AgendaLiteratura

Livro de Zilah Garcia é lançado no Ceará

Compartilhe
Compartilhe

A artista plástica, Zilah Garcia, lança a obra literária Terra no dia 12 de março, às 10h, no Colégio Humberto Bezerra, em Quixeramobim, Ceará.  O livro é fruto da série artística Terra, composta por uma mostra individual exposta em 2025 no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro e de um documentário que cruzam a memória dos antepassados da artista com o êxodo nordestino presente no clássico Os Sertões, de Euclides da Cunha, e de Antônio Conselheiro. A curadoria da série é de Daniele Machado. O livro conta com a crítica do historiador canudense, João Batista da Silva Lima, e de Theo Monteiro, crítico e Professor de História da Arte. 

Terra nasce como um desdobramento da jornada da artista a Canudos, território mítico narrado por Euclides da Cunha em Os Sertões. No encontro entre pesquisa e vivência, a artista recolheu os vestígios do passado tanto literário quanto de seus antecedentes familiares transformando-os em obra criando, assim, uma ponte entre a literatura e as artes plásticas com a sua própria memória oriunda de seus antepassados. Se na exposição homônima apresentada no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro a terra se fez pintura, escultura e instalação, agora Zilah Garcia desdobra sua pesquisa em palavras, traçando um percurso poético e sensorial sobre o sertão, a resistência e a identidade.

As camadas de Terra vão além da materialidade das obras expostas. No livro, Zilah explora a aridez, revelando uma terra que conserva narrativas e identidades. O sertão, antes imaginado nas palavras de Euclides, perpassa a memória de um povo que persiste.

A obra mergulha nas conexões pessoais da artista com o Nordeste, traçando um fio entre sua ancestralidade e a geografia afetiva do sertão. O livro resgata a história oral, o imaginário coletivo e o impacto do êxodo nordestino, observado a partir da sensibilidade da artista que, ao manipular terra e pigmentos, descobre também um solo interno, onde as marcas da origem permanecem impressas.

Ao se apropriar da terra como elemento plástico e simbólico, Zilah Garcia constrói um trabalho que desafia os limites entre arte e história. Terra não é apenas um registro de uma exposição ou uma investigação acadêmica; é um testemunho poético de alguém que caminhou por Canudos não apenas com os pés, mas com a alma aberta às vozes de um Brasil profundo.

“A terra do sertão sempre esteve em mim, mesmo vivendo na cidade. Meu avô, um sertanejo, deixou sua casa para fugir da seca, buscando refazer a vida em São Paulo. Mas ele nunca deixou de carregar o sertão dentro de si — e, de certa forma, também o carregou até mim. Essa memória viva, herdada e sentida, foi o que me levou recentemente a Canudos, onde pisei pela primeira vez no solo das histórias que Euclides da Cunha narrou. Lá, ao percorrer aqueles caminhos, senti a presença do povo de Antônio Conselheiro e sua luta por esperança. Ao reler Os sertões, de Euclides da Cunha, eu compreendi melhor a dimensão das histórias que meu avô, José Carneiro, contava sobre o conterrâneo Antônio Conselheiro. A ligação entre os dois cearenses era maior que terem nascido na mesma Quixeramobim. Em algum momento, eles foram da mesma família: a família Maciel, citada por Euclides”, destaca a artista.

O lançamento de Terra em Quixeramobim não poderia ser mais significativo. Berço de Antônio Conselheiro, a cidade se torna cenário para um retorno, um reencantamento das raízes que Zilah encontrou pelo caminho. Para os leitores, o livro oferece não apenas um relato visual e textual, mas uma experiência sensorial, onde a arte se mistura ao solo e a palavra se funde à poeira do tempo.

SERVIÇO:  Lançamento do livro catálogo “TERRA” | de Zilah Garcia

Curadoria: Daniele Machado

Colégio Humberto Bezerra: 2298, R. Cel. Teófilo Lessa, 2276 – Loquinho do Amor, Quixeramobim – CE, 63800-000.

Dia 12 de março de 2025, quarta-feira, às 10h. 

Entrada franca | Classificação livre

Compartilhe
Por
RoMa Comunicacao -

Comunicação 360º, Imprensa e Branding

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaArtes Visuais

A arte de Rosana Pereira chega ao Rio de Janeiro

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Iphan, no Catete,...

AgendaTeatro

Exposição homenageia Aderbal Freire-Filho

O Teatro Gláucio Gill inaugura na próxima quarta-feira, dia 19 de março...

Agenda

Luciano Manga canta Oficina G3 no Teatro Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro

Vocalista pioneiro da banda Oficina G3, o cantor Luciano Manga se apresenta...

AgendaTeatro

Cidade Soterrada estreia nas ruas do bairro Campos Elíseos

Com direção de Lucelia Sergio e dramaturgia de Vana Medeiros, Lucas Moura...

AgendaTeatro

“Panorâmica Jô Bilac” estreia no Rio

A Sede Cia dos atores estreia uma nova etapa na sua trajetória:...

AgendaInfantilTeatro

“O Mago das Megabolhas” chega a Santa Catarina e ao Paraná

Experiência mágica e interativa que encanta toda a família, espetáculo passará por...

AgendaTeatro

Aqui Tem Vida Demais! reestreia no Sesc Vila Mariana

Com texto de Bruno Canabarro e direção de Rodolfo Amorim, o espetáculo...