Uma das novidades da última edição do Prêmio Shell de Teatro, a categoria Destaque Nacional se firma como um importante diálogo com a produção teatral de todo o Brasil e é voltada para espetáculos do país inteiro, à exceção dos que tenham estreado no Rio de Janeiro ou São Paulo, que poderão concorrer nas nove tradicionais categorias do Prêmio. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 15 de novembro.
O júri traz nomes de Curitiba, Bahia, Ceará e Minas Gerais: Giovana Soar (atriz, diretora, tradutora e curadora), Marcio Meirelles (encenador, dramaturgo e gestor cultural), Dane de Jade (atriz, pesquisadora e gestora cultural) e Guilherme Diniz (pesquisador, crítico cultural e professor).
Em 2025, o Prêmio Shell de Teatro chega a sua 35ª edição e a cerimônia acontecerá em março, no Rio de Janeiro. O anúncio dos indicados na Categoria Destaque Nacional será feito em dezembro.
Para concorrer à Categoria Destaque Nacional, será necessário se inscrever preenchendo o formulário. Os espetáculos devem ter realizado um mínimo de 10 (dez) apresentações públicas, entre 1º de novembro de 2023 e 31 de outubro de 2024. Não serão elegíveis espetáculos montados exclusivamente para o formato virtual. A produção deverá preencher o formulário e enviar um vídeo com o registro integral do espetáculo. Só podem participar grupos e/ou profissionais estabelecidos com, no mínimo, 3 anos de atuação comprovada
O Júri
O júri do 35º Prêmio Shell de Teatro é composto por Ana Luisa Lima (professora, produtora e gestora cultural), Biza Vianna (figurinista, diretora de arte e produtora cultural), Daniele Ávila (artista de teatro, crítica e curadora), Leandro Santanna (produtor cultural, gestor público e ator) e Paulo Mattos (curador e produtor cultural), no Rio de Janeiro, e por Evaristo Martins de Azevedo (crítico de arte), Ferdinando Martins (professor e crítico de arte), Lucelia Sergio (atriz, diretora e dramaturga), Luiz Amorim (ator, diretor e gestor em produção cultural) e Maria Luisa Barsanelli (jornalista), em São Paulo. O júri que analisará os espetáculos que disputarão a categoria “Destaque Nacional” é formado por Giovana Soar (atriz, diretora, tradutora e curadora), Marcio Meirelles (encenador, dramaturgo e gestor cultural), Dane de Jade (atriz, pesquisadora e gestora cultural) e Guilherme Diniz (pesquisador, crítico cultural e professor).
Comente!