AgendaFilmes

MIS São Paulo abre as portas para os 50 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/05/image004-1600x997.jpg" rel="nofollow"> &title=MIS%20S%C3%A3o%20Paulo%20abre%20as%20portas%20para%20os%2050%20anos%20do%20N%C3%BAcleo%20de%20Cinema%20de%20Anima%C3%A7%C3%A3o%20de%20Campinas" rel="nofollow"> &name=MIS%20S%C3%A3o%20Paulo%20abre%20as%20portas%20para%20os%2050%20anos%20do%20N%C3%BAcleo%20de%20Cinema%20de%20Anima%C3%A7%C3%A3o%20de%20Campinas" rel="nofollow">

Cinco décadas de traços, ideias e movimento. O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas chega aos seus 50 anos em 2025 e celebra com uma programação especial no dia 31 de maio no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.

Fundado por Wilson Lazaretti em 1975 — e com a chegada de Maurício Squarisi quatro anos depois — o Núcleo construiu um sólido legado baseado na liberdade artística e no poder da educação. Ao todo, são mais de 400 curtas, dois longas-metragens e mais de 2.500 oficinas realizadas em diferentes cantos do país e até no exterior, incluindo atividades com comunidades indígenas, quilombolas e com pessoas com deficiência. Mais do que ensinar a técnica, o Núcleo desenvolveu uma filosofia própria: a animação como uma forma de expressão do traço único de cada um, acessível a qualquer pessoa, seja criança, jovem ou adulto. Em 50 anos de história, firmou-se como um dos núcleos independentes de produção e pesquisa de animação mais antigos e atuantes do mundo e se destaca também pela formação de novos talentos.

Para contar um pouco dessa trajetória, as atividades no MIS, no dia 31, começam às 10h, com uma pequena exposição sobre a história do Núcleo e entrega de um instrumento especial para construção e produção de animação, um zootroscópio, que ficará no MIS. No bate-papo, os fundadores do Núcleo, Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, se encontram com os animadores Patrícia Alves Dias e Arnaldo Galvão.

Com uma trajetória que se entrelaça com a própria história do Núcleo de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti é uma referência incontornável na produção e no ensino da animação no Brasil. Artista visual, animador e professor no Instituto de Artes da Unicamp desde a década de 1990, Lazaretti formou e inspirou inúmeros estudantes, sempre incentivando o pensamento crítico, a liberdade no traço e o comprometimento com a poética pessoal. Como artista, construiu um repertório autoral que atravessa temáticas sociais e filosóficas, sendo reconhecido nacional e internacionalmente. Trabalha atualmente na produção de seu segundo longa metragem, História Durante uma História. Autodidata, também fabrica materiais didáticos e brinquedos ópticos para o ensino da animação.

O campineiro Maurício Squarisi é animador, cartunista e diretor de cinema. Integra o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas desde 1979, onde desenvolve atividades educativas e de formação, mantendo, paralelamente, um intenso trabalho autoral. Em seu vasto currículo, estão dezenas de filmes que dirigiu, além da participação em inúmeros outros trabalhos como produtor, animador e colaborador. Atualmente, dedica-se a Vapor Speranza, seu segundo longa, que reforça seu interesse por temas históricos, desta vez abordando a imigração italiana. Fez curadoria para o ECOCINE – Festival de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, Festival Curta-flix, três edições da Mostra Curta Audiovisual Campinas e acumula participação em júri de vários festivais no Brasil e exterior e como parecerista em editais de audiovisual da Bahia e Pernambuco.

Nascida em Olinda (PE), Patrícia Alves Dias é realizadora e criadora de cinema infantojuvenil. Formada em desenhos animados pelo National Film Board of Canada (NFBC – Escritório Nacional do Filme do Canadá) e artista residente nos Estúdios de Cinema de Barrandov Jirí Trnka (República Tcheca), é mestre em Educação pela UERJ, com especialização em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea. Sua obra já foi premiada em importantes festivais e instituições, como UNICEF/OETI Barcelona, Anima Mundi, Prix Jeunesse América Latina, Nueva Mirada, Ottawa Animation, CINANIMA, Festival de Havana. Seu projeto Carta Animada pela Paz foi reconhecido pela UNESCO/Paris como uma das Melhores Práticas de Mídia da América Latina. Dirigiu a série O Menino que Engoliu o Sol (13 episódios), finalista do Japan Prize, realizada com recursos da ANCINE, EBC e BRDE, e produzida por Joel Pizzini. Atualmente, também leciona para crianças na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Nascido em Recife e radicado em São Paulo desde 1972, Arnaldo Galvão iniciou sua carreira como cartunista em veículos como PasquimVersus e Folha de S.Paulo. A partir dos anos 1980, passou a se dedicar à animação, atuando em roteiros, criação de personagens e direção de curtas, séries e longas. Trabalhou com Mauricio de Sousa, integrou o núcleo criativo do programa Rá-Tim-Bum e foi professor convidado em instituições como o Sesc e a Universidade Anhembi-Morumbi.Seu curta Almas em Chamas (2000) foi exibido em 70 festivais internacionais e recebeu 20 prêmios, incluindo Gramado, Brasília e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Fundador da ABCA e da ABRANIMA, coordenou o livro Animação Brasileira: 100 Animações Essenciais e atuou como jurado e curador em festivais como Annecy e Ottawa. Em 2025, estreia nos cinemas com dois longas de animação: Mundo Proibido, premiado em Annecy 2022, e Fabulosos João e Maria, já selecionado por 45 festivais e vencedor de 18 prêmios.

