A exposição gratuita “Nascentes que Banham as Matas”, na Pinacoteca Benedicto Calixto, apresenta 30 obras visuais da artista Cristina Schleder que, embora convivam sob a mesma temática, apresentam propostas artísticas diferentes, com intenções, técnicas e dimensões variadas – são divididas em três grupos: telas recortadas, colagens e fotografias.
As colagens, que ao longe, à primeira vista, mais parecem pinturas ou desenhos, sugerem romper o conceito genérico de colagem, que, no caso, se apresentam em médias e pequenas dimensões, em um trabalho intimista e delicado sobre papel, que remete à tradição do desenho.
Já as fotos foram tiradas somente em dias nublados, após longos períodos de chuva. “Neste ensaio fotográfico, eu tive como parceiros os ventos e as chuvas, sendo que eles me forneceram este efeito, que eu congelei no click do meu olhar”, conta Cristina.
A exposição faz parte do projeto “Arte na Pinacoteca”, que tem o objetivo de promover e disponibilizar às crianças, jovens, estudantes, professores e interessados manifestações culturais diversas.
Serviço
Exposição “Nascentes que banham as Matas”
Pinacoteca Benedicto Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP
Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h, até 22/10/2023
Tel.: (13) 3288-2260 e (13) 9.9734.6364