AgendaShows

Johann Sebastian Rio, Nívea Freitas e Sávio Faschet na Sala Cecília Meireles

Compartilhe
Compartilhe

Concerto de sexta, dia 1º de abril, terá transmissão pelo YouTube

A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta na sexta-feira, dia 1º de abril, às 19 horas, com transmissão pelo YouTube e sábado, dia 2 de abril, às 16 horas, dentro da série Orquestras, a Orquestra Johann Sebastian Rio, sob a regência de Felipe Prazeres. Participação especial de Nívea Freitas (soprano) e Sávio Faschet (contratenor). No programa, obras de Pergolesi, Hindemith e Mozart.

A Temporada 2022 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e da Vale.

Ingressos a R$ 40,00 na bilheteria ou pelo site da Sala Cecilia Meireles.

Para a soprano Nívea Freitas, “Stabat Mater, apesar de ter sido composta pelo jovem G. B. Pergolesi, me transmite uma visão muito feminina – ao mesmo tempo delicada e forte – com uma perspectiva expressiva, contrapontística e dissonante de Maria num relato musical maternal do momento da morte de Cristo. Lamento, devoção e júbilo se misturam numa linguagem barroca muito tocante. As duas vozes agudas, soprano e contratenor que se intercalam entre solos e duetos nessa obra trazem, na minha perspectiva, uma única voz, a voz de Maria num momento expressivo ao mesmo tempo de dor e de júbilo.”

Soprano coloratura, concertista (Konzertexamen) pela HFMT – Hamburg (Alemanha), onde também concluiu seu segundo mestrado, em canto lírico. Mestre em performance musical pela UFMG, com projeto desenvolvido parcialmente na França, no Departamento de Teatro da Sorbonne Nouvelle de Paris. Como solista já foi dirigida pelos diretores André HellerLopes, Fernando Bicudo, Jorge Takla, Alicia Geugelin e Mien Bogaert, e com os maestrosSilvio Viegas, Roberto Tibiriça, Bruno Procópio, Christopher Park, Bar Avni e Justus Tennie. Atualmente tem como preparadora vocal a soprano grega Christina Poulitsi. Se dedica também a elaboração de projetos inovadores na área de concerto de câmara, atuando não apenas como performer, mas como roteirista e diretora, com o intuito de unir a tradição erudita com a atualidade, por meio do uso de mídias audiovisuais e da interdisciplinaridade. Tal aspecto de sua formação e trabalho a levou em 2018, a vencer oconcurso CLAB Festival – Neue Konzert Ideen, na Alemanha.

Sávio Faschet

Sàvio Faschét – Contratenor.

Vencedor da penúltima edição do “Concurso Internacional de Canto Maria Callas”, Sàvio Faschét é um performer triple threat graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais natural do norte do estado – Almenara.

Contratenor sopranista, iniciou sua carreira artística como menino cantor do Vale do Jequitinhonha aos seis anos de idade e seu debut operístico aos dezoito, no papel de Miles, na ópera “The Turn Of The Screw”, de Benjamin Britten.

Seu repertório abrange todos os períodos da música de concerto, com maior foco na música contemporânea e Barroca. Entre os trabalhos mais notáveis estão a premiere de “3 Minutos de Sol” de L. Martinelli (Duda), “La Clemenza di Tito” de Mozart (Sesto e Annio), “Orfeo ed Euridice” de Gluck (Papel Título e “Amor”), “Semiramide”de Rossini (Arsace), “Giulio Cesare in Egitto” (Cesare), “Rinaldo”(Papel título) e “Pelléas et Mélisande” de Debussy (Yniold). Entre suas atuais performances de oratório estão presentes o “Messiash” de Handel e a premier nacional da “Passio Domini Nostri Jesu Christi Secundum Joannem” de Arvo Pärt (Alto).

 

Série Orquestras

Orquestra Johann Sebastian Rio

Nívea Freitas, soprano

Sávio Faschet, contratenor

Felipe Prazeres, regente

PROGRAMA:

Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736)                                           

Stabat Mater, P.77

  1. Stabat Mater Dolorosa
  2. Cujus animam gementem
  3. O quam tristis et afflicta
  4. Quae moerebat et dolebat
  5. Quis est homo—Pro peccatis suae gentis
  6. Vidit suum dulcem natum
  7. Eja mater fons amoris
  8. Fac ut ardeat cor meum
  9. Sancta mater, istud agas
  10. Fac ut portem Christi mortem
  11. Inflammatus et accensus
  12. Quando corpus morietur—Amen

Intervalo

Paul Hindemith (1895-1963)

Cinco peças para orquestra de cordas op.44 n.4

I – Langsam

II – Langsam – Schnell

III- Lebhaft

IV – Sehr langsam

V – Lebhaft

Wolfganfg Amadeus Mozart (1756-1791)

Divertimento em Ré Maior Kv. 136/125a

I – Allegro

II – Andante

III – Presto

 

 

 

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaNotíciasShows

The Cult anuncia três shows no Brasil em 2025

A banda inglesa The Cult anunciou que fará três shows no Brasil...

MúsicaNotíciasShows

Bruno Mars lança vídeo se despedindo do Brasil

Bruno Mars publicou em sua conta no Instagram um vídeo com um...

AgendaShows

Luana Bayô lança disco Abebé e faz show no Sesc Pompeia

A cantora e compositora paulistana Luana Bayô lança seu terceiro disco, Abebé,...

AgendaLiteraturaQuadrinhos

Evento na Gibiteca de Curitiba celebra impacto de “O Mágico de Oz”

O projeto NA-NU na Gibiteca de Curitiba chega a sua terceira edição...

AgendaFilmes

Expresso: filme que aborda os desafios de jovens que passaram pela Fundação CASA será exibido em Nova Iorque

Daniela Machado, diretora que ficou sete meses internada na extinta FEBEM/SP, atual...

AgendaTeatro

“A luta”, com Amaury Lorenzo, volta ao Rio de Janeiro para única apresentação

Há dois anos em turnê de sucesso pelo país, “A luta”, com...