em , ,

TopTop

Teatro Santander reabre para o público com Festival “Cortinas Abertas”

Entre 6 de novembro e 20 de dezembro, o Teatro Santander vai reabrir suas portas com o Festival Cortinas Abertas, que apresentará shows, peças de teatro, espetáculos de dança e um grande concerto especial de Natal que contará com regência de João Carlos Martins.

“Criamos uma programação bastante eclética para que pudéssemos matar um pouco das saudades do Teatro Santander, um espaço que apresenta atrações culturais de variadas linguagens com excelência”, diz Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil. “Essa versatilidade também nos auxiliou na adequação do Teatro para receber nosso público com toda a segurança e conforto.”

O festival oferecerá um cardápio de atrações variadas, com a intenção de mostrar ao público, em um curto espaço de tempo, as várias manifestações artísticas que normalmente ocupam o teatro.

O primeiro final de semana do festival será dedicado à música brasileira. Para iniciar a programação, Paula Toller se apresenta (6 de novembro) em show que celebra sua carreira solo e com o Kid Abelha. No dia seguinte, é a vez de Vanessa da Mata, que volta aos palcos com a turnê de seu último disco de estúdio.

Entre 13 e 15 de novembro é a vez da premiada peça “A Mentira“, um dos grandes sucessos da temporada teatral de 2019. Traduzida e dirigida por Miguel Falabella, que também atua na comédia, a peça conta ainda com Zezé Polessa, Frederico Reuter e Alessandra Verney.

A multipremiada Ana Carolina se apresentará no dia 21 de novembro, quando a música volta ao palco. A cantora, uma das mais importantes vozes femininas do País, promete um repertório com seus principais sucessos.

No fim de semana seguinte, é a vez da dança. Nos dias 28 e 29, a Cisne Negro Cia de Dança apresenta o segundo ato do clássico “A Magia do Quebra-Nozes“, apresentado por Ana Botafogo.

Em 5 de dezembro, Tiago Abravanel celebra o Baile do Abrava, com uma mistura de grandes hits, muita dança e uma performance que promete divertir todo o público.

E para encerrar o festival nos dias 19 e 20 de dezembro, o Teatro Santander apresenta um grande concerto com temas natalinos que terá João Carlos Martins regendo a Orquestra Bachiana Filarmônica.

 

PROGRAMAÇÃO / ATRAÇÕES

06 de novembro: Paula Toller

No dia 06 de novembroPaula Toller retoma as apresentações do show com repertório que contempla toda sua história, em lançamentos solo e na banda Kid Abelha. Um show especial que antes da pandemia já foi assistido por mais de cem mil pessoas e que teve ingressos esgotados nas melhores casas de todo o Brasil.

Além dos grandes sucessos, Paula também apresenta seu lançamento mais recente, a balada “Essa noite sem fim”.  Como não poderia ser diferente em um show de uma hit-maker, grandes clássicos compõem o set-list, e o espectador poderá ouvir, entre outras, “Como eu quero”, “Nada Sei”, “Fixação” e “Lágrimas e Chuva” interpretadas por Toller com o auxílio luxuoso do lendário produtor Liminha (arranjos e violão), além dos músicos Gustavo Camardella (violão e vocal), Pedro Dias (baixo e vocal) Pedro Augusto (teclados) e Adal Fonseca (bateria).

07 de novembro: Vanessa da Mata

No dia 07 é a vez de Vanessa da Mata, voz consagrada por unir em suas canções o regionalismo, a vida urbana e o amor. A mato-grossense está de volta com a turnê de seu mais recente disco de estúdio, o poético Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina, seu sétimo trabalho de estúdio.

O repertório do show é composto pelo primeiro single do novo álbum, a ensolarada “Só Você e Eu”, além de “Nossa Geração”, “Vá Com Deus”, “Dance Um Reggae Comigo”, “Tenha Dó de Mim” (part. Baco Exú do Blues), a emocionante “Hoje Eu Sei” e a faixa título “Quando Deixamos Nossos Beijos Na Esquina”, entre muitas outras.

