Daniela Santa Cruz cria dimensões e planos para uma experiência que atravessa o olhar. Através de acúmulos de elementos orgânicos e tintas, a artista trabalha a fisicalidade da cor: texturas, profundidades, claros e escuros oferecem um território que seduz e “engana”, à primeira vista, criando um espaço de pintura onde manchas e marcas escrevem signos próprios, como um alfabeto inventado.
Este resultado contínuo de suas experimentações será apresentado na individual “Superfície Sensível”, que abre a agenda da Galeria 19 da Travessa dos Arcos, na Rua das Pedras, em Búzios.
A mostra inaugura em soft opening no dia 2 de janeiro, em uma experiência “pop up” que deverá se estender até o dia 28 do mesmo mês, com cerca de dez pinturas. Após esse período, os trabalhos poderão ser acessados, virtualmente, através do site da artista. No dia 8 de janeiro, às 20h, acontece o coquetel de abertura para convidados.
O processo de Daniela Santa Cruz passa pela criação de uma “pele” formada por camadas de materialidade, através do uso de diversos meios – tintas acrílicas e à óleo, esmaltes, papel, areia, cola, gesso e água. Ao pincel, juntam-se rodos, espátulas, pedra, panos, rolos, esponjas e lixas.
“O abstracionismo me liberta para pintar sobre o significado das coisas para mim, em vez de descrever como elas são de maneira literal. Crio telas evocativas e libertárias que permitem aos observadores formar sua própria relação com a obra. Meu grande desafio é parar a pintura em um ponto em que algum mistério permanece na tela, permitindo que as pessoas tragam seus conteúdos e criem em cima do que observam”, diz.
A opção por levar a exposição ao famoso balneário surgiu d forte ligação de Daniela com o lugar. “Entendo que Búzios merece se tornar um centro de cultura nessa retomada humanista do país. O Cine Bardot foi reaberto recentemente e a cidade já tem forças motrizes nas artes visuais. Quero somar nessa frente de batalha que luta para levar arte ao povo da região”, afirma a artista. “A Travessa dos Arcos, local da exposição, é como um oásis no centro da cidade, com duas lindas esculturas da artista Christina Motta que já viraram referência para os turistas. Acredito imensamente na vocação cultural da cidade”, complementa.
Serviço:
“SUPERFÍCIE SENSÍVEL”
Visitação: de 3 a 28 de janeiro de 2023
Horário: de quarta a domingo, das 19h às 24h
Local: Travessa dos Arcos, Galeria 19, Rua das Pedras, Armação dos Búzios
Comente!