Ocupando lugar de destaque entre os artistas gráficos latino-americanos contemporâneos, a ilustradora Issa Watanabe apresentará, a partir do dia 7 de novembro, na sede do Instituto Cervantes, em Botafogo, cerca de 30 trabalhos em sua exposição individual “Migrantes”. A inauguração contará com a presença do cônsul do Peru, Carlos Enrique García Castillo, e do diretor do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, José Vicente Ballester Monferrer.
Exibida em Cádiz por ocasião do IX Congresso Internacional da Língua Espanhola, e nos Institutos Cervantes de Roma, Salvador e Brasília, a mostra reúne um recorte das séries Migrantes e Kintsugi, composições produzidas entre 2019/2023 utilizando a técnica de lápis de cor sobre fundo digital, e tem curadoria de Alonso Ruiz Rosas. O conjunto permite apreciar a consistência de uma aposta que, à sua maneira, também consegue transmitir a façanha do sopro épico ao lirismo da intimidade reconstruída. “Migrantes” tem classificação livre e poderá ser visitada gratuitamente até o início de janeiro de 2025.
“Concluí meu primeiro desenho depois de assistir a uma série do fotógrafo Magnus Wenman, na qual retratava crianças sírias dormindo em acampamentos improvisados no meio da floresta. O olhar das crianças não era apenas profundamente triste, mas refletia, sobretudo, o terror que sentiam. Perderam suas casas, experimentaram as atrocidades da guerra, da pobreza extrema; vivenciaram o sofrimento pela perda dos pais ou irmãos de forma tão violenta e não há conforto. O que posso fazer senão desenhar? Pelo menos tentar, através de um desenho, chegar àquela floresta?”, diz Issa Watanabe.
“Uma ilustração me levou à seguinte e assim, aos poucos, sem ter planejado, fui seguindo um caminho. Um caminho que me levou quase dois anos, porque por mais que avançasse, a jornada não terminava”.
Saiba mais sobre Issa Watanabe
Nascida em Lima, em 1980, Issa Watanabe é uma das ilustradoras ibero-americanas mais reconhecidas dos últimos anos. Seu livro Migrantes (2019), publicado na Espanha e em dezoito países incluindo o Brasil (Solisluna Editora), recebeu importantes distinções, como o Prêmio Libreter (Barcelona, 2020) e o Grande Prêmio BIBF Ananas (Pequim, 2021). O seu recente livro, Kintsugi (2023), ganhou o Prêmio BolognaRagazzi 2024. O percurso da artista é em grande parte autodidata: começou a estudar Literatura na Pontifícia Universidade Católica do Peru, depois viveu em Maiorca, onde frequentou alguns cursos de artes e, em 2013 retornou à capital peruana para se dedicar integralmente ao seu trabalho criativo.
Link do livro de Issa Watanabe, publicado no Brasil: https://emilia.org.br/selo/migrantes/
Serviço
“Migrantes” – exposição individual com ilustrações da artista peruana Issa Watanabe
Curadoria: Alonso Ruiz Rosas
Abertura: dia 7 de novembro, quinta-feira, às 19h
Local: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo
Visitação: de 8 de novembro de 2024 a 7 de janeiro de 2025
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 20h
Coorganização: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.
Coorganizadores parceiros: Centro Cultural Inca Garcilaso, Embaixada do Peru, Consulado Geral do Peru no Rio de Janeiro, Embaixada da Espanha no Brasil – Departamento Cultural.
Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio
Entrada gratuita
Classificação livre
Comente!