O encontro do mar com o rio, que forma ondas enormes em um espetáculo visual de tirar o fôlego e, que também pode provocar grandes mudanças é o cenário do novo espetáculo para a primeira infância da 2 Mililitros Cia. Teatral. Com direção de Victoria Ariante, dramaturgia de Elenice Zerneri e atuação de Júlia Mariano e Thiane Lavrador, Pororoca estreia dia 8 de março, sábado, às 15h, no Teatro B32.
Primeira montagem para bebês da 2 Mililitros que utiliza palavras (nas peças anteriores a companhia prioriza outras maneiras de comunicação sem ser verbal, como a linguagem corporal ou por meio de sons e luzes), Pororoca traz para a cena as reconfigurações que um núcleo familiar passa com a chegada de um irmão mais novo.
Em Pororoca, Aruá é um caramujo que vive no rio Amazonas. Sua vida segue bem tranquila até que a passagem da pororoca tira tudo do lugar! O fundo do rio vira uma bagunça e o pior: a sua concha desapareceu. Quando finalmente encontra sua concha, Aruá descobre que um outro molusco, menor e mais jovem, tomou posse de seu refúgio e agora vive dentro dele.
Palavra como mais um elemento
Com o desafio de mesclar poesia e compreensão e envolver não somente os bebês, mas também os adultos, Pororoca apresenta um forte apelo visual e sensorial. A cenografia lembra um “parquinho” com uma estrutura sinuosa por onde as atrizes circulam fazendo alusão às curvas de um rio. Trilha sonora, iluminação, movimentos corporais e dramaturgia se somam ao cenário criando um universo lúdico.
Segundo a atriz Thiane Lavrador a junção de todos os elementos presentes na cena, como músicas, imagens, sons, cores e textos cria uma atmosfera divertida. “É uma viagem debaixo d’água, onde a plateia acompanhará a trajetória de Aruá e suas aventuras para saber o que aconteceu com sua concha e quem é o novo morador”, adianta ela. Já a atriz Júlia Mariano pontua: “Nesse caminho cheio de novidades, o ambiente reconfigurado move nosso caramujo para tentar fazer com que tudo volte ao seu devido lugar. Mas será possível?”.
Estreando na dramaturgia para a primeira infância, a autora Elenice Zerneri conta que foi um aprendizado colocar a palavra em patamar de igualdade com o resto dos elementos que contam uma história. “Recorri a rubricas poéticas do tipo ‘a mesma trilha sonora que constrange pessoas em um elevador, barulho de mosca, bola de feno na estrada, uma folha que a correnteza leva’ para tentar dar conta das sensações. Nesse sentido, a direção cuidadosa e a experiência prévia das atrizes da 2 Mililitros foram fundamentais. A palavra, na peça, é só mais um elemento, só mais uma das tantas coisas que dizem”.
O que é pororoca?
Derivado do Tupi que designa “estrondo”, Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas a partir do encontro das águas do mar com as águas do rio. O fenômeno se torna mais evidente nas mudanças de fase da lua, especialmente na lua cheia e nova. O processo ocorre quando os níveis das águas oceânicas se elevam e essas invadem a foz do rio. O confronto dessas águas promove o surgimento de grandes ondas que podem atingir até dez metros de largura e cinco de altura e a uma velocidade que oscila entre 30 e 35 quilômetros por hora.
No Brasil esse fenômeno ocorre na foz do rio Amazonas, litoral do Estado do Pará e no rio Mearim, Estado do Maranhão. O encontro das águas promove um verdadeiro espetáculo, mas provoca também um rasto de destruição nas margens dos rios, retirando muitas árvores, algumas dela de grande porte. Pode-se prever a pororoca com duas horas de antecedência, pois a força da água vinda da cabeceira provoca um barulho muito forte e inconfundível.
Serviço:
POROROCA
Com a 2 Mililitros Cia. Teatral
De 8 a 23 de março, sábado e domingo às 15h.
Teatro B32 – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3732 – Itaim Bibi, São Paulo.
40 minutos | Livre (recomendado para crianças de 0 a 5 anos) | De R$ 45,00 a R$ 90,00 (vendas pelo site teatrob32.com.br/pororoca/).
Ficha técnica:
Direção – Victoria Ariante. Dramaturgia – Elenice Zerneri. Elenco – Júlia Mariano e Thiane Lavrador. Preparação e Técnicas de Palhaço – Luciana Viacava. Trilha Sonora Original – Gui Leal & Kumkani Studio. Técnicos e Operadores de Som – Igor Souza e Lucas F. Paiva. Cenário – Lorenza Gioppo. Cenotécnica – Katiana Aleixo. Figurinos – Luana U. Costureiras – Amanda Pilla B., Samantha Macedo e Florisbela Ribeiro dos Santos. Iluminação – Ariel Rodrigues. Fotos e Vídeos – Lyvia Gamerc. Design Gráfico – Felipe Fiuza. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Assistência de Produção – Isadora Petrin | PiTô Produções. Produção – 2 Mililitros Cia Teatral.
Comente!