Longas-metragens

A tarde do dia 31 é de exibição de filmes no MIS, com apresentação dos dois longas metragens produzidos pelo Núcleo, a partir das 14h.

Café: Um Dedo de Prosa, dirigido por Maurício Squarisi, é um desenho animado que conta a história do café no Brasil. Entre outros prêmios foi contemplado com o “Melhor roteiro de documentário” no Festival Internacional O Cubo de Cinema em Língua Portuguesa e premiado pelo júri popular no 8º Arraial Cine Fest.

A história começa com o encontro de um casal de amigos em uma cafeteria. Enquanto saboreiam a bebida cafeinada, conversam sobre a história do café, desde a descoberta na África até a malandra entrada no Brasil e toda a influência que teve na economia e na cultura do país. Toda a prosa dos amigos, vividos por Vera Holtz e Wandi Doratiotto, é ilustrada por desenho animado.

História Antes de uma História, de Wilson Lazaretti, esteve entre os 23 candidatos à indicação brasileira para o Oscar 2018, entre os três finalistas do Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro e foi finalista na categoria de Melhor Filme de Animação na 5ª edição do Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano.

O filme, que foi lançado em 2017 após 13 anos de produção, apresenta ao público o Dr. K, um velho senhor que gosta de caminhar bastante, sempre curioso e em busca de novos conhecimentos. A certa altura do caminho, estranhos e misteriosos objetos começam a aparecer em sua estrada. Aos poucos, Dr. K percebe que os objetos, na verdade, vão ajudá-lo a desvendar um mistério muito maior: as técnicas para se criar uma animação.

Serviço

50 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no MIS São Paulo

Data: 31 de maio de 2025 (sábado)

Local: MIS-São Paulo – Av. Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo/SP

10h – Abertura

Roda de conversa sobre animação com Wilson Lazaretti, Mauricio Squarisi, Patrícia Alves Dias e Arnaldo Galvão

Exibição de curtas-metragens

14h – Sessões de longas-metragens do Núcleo: Café, Um Dedo de Prosa e História Antes de Uma História (com intervalo e bate-papo com os realizadores após cada exibição)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesInfantilNotícias

Pixar anuncia ‘Gatto’: nova animação dos criadores de ‘Luca’

A Pixar Animation Studios surpreendeu os fãs ao anunciar seu mais novo...

FilmesNotíciasVideos

Spaceballs 2 é oficialmente anunciado por Mel Brooks

Nesta quinta-feira (12), a Amazon MGM Studios lançou um teaser hilário com...

CríticasFilmes

Como Treinar Seu Dragão live-action copia, cola e repete a mágica

A chegada de “Como Treinar Seu Dragão” live-action, poucos dias depois de...

FilmesTrailersVideos

Superman ganha um vibrante último trailer

O que esperar do novo filme do novo filme do Homem de...

Artes VisuaisCríticasFilmesVideos

Humano: Uma Viagem pela Vida, do diretor Yann Arthus-Bertrand

Pessoas comuns falam espontaneamente o que pensam sobre amor, morte, ódio, discriminação,...

AgendaTeatro

“Clara Nunes – A Tal Guerreira” chega a Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Após temporadas em São Paulo e Fortaleza, o musical “Clara Nunes –...

AgendaFestivaisFilmes

Curitiba recebe a 14a edição do Festival Olhar de Cinema

Está começando a 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional...

ClássicosFilmesVideos

Encontro com Lacan: Documentário

O Documentário "Encontro com Lacan" retrata a vida cotidiana e obra do...

FilmesNotícias

James Gunn anuncia oficialmente novo filme da Mulher‑Maravilha no reboot do DCU

James Gunn, cocriador do novo universo da DC, revelou que um novo filme...

AgendaDançaFestivais

Festival Visões Urbanas transforma São Paulo no centro da Dança Contemporânea

Aberto às diversas tendências da dança e da performance contemporâneas, o Visões...

AutoralFilmesTrailers

From Business to Being: Entenda algo da Síndrome de Burnout

Documentário alemão dirigido pela dupla Hanna Henigin e Julian Wildgruber aborda o...

AstrosColunasFilmes

Ressignificar a partir de traumas: Rambo V

John Rambo vive tranquilamente em um rancho no Arizona, mas quando recebe...