Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

O musical “O Boi e o Burro no caminho de Belém” se apresenta no Teatro I do CCBB RJ

O teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro recebe, de 09 a 19 de dezembro, de quinta a domingo sempre às 18h, o musical infantil “O Boi e o Burro no caminho de Belém”, primeiro texto de Maria Clara Machado, escrito em 1953, com direção de Fernanda Vianna e direção musical e arranjos de Ernani Maletta.

Com linguagem simples, poética e bem-humorada, a peça retrata o mistério da noite de Natal pelo olhar fraterno do Boi e do Burro. Personagens reais e fictícios como pastoras, pastores, Reis Magos, anjos e a Estrela de Belém se misturam com os dois animais, até que, com a chegada de Maria, José e do menino Jesus, o Natal acontece. Temas como amizade, magia, diversidade e encontros são abordados na história. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.

“Eu tenho uma alegria enorme em trabalhar neste universo infantil, é um terreno muito fértil no qual me sinto muito livre. A peça é uma farsa-mistério que recria a noite de Natal através do olhar de pessoas simples, por meio dos dois personagens principais e de uma história mágica e bem-humorada, que atinge todas as idades. Gosto de pensar que um espetáculo infantil de qualidade agrada ‘meninos pequenos ou calvos’, como disse Carlos Drummond de Andrade”, comenta Fernanda Vianna.

O espetáculo será acompanhado por um coro que irá executar as canções ao vivo, com um repertório natalino de clássicos e de músicas regionais que imprimem um olhar bem brasileiro para a história, que passa longe da neve e do estilo americanizado usualmente associado a essa data. A montagem tem cenário e figurinos de Carlos Alberto Nunes, maquiagem de Mona Magalhães, e traz no elenco o ator Evandro Heringer e a atriz Leticia DiCassia respectivamente como o Boi e o Burro.

Serviço

O BOI E O BURRO NO CAMINHO DE BELÉM

Temporada: 9 a 19 de dezembro de 2021

Horário: quinta a domingo às 18h

Local: CCBB RJ – Teatro 1

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.

Informações: (21) 3808-2020

Ingressos: à venda na bilheteria do teatro ou pelo site https://www.eventim.com.br

Valor: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)

Capacidade: 172 lugares

Faixa Etária: a partir de 3 anos

Duração: 40 minutos

**sessão com libras: 10 de dezembro, às 18h.

**CCBB Rio de Janeiro: aberto de quarta a domingo das 9h às 20h. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 e uso de máscaras. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados previamente no site ou aplicativo Eventim ou na bilheteria do CCBB.

 

Sobre o CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda. Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil conta com mais de 30 anos de história e celebra mais de 50 milhões de visitas ao longo de sua jornada. O CCBB é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade.  Agente fomentador da arte e da cultura brasileira segue em compromisso permanente com a formação de plateias, incentivando o público a prestigiar o novo e promovendo, também, nomes da arte mundial. O prédio possui uma área construída de 19.243m². O CCBB ocupa este espaço com diversas atrações culturais, como música, teatro, cinema e exposições. Além disso, possui Biblioteca, além de abrigar o Arquivo Histórico e o Museu Banco

 

Fernanda Vianna – diretora

Atriz e bailarina profissional, Fernanda Vianna integra o Grupo Galpão desde 1995, onde participou de espetáculos como “Romeu e Julieta” (como Julieta), “A Rua da Amargura”, “Um Molière Imaginário, “Tio Vânia” (como Helena), “De Tempo Somos” e o recente “Outros”. Integrou o Grupo Transforma e Grupo de Dança Primeiro Ato, quando recebeu o Prêmio Sated de Melhor Bailarina (1990) pelo espetáculo “Carne Viva”. É graduada em fisioterapia e trabalhou como preparadora corporal em espetáculos de companhias teatrais como Grupo Galpão, Companhia Teatral Odeon e Grupo Armatrux. Em cinema trabalhou em diversas produções como “Moscou”, de Eduardo Coutinho, ‘Transeuntes”, de Eryk Rocha, “O País do Desejo”, de Paulo Caldas, “Meu Pé de Laranja Lima”, de Marcos Bernstein, “O Que se Move”, de Caetano Gotardo e “O Lodo”, de Helvécio Ratton. Na televisão, participou da minissérie “Hoje é Dia de Maria”, de Luiz Fernando Carvalho, da novela “Além do Horizonte”, da série “Justiça” e ainda do especial “O Natal de Rita”, como a personagem-título. Dirigiu o espetáculo musical infantil “Berenice e Soriano”, de Manuela Dias, pelo qual recebeu o Prêmio Sinparc de Melhor Direção em 2017. Recebeu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Fortaleza de 1999 por sua atuação no curta “Toda Hora é Hora” e pelo filme “O Que se Move” recebeu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Gramado em 2012.

 

Ficha Técnica:

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Elenco:

Evandro Heringer – Boi

Leticia DiCássia – Burro

João Pedro Vasconcelos – Pastor, Rei Branco, Coro de anjos

Danny Maia – Pastorinha, Rei Amarelo, Carneiro, Coro de anjos

Vinicius Bicalho – Pastor, Rei Negro, Coro de anjos

Emanuelle Cardoso – Coro de anjos, Maria

Og Martins – Coro de anjos, José

Letícia Muniz – Coro de anjos

Carlos Morais – Coro de anjos

Dayvid Lucyan– Coro de anjos

 

Equipe de Criação:

Texto: Maria Clara Machado

Direção: Fernanda Vianna

Direção Musical e Arranjos: Ernani Maletta

Cenografia: Carlos Alberto Nunes e Vinícius Bicalho

Figurino: Carlos Alberto Nunes

Assistente de figurino: Vinícius Bicalho

Maquiagem: Mona Magalhães

Assistência de Direção e Coreografias: Lucas Resende

Iluminação: Juliano Coelho

Designer de som: Fábio Rodrigues

Adereços: Carlos Alberto Nunes, Vinícius Bicalho e Antônio Lima

Operador de Luz:Juliano Coelho

Operador de som: Fábio Santos

Assistente técnico: Rodrigo Lopes

Projeto Gráfico: Laura Bastos

Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues – Aquela que Divulga

Comunicação On-line: Letícia Leiva e Matheus Carvalho

Edição de Vídeo: Matheus Gepeto

Design: Cacá Duarte

Fotografia: Luiza Vianna

Coordenação administrativo financeira: Marcos Queiroz

Assessoria de planejamento: Beatriz Radicchi

Produção Executiva: Rose Campos

Produção: Oitis Produções Culturais

 

Agradecimentos: Caseiras Produções Culturais, Ana Luisa Lima, Cacá Mourthé, Grupo Galpão, Rodrigo Lopes

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Panini lança nova coleção de Homem-Aranha no Brasil

Próxima publicação

Chicken From Angola celebra as raízes africanas com sintetizadores e percussão em novo EP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir