A revolução provocada pela Pixar na história do cinema, desde o seu primeiro curta-metragem, Luxo Jr. (1986), passando pelos vencedores de prêmios Oscar Toy Story (1995), Procurando Nemo (2003), Os Incríveis (2004), Ratatouille (2007), WALL-E (2008), Up Altas Aventuras (2009), Viva: A Vida é uma Festa (2017), pode ser conferida no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, de 20 de setembro a 16 de outubro, na mostra A Magia dos Pixels – Espelhos Animados da Realidade.
Serão exibidos 22 longas-metragens, seis curtas e o documentário A História da Pixar, em cópias dubladas para divertir e emocionar o público de todas as idades, com especial atenção para as crianças, afinal, outubro é o mês delas!
Pixar?
O estúdio americano Pixar é o pioneiro em animação digital, com essa técnica foram criados seus primeiros curtas-metragens, como por exemplo Tin Toy (1988), e o clássico longa-metragem Toy Story (1994). Os profissionais da Pixar uniram ciência e arte criando um novo tipo de encantamento. Assim, ao contrário do que se pensava – que a computação gráfica acabaria com a arte de desenhar -, a Pixar demonstrou que a animação digital só existe com a união de diversas técnicas, desde o desenho e a pintura tradicional, a modelagem, a escultura, a programação de computadores, a técnica cinematográfica e, principalmente, a arte de criar uma história sem limites para a imaginação.
O nome da mostra é inspirado no fato da Pixar, há quase 40 anos, acessar as memórias afetivas do público e promover importantes reflexões com suas produções únicas. “As animações da Pixar abordam temas universais que tocam crianças e adultos de qualquer idade e nacionalidade. Os desenhos da Pixar são repletos de ternura, afeto, união, beleza e redenção. Através de suas histórias as crianças e adultos não apenas se divertem, mas são convidados a refletir sobre diversos temas muito sensíveis como a solidão, a morte, a passagem da infância para a adolescência, os conflitos de gerações, o preconceito, o medo e o egoísmo. O público descobre que nos reflexos animados da realidade com solidariedade e amor sempre haverá um final feliz para cada história, seja na tela do cinema ou na vida real”, discorre o curador Eduardo Reginato, que coloca Wall-E e Valente como suas animações favoritas.
Os ingressos para as sessões de cinema, no CCBB RJ, custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria física ou no site do CCBB [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão. No dia 12 de outubro, aniversário do CCBB RJ e Dia das Crianças, a entrada será gratuita.
Atividades extras
Logo na abertura da mostra, no dia 20 de setembro, a partir das 18h40, acontece o debate entre a atriz dubladora Miriam Ficher e o crítico de cinema e pesquisador Luiz Baez, com mediação do curador Eduardo Reginato.
Nos dias 23 de setembro, às 14h30, e 14 de outubro, às 14h (sábados), será oferecida a Oficina Lúdica para Crianças, com o professor, diretor e animador de filmes Alexandre Juruena, na qual os participantes aprenderão a construir e modelar, com diversos materiais, bonecos inspirados em personagens do universo Pixar.
Na “sessão comentada” de Divertida Mente, no dia 27 de setembro (quarta), às 17h, o curador Fabrício Duque fará uma palestra sobre o filme, que é um dos seus preferidos, apontando as referências e os destaques da obra.
A mostra também realiza duas sessões com recursos de acessibilidade – Ratatouille com interpretação em LIBRAS, na segunda, 25/09, às 14h, véspera do Dia Nacional do Surdo; e Toy Story, com cópia com audiodescrição, na quarta, 4/10, às 13h30. E, ainda, uma “sessão azul”, voltada para pessoas com transtorno de espectro autista, na qual a sala de cinema fica com iluminação diferenciada, de O Bom Dinossauro, na segunda, 09/10, às 10h30.
E, por fim, os eventos cosplay com a presença de cosplayers caracterizados de personagens dos filmes da Pixar. As figuras que irão circular pelo CCBB nos dias 30 de setembro, 7 e 12 de outubro são surpresa.
Os ingressos para as atividades gratuitas devem ser retirados uma hora antes do início de cada atividade na bilheteria física do CCBB RJ.
Programação
Todos os filmes são dublados em português e tem classificação indicativa “livre”
Semana 1
20 de setembro – quarta-feira
16h – Primeiros curtas-metragens da Pixar – 21 min – Livre – Sessão gratuita. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB
17h – Monstros S.A – 92 min – Livre
Seguido do debate Como acontece a Magia dos Pixels? , com atriz dubladora Miriam Ficher e o crítico de cinema e pesquisador Luiz Baez. Mediação do curador Eduardo Reginato. Entrada gratuita no debate.
