AgendaArtes VisuaisEducação

Projeto Cultura Videomaker ensina jovens de baixa renda de Porto Feliz (SP) a produzir conteúdo para redes sociais

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Arquivo-Numen-Produtora_2022_Easy-Resize.com_.jpg" rel="nofollow"> &title=Projeto%20Cultura%20Videomaker%20ensina%20jovens%20de%20baixa%20renda%20de%20Porto%20Feliz%20%28SP%29%20a%20produzir%20conte%C3%BAdo%20para%20redes%20sociais" rel="nofollow"> &name=Projeto%20Cultura%20Videomaker%20ensina%20jovens%20de%20baixa%20renda%20de%20Porto%20Feliz%20%28SP%29%20a%20produzir%20conte%C3%BAdo%20para%20redes%20sociais" rel="nofollow">

Idealizada pela Numen Produtora, iniciativa tem como objetivos introduzir os participantes à linguagem audiovisual e ampliar as oportunidades no mercado de comunicação

Diante da democratização na produção e consumo de conteúdo digital que vivemos nos últimos anos, o projeto Cultura Videomaker tem como missão capacitar 90 jovens de baixa renda moradores de Porto Feliz (SP) a produzir vídeos usando celulares como ferramenta de gravação e edição. A iniciativa, idealizada pela Numen Produtora, acontece entre 05 de setembro e 07 de outubro, e conta com uma palestra, a oficina audiovisual e um evento de encerramento.

O projeto tem como inspiração a pesquisa “Juventudes e Conexões”, que consultou 1.400 pessoas entre 15 e 29 anos, e mostra como a produção de conteúdo para redes sociais é impactante na vida desses jovens. Segundo o estudo, 51% dos participantes acreditam que a internet estimula a inovação ou a geração de ideias; 70% consideram que a internet estimula a colaboração entre empreendedores; e 30% afirmam que a relação consigo mesmo melhorou com o acesso a conteúdos sobre cabelo, corpo, sexualidade e identidade.

Em diálogo com essa realidade, o Cultura Videomaker tem como principais objetivos introduzir os participantes na linguagem audiovisual; promover a inclusão digital a partir do ensino de produção de conteúdo para influenciadores digitais; melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral; e ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho.

Até o final do ano, a iniciativa deve passar pelos municípios de Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), São Paulo (SP) e Pedro Afonso (TO) e oferecer a formação gratuita para 450 jovens a partir de 13 anos. E, durante as aulas, serão produzidos 150 vídeos de até 5 minutos que serão disponibilizados gratuitamente no canal do projeto no YouTube.

O projeto Cultura Videomaker é uma ação cultural idealizada pela Numen Produtora e realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Porto Feliz conta com o patrocínio da Toyota do Brasil e apoio da Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.

“Na Toyota, acreditamos no poder transformador da educação e na importância de oferecer oportunidades para que os jovens possam desenvolver seus talentos. Ao apoiar o projeto Cultura Videomaker, estamos investindo no futuro desses jovens, capacitando-os a expressar suas histórias e perspectivas únicas através da linguagem universal dos vídeos”, ressalta Otacílio do Nascimento, Gerente de Comunicação Corporativa da Toyota do Brasil.

Atividades do Cultura Videomaker

A primeira atividade do projeto é um bate-papo sobre o tema “A produção Audiovisual”, que acontece no dia 05 de setembro, no salão da Secretaria da Cultura, às 18h. A ideia é introduzir os jovens ao tema e incentivá-los a participar das aulas. 

Já a formação em produção de conteúdo para redes sociais acontece de 11 a 15 de setembro na Secretaria de Cultura, e de 18 a 22 de setembro na Estação das Artes. Em cada local, haverá uma turma matutina (das 08h às 12h), uma vespertina (das 13h às 17h) e uma noturna (das 18h às 22h). Para se inscrever, os interessados precisam ter no mínimo 13 anos e preencher a ficha de inscrição online ou na recepção dos locais.

As aulas abordam os seguintes conteúdos: a escolha do tema do vídeo a ser produzido ao final do curso (sustentabilidade social e ambiental, representatividade feminina, desigualdade social e mídias); roteirização: argumento, escaleta e roteiro; decupagem e plano de filmagem; captura e edição de imagens; captura e edição de sons; montagem e finalização; retaques; digital influencer; Google e seus aplicativos; softwares gratuitos de edição de imagem e som; e desenvolvimento e gerenciamento de canais no YouTube.

E, para encerrar o projeto, acontece um evento gratuito e aberto ao público na quadra da EMEF Professora Zilda Tome de Moraes, no dia 07 de outubro, às 14h. Na ocasião, serão exibidos os 30 vídeos produzidos pelos alunos do curso e ainda rola um setlist de DJ.

Sobre a Numen Produtora

A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.

Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.

Serviço

Cultura Videomaker – Numen Produtora

Sorocaba: de 05 de setembro a 07 de outubro

Palestra “Magia do Cinema, Despertando o Cineasta Interior”

Com Belamir Freire

Quando: 05 de setembro às 18h 

Onde: salão da Secretaria da Cultura – Rua José Sacramento e Silva, 59 – Centro 

Quanto: entrada gratuita

Oficina de produção de vídeos para redes sociais

Onde: Secretaria de Cultura

Quando: 11 a 15 de setembro 

Turma 1: das 08h às 12h – 30 vagas abertas

Turma 2: das 13h às 17h – 30 vagas abertas

Turma 3: das 18h às 22h – 30 vagas abertas

Inscrições: ficha de inscrição online ou na recepção da Secretaria

Onde: Estação das Artes

Quando: 18 a 22 de setembro

Turma 4: das 08h às 12h – 30 vagas abertas

Turma 5: das 13h às 17h – 30 vagas abertas

Turma 6: das 18h às 22h – 30 vagas abertas

Inscrições: ficha de inscrição online ou na recepção da Estação

Evento de encerramento do projeto

Quando: 07 de outubro, às 14h

Onde: quadra da EMEF Professora Zilda Tome de Moraes

Quanto: Entrada gratuita 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
EducaçãoNotícias

Descoberta arqueológica revela Peñico, cidade andina de 3.500 anos

Numa revelação que promete reescrever capítulos da história pré-colombiana, arqueólogos peruanos anunciaram...

AgendaModaTeatro

“Terras de Águas e Cazumbas”

A Clarin Cia. de Dança, sob direção do maranhense Kelson Barros, está...

AgendaArtes Visuais

Oficina de modelo vivo botânico com Panmela Castro no Parque da Catacumba

No dia 12 de julho, às 13h, será realizada uma oficina de...

AgendaTeatro

Hereditária no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

“Hereditária” encerra a temporada no circuito de teatros e arenas do município com...

AgendaArtes Visuais

Conversa e visita mediada na exposição “Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil”

Como parte da exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no...

AgendaFestivais

14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+

Em seu 14º ano no Rio de Janeiro, O Festival Internacional de...

AgendaTeatro

“Cachorro” estreia na Sede da Cia. dos Atores

Inspirado no universo de Nelson Rodrigues, o espetáculo “Cachorro!”, de Jô Bilac,...

AgendaClássicosMúsica

Um concerto “francês” no Rio de Janeiro

A Sala Cecilia Meireles apresenta na sexta-feira, dia 4 de julho, às...

AgendaTeatro

Solo para Sarah Bernhardt em temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade

No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah...