AgendaArtes Visuais

Luiz Dolino inaugura exposição na Galeria Contempo, em São Paulo

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/09/20171106113253o-1600x955.jpg" rel="nofollow"> &title=Luiz%20Dolino%20inaugura%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20na%20Galeria%20Contempo%2C%20em%20S%C3%A3o%20Paulo" rel="nofollow"> &name=Luiz%20Dolino%20inaugura%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20na%20Galeria%20Contempo%2C%20em%20S%C3%A3o%20Paulo" rel="nofollow">

No sábado, dia 27 de setembro, a Galeria Contempo inaugura “Ensaio de tração”, individual do artista fluminense Luiz Dolino.Com mais de 50 anos de produção contínua, Dolino consolidou uma linguagem singular dentro da tradição construtiva, inserindo-se em um território onde razão e sensibilidade coexistem em linhas diagonais e geometrias turvas. Seu trabalho se destaca por uma abordagem poética da geometria, na qual os campos chapados de cor — característicos de sua obra — operam como vetores desestabilizantes da definição de suas formas geométricas.

A mostra, que conta com curadoria de Gabriel San Martin, apresenta mais de uma dezena de obras, entre trabalhos inéditos e pinturas presentes no livro. Ao propor um diálogo entre diferentes momentos da carreira do artista, reitera a continuidade de sua pesquisa formal na experimentação com a cor, a linha e a construção espacial.

“O termo ‘ensaio de tração’, que intitula a mostra, é um termo comum da engenharia mecânica que se refere ao teste de tensão-deformação que permite determinar propriedades mecânicas cruciais — como a resistência à tração e o módulo de elasticidade. Se a produção de Dolino é historicamente voltada ao interesse por composições capazes de desequilibrar a linha reta ao limite de uma estrutura que não falha, a exposição apresenta um ângulo de leitura da produção do artista definido por uma lógica constante de ‘testar os limites’ do equilíbrio geométrico”, diz o curador.

O livro “Inventário parcial” é um testemunho visual e afetivo da trajetória de Dolino. A publicação reúne cerca de 100 obras acompanhadas de textos críticos, depoimentos e registros biográficos que ajudam a contextualizar a relevância de sua obra no panorama da arte abstrata no Brasil.

Sobre o artista

Trabalhando em especial com pintura e gravura, Luiz Dolino nasceu em Macaé (RJ) em 1945 e desenvolve, desde a década de 1960, uma produção orientada pelo interesse na abstração geométrica. Valendo-se do protagonismo de linhas retas e da exclusão deliberada de curvas, o artista incorpora formas em disposições ordenadas por tramas ortogonais que, numa dinâmica espacial rigorosa, são tensionadas pela vitalidade imanente à presença livre das cores no plano. Construída sobre a intersecção entre ordem e sensibilidade, a produção de Dolino se volta a um rigor formal encravado na liberdade cromática. Tendo iniciado os seus estudos na Escolinha de Arte do Brasil em 1961, participou da 9ª Bienal de São Paulo em 1967 e realizou exposições individuais no MAM-RJ em 1997 e no Museo de la Revolución em Havana em 2000. Produziu o painel “Loco por ti” para o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e tem obras em importantes coleções internacionais, como as do Museo de Arte Moderno de Buenos Aires, Centro de Estudos Brasileiros de Santiago e Museo de Arte Contemporáneo de Santiago.

Com mais de cinco décadas de carreira no Brasil e tendo percorrido países mundo afora (Espanha, Portugal, Grécia, Áustria, Perú, Uruguai, Argentina), o artista plástico fluminense Luiz Dolino tem o trabalho reconhecido pela abstração geométrica. Marcadas pelo uso de cores e justaposições criativas, suas telas se destacam pela combinação que ele, como artista com formação também em ciências exatas, faz com singular precisão. Na casa-ateliê em Petrópolis, no meio da natureza exuberante, a produção segue em ritmo enérgico, como o espectador poderá testemunhar na mostra que ficará em cartaz até o dia 13 de outubro.

Serviço
“Ensaio de tração” – individual do artista Luiz Dolino
Abertura: 27 de setembro, das 10h às 16h
Visitação: de 29 de setembro a 13 de outubro de 2025

Local: Galeria Contempo

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644, Jardim América – São Paulo

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h, aos sábados, das 10h às 16h

Deixe um comentário

Sugeridos
Agenda

Em sua sétima edição, festival Atos de Fala acontece no CCBB RJ

Criado há 14 anos pelos curadores Cristina Becker e Felipe Ribeiro, o...

Crédito fotográfico: Annelize Tozetto
AgendaTeatro

“O Som que Vem de Dentro” chega ao Teatro Glauce Rocha

Primeira montagem no Brasilda peça The Sound Inside, de Adam Rapp, O Som que...

AgendaLiteratura

Davi Dallariva lança “Nas Ondas Verdes do Mar” na cafeteria Casa Jardins

“[…] Davi Dallariva nos apresenta uma obra representativa e única, embalada por...

AgendaTeatro

Solo inédito com Marcelo Olinto, “A Construção”

Escrita por Franz Kafka (1883-1924) seis meses antes de sua morte e...

AgendaTeatro

Apresentação clown no Teatro Commune

Dia 17 de novembro, segunda-feira, às 20h, acontece o espetáculo clown sem...

Agenda

Bárbara Reis e Ivy Souza estreiam Ruth & Léa no Sesc Pompeia em novembro

Bárbara Reis e Ivy Souza estreiam em São Paulo o espetáculo Ruth...

Agenda

Alices estreia no Sesc Pinheiros

Como uma resposta aos elevados índices de feminicídio no Brasil – só...

Agenda

Festival Internacional de Piano na Sala Cecilia Meireles

Há 16 anos, o Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro...

AgendaTeatro

“O Nome do Rato”, uma peça de teatro documental, chega ao Teatro Domingos Oliveira

Às margens da sociedade, onde o direito à moradia é negado, surgem...

AgendaTeatro

Cabaré Cibernético no Teatro Café Pequeno

O grupo Cabaré Incoerente, que em 2025 completou 11 anos de pesquisa...

Agenda

“Você ri de quê?” no Sesc Copacabana

É possível rir nos dias de hoje? O que provoca o riso?...

Agenda

A Ventania que Levou a Minha Casa faz temporada gratuita pela Grande São Paulo

A Cia Kukuru Itan mostra para a criançada um pouquinho da riquíssima...