21 de setembro – quinta-feira
18h30 – Toy Story – 81 min – Livre
22 de setembro – sexta-feira
18h – Os Incríveis – 115 min – Livre
23 de setembro – sábado
14h30 – Oficina Lúdica para Crianças, com o professor, diretor e animador de filmes Alexandre Juruena – 120 min – Livre. Evento gratuito. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
17h30 – Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre
24 de setembro – domingo
15h – Carros – 117 min – Livre
17h30 – Carros 2 – 106 min – Livre
25 de setembro – segunda-feira
14h – Ratatouille – 111 min – Livre – Sessão inclusiva gratuita com Interpretação em LIBRAS. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
18h – Carros 3 – 102 min – Livre
Semana 2
27 de setembro – quarta-feira
17h – Sessão Comentada: Divertida Mente – 95 min – Livre.
Seguido de palestra com o curador Fabrício Duque. Grátis. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
28 de setembro – quinta-feira
18h – Viva: A Vida é uma Festa – 105 min – Livre
29 de setembro – sexta-feira
18h – Carros – 117 min – Livre
30 de setembro – sábado
15h – Valente – 93 min – Livre. A partir das 13h20, haverá presença de cosplay (personagem surpresa)
17h30 – WALL-E – 98 min – Livre
1º de outubro – domingo
15h – Procurando Nemo – 100 min – Livre
17h30 – Procurando Dory – 97 min – Livre
2 de outubro – segunda-feira
18h30 – A história da Pixar – 87 min – Livre. Documentário. Sessão gratuita. Distribuição de ingressos 1h antes da sessão, na bilheteria do CCBB.
Semana 3
4 de outubro – quarta-feira
13h30 – Toy Story – 81 min – Livre – Sessão inclusiva gratuita com audiodescrição. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
18h30 – Toy Story 2 – 92 min – Livre
05 de outubro – quinta-feira
16h – Toy Story 3 – 103 min – Livre
18h30 – Toy Story 4 – 100 min – Livre
06 de outubro – sexta-feira
18h30 – Valente – 93 min – Livre
07 de outubro – sábado
15h – Os Incríveis – 115 min – Livre. A partir das 13h20, haverá presença de cosplay (personagem surpresa)
17h30 – Os Incríveis 2 – 118 min – Livre
08 de outubro – domingo
15h – Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre
17h – Divertida Mente – 95 min – Livre
09 de outubro – segunda-feira
10h30 – Sessão Azul: O Bom Dinossauro – 93 min – Livre – Sessão inclusiva gratuita. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
18h30 – Vida de Inseto – 95 min – Livre
Semana 4
11 de outubro – quarta-feira
18h30 – Procurando Nemo – 100 min – Livre
12 de outubro – quinta-feira – Entrada gratuita
15h – Toy Story 2 – 92 min – Livre. A partir das 13h20, haverá presença de cosplay (personagem surpresa)
17h30 – Toy Story 4 – 100 min – Livre
13 de outubro – sexta-feira
18h30 – WALL-E – 98 min – Livre
14 de outubro – sábado
14h – Oficina Lúdica para Crianças, com o professor, diretor e animador de filmes Alexandre Juruena – 120 min – Livre. Evento gratuito. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
17h – Ratatouille – 111 min – Livre
15 de outubro – domingo
15h – Monstros S.A – 92 min – Livre
17h – Universidade Monstros – 104 min – Livre
16 de outubro – segunda-feira
18h30 – Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica – 102 min – Livre
Sinopses
Curtas-metragens
As Aventuras de André e Wally B. (The Adventures of André and Wally B., 1984, EUA, 2 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Alvy Ray Smith.
André encontra o zangão Wally B. no meio de uma floresta, e a história vira uma perseguição hilariante.
Luxo Jr. (1986, EUA, 2 minutos, Cor, Livre). Dirigido por John Lasseter.
Um pequeno abajur tenta se divertir com um novo brinquedo, mas não consegue entender direito como ele funciona. Enquanto isso, o abajur maior se diverte observando.
O Sonho de Red (Red’s Dream, 1987, EUA, 4 minutos, Cor, Livre). Dirigido por John Lasseter.
Um monociclo esquecido no canto de uma loja de bicicletas sonha com uma vida de sucesso circense.
Tin Toy (1988, EUA, 5 minutos, Cor, Livre). Dirigido por John Lasseter.
A rotina diária de um brinquedo de lata é interrompida por um bebê intrometido que o persegue.
Knick Knack (1989, EUA, 4 minutos, Cor, Livre). Dirigido por John Lasseter.
Knické um mal-humorado boneco de neve que vive em um globo de cristal. Certo dia ele é convidado a participar de uma festa de brinquedos, mas para curtir a festa ele precisa se libertar do globo.
O Jogo de Geri (Geri’s Game, 1997, EUA, 4 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Jan Pinkava.
Um homem idoso está numa praça, jogando uma partida de xadrez contra ele mesmo. Geri move as peças brancas e pretas de um lado para outro. No decorrer do jogo, os dois lados do senhor tornam-se jogadores diferentes: um pensativo e o outro agressivo.
Longas-metragens
Toy Story (1995, EUA, 81 minutos, Cor, Livre). Dirigido porJohn Lasseter.
