Misturando as linguagens de circo e teatro, mesclando drama e comédia, “Humanas-Cabaré”, da Coletiva Humanas, é protagonizado por mulheres e celebra a potência da coletividade feminina nas artes e na vida. O espetáculo será apresentado gratuitamente será apresentado gratuitamente em abril nas cidades de Franco da Rocha (16), Barueri (17), Mauá (20), Campinas (22), Araçariguama (28) e Caieiras (29).
Com duração de 60 minutos e indicação etária livre, a montagem destaca a valentia e a resistência das mulheres em números circenses como acrobacia, malabarismo, roda cyr (círculo de metal que se assemelha a um bambolê), mágica, mímica e palhaçaria, modalidades geralmente associadas a figuras masculinas.
Entre um número e outro, embalado por uma trilha sonora especial, a apresentadora interage com o público e anuncia a próxima atração do espetáculo, compartilhando um breve perfil da artista/personagem. Todas apresentações terão recursos de acessibilidade como interpretação em libras ou audiodescrição.
“Este é um espetáculo totalmente idealizado e realizado por mulheres. Celebramos o encontro que traz muito afeto, acolhimento e força para todas as envolvidas e transborda para o público”, afirma Ju Kaneto, idealizadora da Coletiva e produtora executiva.
Programação
O espetáculo “Humanas – Cabaré” estreou no Sesc Campinas em março de 2020, poucos dias antes do início do isolamento social por conta da pandemia. Também foi apresentado em 2022 na Virada Cultural de São Paulo, no Sesc Sorocaba e Sesc São José do Rio Preto.
A partir de abril, será apresentado em seis cidades do interior de São Paulo. A primeira data é 16/04, às 18h, no Circo Escola, em Franco da Rocha (Interpretação em Libras). Dia 17, às 13h, será no Complexo Praça das Artes, em Barueri (Interpretação em Libras). No dia 20, às 19h, é a vez de Mauá receber a apresentação no Teatro Municipal (audiodescrição).
A cidade de Campinas exibirá o espetáculo dia 22, às 19h, no Centro Cultural Casarão (audiodescrição). Em Araçariguama, a peça será encenada dia 28, às 15h, no Ginásio Municipal (Interpretação em Libras) e a última apresentação será dia 29, em Caieiras, às 19h, no Teatro Municipal (audiodescrição).
Após cada apresentação, as artistas promoverão um bate-papo com a plateia. E no dia 24 de maio, às 19h, será a exibição online da filmagem do espetáculo em canais do Youtube.
Elenco
Beatriz Evrard (Roda Cyr)
Chris Cruz (Mímica)
Danielle Siqueira (malabarismo – rebote)
Débora Ishikawa (mágica quick change)
Joana Piza (palhaçaria)
Sandra Silva (parada de mão na cadeira de rodas)
Tania Oliveira (acrobacia em bambu)
Vulcanica Pocaropa (Bambolê)
Ficha técnica
Direção artística: Joana Piza
Direção Musical: Danielle Siqueira
Técnica: Cayene Moreira e Karen Mezza
Fotografia: Nina Pires
Registro Audiovisual: Gabriela Zanardi e Giovanna Milasseno
Figurino e cenário: Helen Quintans
Designer Gráfico: Bárbara Ghirello
Gerenciamento de mídias sociais e produção de conteúdo: Bruna Schroeder
Assessoria de imprensa: Ellen Fernandes
Audiodescrição: Bruna Tonso
Consultora de Audiodescrição: Thamyle Vieira
Interpretação em Libras: Roberta Corrêa e Camila Moliani
Produtora executiva: Ju Kaneto (Caju Cultura)
Duração: 60 minutos
Indicação etária: livre