AgendaLançamentosLiteratura

Mestre Touro é tema de livro

Compartilhe
Compartilhe

Homenagem aos irmãos “Bemvindo” na Festa da Penha com Manhã de Autógrafos, Exibição de Filme, Roda de Capoeira e Roda de Conversa na programação da 388ª edição da Festa da Penha, que volta ao bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, após a última realização no ano de 2020. No dia 8/10, domingo, a partir das 8h começa o evento com produção do professor e capoeirista Raphael Teixeira, autor do livro: MESTRE TOURO E MESTRE DENTINHO: os irmãos Bemvindo da Penha, lançamento na data.

Raphael Teixeira é mestre em Memória Social (UNIRIO). Graduou-se em Filosofia (UERJ), Artes Cênicas (UNIRIO) e há mais de 30 anos trabalha nas áreas de Cultura, Meio Ambiente, Arte e Educação junto aos territórios populares da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente leciona a disciplina Filosofia, na Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas (DIESP/SEEDUC-RJ).

Além do lançamento, os livros nos formatos físicos e e-books ficarão em escolas e bibliotecas da região à disposição dos leitores interessados pela biografia dos irmãos Bemvindo.. Para Raphael Teixeira, a história dos mestres Touro e Dentinho, que morreu em 2011 aos 60 anos, é uma contribuição valiosa para que a capoeira atuante na Penha se propague pelo mundo.

Olhar a Penha hoje é percebê-la com respeito e alegria. Mesmo sem morar no bairro, conheci e convivi, durante longos anos, com os irmãos Bemvindo que me guiaram através desse berço cultural onde o samba, a capoeira e a religiosidade lusa e afro-brasileira se encontram na Festa da Nossa Senhora da Penha. Tive o prazer de dirigir o curta-metragem documentário “Bemvindo” que completa 20 anos em outubro. Ele será celebrado com o livro sobre os Mestres – comenta Teixeira.

Mestre Dentinho: é nascido em 25/06/1952, Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, teve contato com o capoeirista Fernandinho da Bahia e através dele foi iniciado na capoeira. E a partir da composição da capoeira baiana e de elementos da capoeira carioca, Mestre Dentinho desenvolveu um estilo próprio de jogar capoeira, denominado por alguns de seus discípulos como “Angola da Penha”.

Grupo Auê: um dos mais antigos do Rio de Janeiro, o Grupo Auê foi fundado por Mestre Dentinho e hoje é liderado por seu filho, Mestre Alcino Bemvindo.

Mestre Touro: Antônio Oliveira Bemvindo é nascido em 03/11/1950, Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo. Iniciou seus conhecimentos na capoeira com Mestre Celso Pepe, discípulo de Mestre Leopoldina. Em 23 de abril de 1964 fundou o Grupo Corda Bamba.

Corda Bamba: o grupo comandado pelo mestre Touro, formou diversos mestres que hoje estão espalhados pelo mundo. Entre eles, o Mestre Preto Velho, Dennis Newsome – fundador do grupo de capoeira “Os Malandros do Mestre Touro”, com sede em Dallas, Estados Unidos – e o Mestre Guinho, que fundou o grupo “Oxés de Ouro”, em Valência, na Espanha. Com isso, a capoeira de mestre Touro seguiu pelos continentes.

Legado do Mestre

Além do grupo Corda Bamba, o mestre Touro também fundou o Espaço Cultural Manduca da Praia que é um local de acolhimento para as rodas de capoeira, onde podem ser realizadas. Também outras manifestações afro-brasileiras, como rodas de samba, culinária afro-brasileira e religiosidade. Assim contribuindo para a revitalização da região e resgatando a tradição das antigas festas da Penha.

O grande símbolo do Espaço Cultural Manduca da Praia é a estátua Homens de Fibra que homenageia os irmãos Bemvindo: Mestre Touro e Mestre Dentinho (in memoriam), ambos oriundos do Espírito Santo, mas que fizeram da Penha sua casa e onde começaram a praticar capoeira. A estátua simboliza a declaração da Roda de Capoeira do Largo da Penha, representada pelo Mestre Touro Bemvindo, e considerada como Patrimônio Imaterial da Cultura Carioca.

Serviço

Manhã de Autógrafos na Festa da Penha
LIVRO: “MESTRE TOURO E MESTRE DENTINHO: os irmãos Bemvindo da Penha”, de Raphael Teixeira
COM Roda de Capoeira, Roda de Conversa e exibição do filme documentário BEMVINDO (Raphael Teixeira)
DIA: 8/10, domingo, a partir das 8h, evento gratuito
LOCAL: Igreja Nossa Senhora da Penha (sala 13)
ENDEREÇO: Largo da Penha, 19 – Penha, Rio de Janeiro

Programação


• 8h/9h – café da manhã com exibição do filme BEMVINDO  
• 9h/10h – Roda de Conversa com participações: Arthur Lucena (Valores da Penha), Jorge Bemvindo, Mestre Alcino (filho do Mestre Dentinho), Ramildo Belizário da Silva (Pres. da Ass. De Moradores das 4 Bicas e FAFERJ), Raphael Teixeira (Autor) Mestre Touro, Prof. Dr. Gabriel Cid, Prof. Dr. Sérgio Luiz e Padre Sardinha (capítulo sobre a Festa da Penha)
• 10h/11h – Mesa de autógrafos
• 11h/12h – Roda de Capoeira
• 12h – Confraternização
• 13h –Encerramento

O projeto teve incentivo do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaFestivaisFilmes

Festival de Cinema de São Bernardo anuncia filmes selecionados de sua 2º edição

O 2º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo, que acontecerá...

AgendaTeatro

Quilombo MemORÍa, de André Santos, tem duas apresentações em CEUS de Osasco

Dirigida por Eduardo Silva e estrelada André Santos e Miriam Limma, a...

AgendaLiteratura

‘Intermitências apenas’, da poeta Valéria Grassi, será lançado na Janela Livraria

A obra traz poesias escritas num formato inovador: entre vírgulas e com...

AgendaArtes Visuais

Exposiçõ inédita de César Oiticica Filho celebra 15 anos de galeria

"CORLUZ", exposição com texto crítico de Paula Borghi, reúne obras em grande...

AgendaFestivaisMúsica

8º Festival Ópera na Tela ocupa o Parque Lage e retorna a São Paulo depois de seis anos

Evento celebra Puccini no centenário de sua morte com projeções de espetáculos...

EntrevistasLiteratura

Beija-Flor de Concreto: Andrey Jandson conversa sobre a escrita

Livro combina sensibilidade e realismo mágico para abordar as nuances da condição...

AgendaLiteraturaTeatro

SP Escola de Teatro lança livro “Eternizar Em Escrita Preta 5”

Acontece em 21 de novembro, a partir das 19h, o lançamento do...