A animação conta as aventuras do caubói Woody e do astronauta Buzz Lightyear, que competem pela atenção de Andy, o dono dos brinquedos. Quando se envolvem numa imensa confusão, Woody e Buzz precisam trabalhar juntos para voltar à casa de seu amigo Andy, antes que seja tarde demais.
Vida de Inseto (A Bug’s Life, 1998, EUA, 95 minutos, Cor, Livre). Dirigido por John Lasseter, Andrew Stanton.
Flik é uma formiga cheia de ideias que sempre causam problemas em sua colônia. Após um incidente com um grupo de gafanhotos ameaçadores, Flikprecisa recrutar um grupo de insetos justiceiros para enfrentar os gafanhotos, mas se atrapalha e chama um grupo de insetos de circo.
Toy Story 2 (1999, EUA, 92 minutos, Cor, Livre). Dirigido porJohn Lasseter, Ash Brannon,Lee Unkrich.
Woody é roubado por um colecionador e levado para um mundo de brinquedos raros e valiosos. Buzz e o resto da turma de Andy partem em uma atrapalhada operação de resgate para salvar seu amigo antes que ele seja vendido a um colecionador estrangeiro.
Monstros S.A. (Monsters, Inc., 2001, EUA,92 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Pete Docter, David Silverman, Lee Unkrich.
A história de Sully, um monstro assustador com pelo azul e chifres, e de seu assistente e melhor amigo Mike, um monstro verde de um olho só. Eles têm a missão de assustar crianças, mas Mike e Sully conhecem a menininha Boo.
Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003, EUA, 100 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Andrew Stanton, Lee Unkrich.
Em seu primeiro dia de aula, esquecendo os conselhos do pai protetor, Nemo, um peixinho palhaço, é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano junto com a divertidaDorypara resgatá-lo.
Os Incríveis (The Incredibles, 2004, EUA, 115 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Brad Bird.
Depois de o governo banir o uso de superpoderes, o maior herói do planeta, Sr. Incrível, vive de forma pacata com sua família. Infeliz com a vida doméstica, o Sr. Incrível sente falta dos tempos de super-herói.Sua grande chance de retorno surge quando um velho inimigo volta a atacar.
Carros (Cars, 2006, EUA, 117 minutos, Cor, Livre). Dirigido porJohn Lasseter, Joe Ranft.
Ao viajar para a Califórnia, o famoso carro de corridas Relâmpago McQueen se perde e vai parar em Radiator Springs, uma cidadezinha na Rota 66. Ele conhece novos amigos e aprende lições que mudam sua forma de encarar a vida.
Ratatouille (Ratatouille, 2007, EUA, 111 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Brad Bird, Jan Pinkava.
Remy mora em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e revolucionar a arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se encontra dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade com a ajuda de Linguini, um ajudante de cozinha.
WALL-E (Wall-E, 2008, EUA, 98 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Andrew Stanton.
Após poluir o planeta com lixo e a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou a Terra para viver em uma gigantesca nave, com o plano de que robôs limpassem o planeta em poucos anos, o que não aconteceu. Wall-E, o último destes robôs, um dia encontra a bela robô Eva e se apaixona.
Up: Altas Aventuras (Up, 2009, EUA, 96 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Pete Docter, Bob Peterson.
Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Para evitar o despejo, Carl põe milhões de balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo, e junto com um adorável intruso, o escoteiro Russel, parte para uma grande aventura.
Toy Story 3 (2010, EUA, 103 minutos, Cor, Livre). Dirigido porLee Unkrich.
Andy está prestes a ir para a faculdade e precisa decidir o que fazer com seus antigos brinquedos. Woody, Buzz e seus amigos são doados para uma creche, onde enfrentam novos desafios e fazem novas amizades.Porém os pequenos são incontroláveis, e Woody e sua turma decidem planejar uma grande fuga.
Carros 2 (Cars 2, 2011, EUA, 106 minutos, Cor, Livre). Dirigido por John Lasseter, Bradford Lewis.
O astro das corridas Relâmpago McQueen e o carro-guincho Mate viajam para disputar o primeiro Grand Prix Mundial, que irá revelar o carro mais veloz do planeta. Nessa jornada imperdível, Mate se envolve com um grupo de espionagem e vive grandes aventuras com seus novos amigos.
Valente (Brave, 2012, EUA, 93 minutos, Cor, Livre). Dirigido por Mark Andrews, Brenda Chapman, Steve Purcell.
O filme conta as aventuras da jovem Merida, filha do rei Fergus e da rainha Elinor. A princesa desafia as tradições e o destino imposto por sua mãe. Para mudar seu futuro, Merida precisa usar suas habilidades de arqueira, enfrentar ferozes criaturas místicase descobrir a verdadeira valentia.
Serviço
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
De 20 de setembro a 16 de outubro de 2023, quarta a segunda
Rua Primeiro de Março 66, Centro
Contato: tel (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Sala de Cinema 1 (102 lugares, sendo 4 para cadeirantes)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura
Para o debate e a oficina, ingressos disponibilizados gratuitamente 1h antes do evento, somente na bilheteria física do CCBB.