá sessões em Santos, Campinas, Santo André e São Francisco Xavier

Um bar de jazz. No palco, atores e músicos se revezam entre...

AgendaLiteratura

Thaís Campolina participa de debate sobre “estado frebil”, no clube de leitura da Casa das Poetas

Com metáforas espaciais e uma reflexão sobre o amadurecimento feminino, o lançamento...

AgendaTeatro

Inédita no Brasil, Veneno, de Lot Vekemans, estreia no Teatro Estúdio

Estrelado por Cléo De Páris e Alexandre Galindo, espetáculo propõe uma reflexão...

TV Colosso - Foto: João Pedro Hachiya
AgendaInfantilTeatro

TV Colosso – O Musical chega ao RJ

TV Colosso, o programa infantil da TV Globo, conhecido por sua criatividade...

Roberto Rutigliano - Crédito Ana Migliari
AgendaShows

Roberto Rutigliano e músicos viajam pelo Latin Jazz no Blue Note Rio

O argentino Roberto Rutigliano mantém um diálogo orgânico com a sonoridade latino-americana,...

AgendaShows

93 anos dedicados à música: Maurício Einhorn desfila clássicos no RJ

O carioca Maurício Einhorn traz ao Blue Note Rio, em Copacabana, o...

Cia. Repentistas do Corpo apresenta Videodocumentário
Agenda

Documentário celebra mais de 20 anos de trajetória na dança contemporânea

Na última terça-feira, 09 de abril, foi realizada a Video Exposição “A...