Alexandre Vianna foi o artista convidado para inaugurar o Copan ArtProject, espaço independente destinado a site-specifics e experiências artísticas, no icônico edifício Copan, desenhado por Niemeyer, no centro de São Paulo. Em “Quantum”, projeto criado sob medida para o espaço, o artista paulista mistura fotografia, pintura e projeções audiovisuais, foco de sua pesquisa com fotografia expandida. A abertura acontece no sábado, dia 6 de abril, durante a semana da SP-Arte. O site-specific de Alexandre Vianna pode ser visitado até 20 de abril, das 13h às 19h, com entrada franca.
Em seu trabalho artístico, Alexandre Vianna investiga a fusão da fotografia com diferentes materiais, como a pintura, e em variados suportes, como folhas de ouro ou prata. Sua pesquisa volta-se para os limites entre linguagens, numa busca de ressignificação da arte fotográfica e figurativa por meio de múltiplas camadas, físicas e simbólicas. Em suas colagens e projeções, o artista utiliza fotografias de corpos humanos impressas em materiais inusitados, misturadas a camadas de tinta e tecidos, remetendo ao processo de desvanecimento da memória. “Na opacidade das figuras busco retratar a força da essência humana. No distanciamento da identidade, procuro estimular a reflexão e a fuga dos sentidos”, diz ele.
Além de projeções sobre tecidos que pendem do teto, o site-specific de Alexandre reúne telas onde ele mistura pintura acrílica e folhas de ouro ou prata, sobre as quais imprimiu fotografias com tintas arquiváveis. Nos retratos, silhuetas e corpos humanos remetem a uma força invisível que envolve o indivíduo, na busca de sentimentos profundos. “São imagens se contrapõem aos padrões midiáticos contemporâneos de estética, beleza e pasteurização, buscando capturar a essência da força humana”, diz ele.
Comente!