Fundado em maio de 2009, na zona Leste de São Paulo, o Grupo Rosas Periféricas está comemorando 15 anos de trajetória. Em outubro, o público será brindado com uma programação gratuita no Sesc Itaquera, que ocorre na Área de Convivência e na Praça de Eventos da unidade.
Trata-se da leitura dramática do texto de sua primeira montagem, Vênus de Aluguel, no dia 5/10, às 13h30; da encenação de dois espetáculos infantis de seu repertório, Ladeira das Crianças – TeatroFunk, no dia 19/10, e Rádio Popular da Criança, no dia 20/10, ambos às 15h; e do bate-papo Teatro Periférico na Zona Leste, no dia 26/10, às 13h30, com participação de coletivos convidados – O Buraco d’Oráculo e Coletiva Filhas da Dita.
“Viver um teatro periférico por 15 anos é uma experiência espetacular para nós, integrantes do Rosas Periféricas. Não poderíamos imaginar que nosso teatro sobreviveria por tanto tempo, com tantas conquistas e transformações em nossa comunidade pela linguagem teatral. A importância dessa temporada no Sesc Itaquera é poder colocar nosso trabalho em evidência, ocupando esse importante espaço para consolidar parte da história do teatro que prolifera na periferia, no nosso caso, na Zona Leste paulistana”, declaram uníssonos os integrantes do grupo.
Grupo atuante na Zona Leste, o Rosas Periféricas iniciou suas pesquisas teatrais em 2008, consolidando-se como um grupo no ano seguinte. São artistas e educadores(as) que investigam linguagens cênicas ancoradas em processos de criação em equipe. Os temas vêm do que ronda as periferias onde vivem: a desigualdade social, o machismo, a feira livre e o tênis pendurado no fio elétrico. Com sede no Parque São Rafael, em seu repertório constam os espetáculos: Vênus de Aluguel (2009), com temporada no Teatro X; A Mais Forte (2010); performance Fêmea (2012); Rádio Popular da Criança (2013), primeiro espetáculo para o público infantil em cuja história consta circulação por 10 estações malha ferroviária paulista, em 2015; Narrativas Submersas (2014), cortejo que abre a Trilogia Parque São Rafael; Lembranças do Quase Agora (2015), segundo ato da Trilogia; Labirinto Selvático (2016), que fecha a Trilogia; e Ladeira das Crianças – TeatroFunk (2019), infantil que marcou os 10 anos do grupo e segue em repertório.
Desde 2018, realiza o Sarau da Antiga 28 no último sábado do mês, em sua sede; inciativa que já trocou conversas, música e versos com diversos artistas e mestres, além de ter o microfone aberto para a comunidade exercitar a expressividade, lembrando a importância da cultura, da arte e da educação na vida das pessoas. Por várias vezes o Grupo Rosas Periféricas foi contemplado em editais de cultura da cidade e do estado de São Paulo, como Programa VAI, Lei de Fomento ao Teatro e ProAC. Sua trajetória inclui apresentações em unidades do Sesc São Paulo, Casas de Cultura, Fábricas de Cultura, praças e ruas; participação no Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Portugal; e participação na Ocupação Decolonialidade: Poéticas da Resistência, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rrealizou o projeto Rosas Faz 10 Anos – Memórias de Um Teatro Maloqueiro (2020-2023), que incluiu livro biográfico assinado por Akins Kinté e documentário feito pelo Lado Sujo da Frequência. Em 2023, o Rosas Periféricas foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro na categoria Energia que Vem da Gente, pelo conjunto da obra de 15 anos de teatro nas periferias.
Grupo Rosas Periféricas
05/10 – Sábado, 13h30 – Leitura: Vênus De Aluguel
19/10 – Sábado, 15h – Infantil: Ladeira das Crianças – TeatroFunk
20/10 – Domingo, 15h – Infantil: Rádio Popular da Criança
26/10 – Sábado, 13h30 – Bate-papo: Teatro Periférico na Zona Leste – Grupo Rosas Periféricas recebe O Buraco d’Oráculo e Coletiva Filhas da Dita
Ingressos: Gratuitos – Não é necessário retirar ingressos.
Locais: Área de Convivência (leitura e bate-papo) e Praça de Eventos (espetáculos infantis)
Sesc Itaquera
Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera. São Paulo/SP.
Funcionamento: quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h
Tel.: (11) 2523-9200 | www.sesc.sp.org.br/unidades/itaquera/ |Nas redes: @sescitaquera
Estacionamento: 1.060 vagas – Consulte preços no local.
Transporte público: Metrô Itaquera – 7200m / Terminal São Mateus – 5200m.
Comente!