Os grandes hits de Vanessa, que fizeram dessa cantora e compositora uma das maiores estrelas do mercado fonográfico brasileiro, também não poderiam ficar de fora da nova turnê. Entre elas: “Ai, Ai, Ai”, “Amado”, “Caixinha de Música”, “Gente Feliz”, “Boa Sorte/Good Luck”, “Não Me Deixe Só” e “Ainda Bem”, entre outras.

13 a 15 de novembro: A Mentira, com Miguel Falabella e Zezé Polessa

Volta aos palcos um dos grandes sucessos da temporada teatral de 2019, “A Mentira”, assistido por 50 mil pessoas em passagens pelo Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades brasileiras. “A Mentira” tem uma brilhante narrativa e abre um diálogo instigante sobre a verdade. Em um momento que estamos que estamos sendo bombardeados pelas Fakes News. A Peça traça um paralelo com a realidade onde não se sabe mais o que é verdade e o que é mentira. A Mentira é uma comédia do aclamado escritor francês Florian Zeller, que cria uma dramaturgia engenhosa, com tempos desafiadores para o público, trazendo de forma leve e divertida uma reflexão sobre os limites da franqueza e da lealdade nas relações pessoais.

Escrito por Florian Zeller, dirigido, traduzido e estrelado por Miguel Falabella, “A Mentira” é uma comédia sobre a arte de esconder, seja para proteger aquelas pessoas que amamos, ou não. Na história, Alice surpreende na rua o marido de sua melhor amiga com outra mulher, criando-se assim um conflito – ela deve ou não contar à amiga o que viu? Seu marido Paulo tenta convencê-la a esconder a verdade – e essa mentira é para defender o amigo ou porque ele também tem algo a esconder? No elenco, além de Falabella, estão Zezé Polessa, Frederico Reuter e Alessandra Verney.

21 de novembro: Ana Carolina

No dia 21 a música está de volta ao palco do Teatro Santander com  uma das mais importantes vozes femininas do país, a mineira Ana Carolina. Oito vezes ganhadora do Prêmio Multishow de Música Brasileira, três vezes premiada com o Troféu Imprensa e laureada com o Prêmio TIM de Música, Ana se apresenta acompanhada de Thiago Anthony (teclado, programações, violão e pandeiro) e Leo Reis (bateria, pad eletrônico, pandeiro e violões).

No repertório do show, com cerca de 1h30 de duração, alguns dos principais sucessos da carreira de Ana, como “Garganta”, “Elevador”, “Quem de Nós Dois”, “Pra Rua Me Levar”, “É Isso Aí”, “Rosas”, entre outros, além de “Não Tem no Mapa”, sucesso do último álbum “Fogueira em Alto Mar”. O público também assistirá a cantora apresentar suas versões de sucessos de outros artistas como Rita Lee (“Agora Só Falta Você” ), Seu Jorge (“Pequinês e Pitbull”) e Guilherme Arantes (“Um Dia, Um Adeus”), além de uma pandeirada entre Ana Carolina, Thiago Anthony e Leo Reis de tirar o fôlego.

28 e 29 de novembro: A Magia do Quebra-Nozes, apresentada por Ana Botafogo

As cortinas do Teatro Santander se abrem para o público apreciar a Cisne Negro Cia de Dança em “A Magia do Quebra-Nozes”, apresentada por uma das mais importantes estrelas brasileiras da dança,  Ana Botafogo. O espetáculo irá apresentar o II Ato do ballet e no palco, além dos bailarinos da Cisne Negro com 43 anos de existência e o título de uma das melhores companhias contemporâneas do país, que leva esse espetáculo ao palco há 37 anos consecutivos, estarão também dois convidados especiais, os primeiros-bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline (também primeira-bailarina do Salzburger Landestheater, na Áustria) e Cícero Gomes.

