A história de um homem que abre mão da própria felicidade em favor de sua esposa e filhos é contada em Enoch Arden, que a Companhia Razões Inversas estreou em 2021, ainda durante a pandemia, em comemoração a seus 30 anos de trajetória.
E, agora, o trabalho ganha uma temporada de circulação pelo interior e litoral de São Paulo. A próxima apresentação é em Ourinhos, dia 26 de fevereiro, quarta -feira, às 20h, no Teatro Municipal Miguel Cury.
Com direção de Marcio Aurelio, texto de Alfred Tennyson e música de Richard Strauss, Enoch Arden (Op, 38, TrV. 181, de Richard Strauss) é um melodrama para narrador e piano escrito em 1897 para o poema narrativo do famoso poeta inglês, Sir Alfred Tennyson. A montagem da Cia Razões Inversas é interpretada pelo ator Paulo Marcello e pelo pianista Fernando Esteves
Para esta encenação foi realizada uma nova tradução da obra, mantendo o texto integral, uma vez que todas as traduções e apresentações anteriores feitas no Brasil foram feitas a partir de uma versão bastante reduzida da obra.
Pode-se considerar a figura de Enoch Arden como um anti-Ulisses. Ao retornar para sua casa após dez anos desaparecido, Enoch encontra sua mulher num novo casamento, com seus filhos sob os cuidados de seu antigo amigo e rival amoroso da juventude. Ao contrário de Ulisses, que aniquila os pretendentes de sua esposa, Enoch esconde sua identidade e decide jamais revelá-la enquanto estiver vivo para não comprometer a felicidade dos filhos e de sua, agora, ex-mulher.
Trata-se assim de uma história de amor incondicional, na qual o homem abre mão de sua própria felicidade em favor da felicidade de sua esposa e de seus filhos, um comportamento contrário ao que se pode observar da maioria dos homens e infelizmente raro na atualidade, em especial na triste realidade que nosso país enfrenta em relação à violência de gênero.
A composição musical de Richard Strauss, que à sua época impulsionou ainda mais sua fama e carreira, foi descrita como música incidental. Consiste principalmente em breves interlúdios indicativos de mudanças de tempo e ambiente, bem como momentos de pontuação e comentários. Cada uma das duas partes é introduzida por um prelúdio e conclui com um poslúdio.
Strauss usa leitmotifs para identificar cada um dos personagens: Enoch Arden (uma sequência de acordes em Mi bemol), Annie Lee (uma figura crescente em Sol), Philip Ray (uma melodia em Mi), o mar (Sol menor). Ele não as desenvolve em melodias, mas as usa estaticamente. Existem longas passagens onde o piano fica em silêncio enquanto permanece apenas a narrativa.
Sinopse
O herói do poema, o pescador que virou marinheiro mercante Enoch Arden, deixa sua esposa Annie e três filhos para ir ao mar com seu antigo capitão, que lhe oferece trabalho depois que ele perdeu o emprego devido a um acidente; refletindo a visão masculina do herói sobre o trabalho e as dificuldades pessoais para sustentar sua família, Enoch Arden deixa sua família acreditando assim servi-los melhor como marido e pai.
No entanto, durante sua viagem, Enoch Arden naufraga em uma ilha deserta com dois companheiros; ambos eventualmente morrem, deixando Arden sozinho lá. Esta parte da história é uma reminiscência de Robinson Crusoé. Enoch Arden permanece perdido e desaparecido por mais de dez anos.
Ele descobre ao retornar do mar que, após sua longa ausência, sua esposa, que o acreditava morto, está casada novamente, um casamento feliz com outro homem, seu amigo de infância Philip (Annie conhece os dois homens desde a infância, daí a rivalidade), e tem um filho com ele. A vida de Enoch permanece vazia, com um de seus filhos agora morto, e sua esposa e os filhos restantes sendo cuidados por seu antigo rival.
Ficha Técnica
Texto: Alfred Tennynson
Tradução: Paulo Marcello
Música: Richard Strauss
Encenação: Marcio Aurelio
Ator/narrador: Paulo Marcello
Piano: Fernando Esteves
Projetos de luz, cenário e figurinos: Marcio Aurelio
Preparação corporal: Luciana Hoppe
Operação de luz e vídeo: André Luiz Lemes
Fotografia: Thiago Mucha
Programação visual: Paulo Marcello
Divulgação: Pombo Correio
Produção: Cristiane Klein – Dionísio Produção
Direção de produção: Paulo Marcello
Serviço
Enoch Arden, com a Cia. Razões Inversas
26 de fevereiro às 20h (quarta-feira)
GRATUITO
Teatro Municipal Miguel Cury – R. Nove de Julho, 496 – Centro, Ourinhos – SP
Telefone: (14)3302.3344
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Comente!