A artista Junia Penido (1997, Belo Horizonte) inaugura sua primeira exposição individual, “Rabo de Cavalo”, em [colocar nome da galeria/instituição e data de abertura]. A mostra marca um novo capítulo na trajetória da artista, que vive e trabalha em Belo Horizonte e é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolveu pesquisa sobre as conexões entre o ateliê de pintura e o canteiro de obras.
O projeto expositivo conta com ensaio crítico de Ulisses Carrilho, que observa em sua pintura uma recusa à transparência e à exuberância imediata, conduzindo o público a uma experiência de suspensão:
“A pintura de Junia Penido se aproxima da opacidade como quem recusa a evidência do gesto claro, a transparência do imediato ou a exuberância. O espectador é conduzido a uma zona de suspensão: velada, a imagem se oferece, mas não se deixa decifrar. Há algo do mistério que habita o corpo e do erótico que se funda não no falo, mas no indeterminado, no inapreensível. O enigma se instala como qualidade pictórica: nos enquadramentos, um ponto de vista sorrateiro, rasteiro, um ponto de vista em quatro patas.” Rabo de Cavalo
Junia Penido
Ensaio Crítico: Ulisses Carrilho
📍 Nonada ZS – Rua Aires Saldanha, 24, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ
📆 Duração: de 30/08 a 18/10