Com a maravilhosa música de Tchaikovsky, o ballet conta a fantasia de Clara, que na noite de Natal ganha de seu padrinho um boneco quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu novo presente, adormece e entra no mundo da fantasia. Os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, viajam para O Reino das Neves e O Reino dos Doces, onde Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso pas-de-deux da Fada Açucarada. É uma obra repleta de fantasia e romantismo.

05 de dezembro: Tiago Abravanel – Baile do Abrava

Considerado um dos grandes performers do país, o ator e cantor paulista Tiago Abravanel é quem comanda a festa no final de semana do dia 05 de dezembro. E festa é a melhor definição para aquele momento em que Tiago sobe ao palco: o cantor funde música e dança, resgatando dezenas de hits de várias épocas diferentes, para entreter e divertir o público com essa animada mistura de ritmos e estilos.

Tiago faz um show eclético, animado, envolvente e divertido, com músicas queridas do público, que fazem parte da memória afetiva de todos os brasileiros – hits como “Toda Forma de Amor”, “Cheia de Manias”, “Eva” e “Não Quero Dinheiro”, entre tantas outras. A cada apresentação, Tiago interage com a plateia e faz brincadeira com os convidados, para ninguém ficar parado nessa grande festa. A direção musical do show é do próprio Tiago junto com os músicos Leandro Vasques e Marcelo Rezende, e Tiago sobe ao palco muito bem acompanhado pela Banda do Abrava.

19 e 20 de dezembro: João Carlos Martins e Orquestra Bachiana Filarmônica

Para marcar o encerramento do “Cortinas Abertas”, o Teatro Santander preparou um momento mais que especial: às vésperas do Natal, o palco será cenário de uma apresentação inesquecível de um dos mais importantes nomes do cenário clássico nacional: o pianista e maestro reverenciado mundialmente João Carlos Martins. Ao lado da Orquestra Bachiana Filarmônica, de quem é regente titular, e tendo como convidados os solistas Jean William (tenor) e Anna Beatriz Gomes (soprano), ele apresentará um espetáculo natalino especialmente criado para a ocasião..

O tenor Jean William abrirá a noite com um exemplo de canto gregoriano “a cappella”, e em seguida, um salmo do século IX mostra mais um exemplo de canto gregoriano. Durante vários séculos, foi absoluto o reinado da música vocal no Ocidente e um exemplo disso o público verá com a Toccata inicial de “Orfeo”, do italiano Claudio Monteverdi (1567-1643). Na sequência, e já no barroco, a música criada para as festividades natalinas, não só vocal, mas também instrumental: é o caso das duas árias do mais célebre oratório de Natal, “O Messias”, de Georg Friedrich Haendel (1685-1759), e “Ave Maria”, uma das melodias mais conhecidas de Franz Schubert (1797-1828), que serão interpretadas pela soprano Anna Beatriz Gomes.

A orquestra ainda irá apresentar três das peças mais populares da suíte “O Quebra-Nozes”, composta por Piotr Illitch Tchaikovsky (1840-1893) para balé: “A Fada do Açúcar”, a frenética dança russa “Trepak” e o maior hit do compositor, “Valsa das Flores”. E, como o Natal é acima de tudo uma festa de confraternização, você pode – e deve – cantar junto com a orquestra os grandes clássicos natalinos, como “White Christmas” e “Jingle Bells”, entre outros. Não poderia faltar, naturalmente, “Noite Feliz”, a melodia mais identificada com a data desde o Natal de 1816 na Igreja de São Nicolau, na pequena vila austríaca de Oberndorf.

Quanto?

O valor dos ingressos vai de R$ 50 a R$ 200.

Onde?

Teatro Santander – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04543-011

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no teatro; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em vários lugares do espaço. Além disso, o público será limitado a 50% da capacidade total e o teatro trabalhará com o mapa de lugares em xadrez, respeitando o distanciamento social de 1,5 metro; saída organizada por fileiras para evitar aglomerações, de acordo com os protocolos para a volta das atividades presenciais.

Participe com sua opinião!