AgendaEsportesTeatro

Universo do futebol ganha os palcos com sessões gratuitas no Sesc Pinheiros

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2024/11/CATIMBA-2ml-creditar-Lyvia-Gamerc4-1600x1067.jpg" rel="nofollow"> &title=Universo%20do%20futebol%20ganha%20os%20palcos%20com%20sess%C3%B5es%20gratuitas%20no%20Sesc%20Pinheiros" rel="nofollow"> &name=Universo%20do%20futebol%20ganha%20os%20palcos%20com%20sess%C3%B5es%20gratuitas%20no%20Sesc%20Pinheiros" rel="nofollow">

Paixão nacional e presente direta ou indiretamente em todas as famílias brasileiras, o futebol é de verdade uma caixinha de surpresas. Tanto é que o esporte mundialmente conhecido acaba de virar tema do mais novo espetáculo infantojuvenil da 2 Mililitros Cia. Teatral. Sucesso de público com dois mil espectadores em 24 sessões, CATIMBA [A Reviravolta do Glorioso Grêmio Recreativo de Pirapora da Vila Pauliceia e Seu Elenco Incomum] volta à cena em apresentações gratuitas dias 23 e 24 de novembro, sábado e domingo, às 16h, no Sesc Pinheiros.

Com direção de Thiane Lavrador, dramaturgia de Fernanda Gama e direção musical de Lucas F. Paiva, que também está em cena ao lado de Henrique Reis, Júlia Mariano e Mariana Brasileiro, CATIMBA mostra a trajetória do Glorioso Grêmio Recreativo de Pirapora da Vila Pauliceia, um time de futebol de bairro que quer vencer pela primeira vez a importante Taça Pacopa.

Em CATIMBA, o glorioso Grêmio Recreativo de Pirapora da Vila Pauliceia passa por uma crise, pois no auge da competição da Taça Pacopa, Rosa (Lucas F. Paiva), o grande artilheiro do campeonato e craque do time, sofre uma falta criminosa que o tira de campo pelos próximos meses. O único que pode salvar a equipe é Mosquito (Henrique Reis), um garoto que não gosta de jogar futebol, e na linguagem futebolística é um verdadeiro perna-de-pau.

Mas nem tudo está perdido. Leona (Júlia Mariano), é uma das moradoras da Vila Pauliceia e acompanha todos os jogos, torce, arruma briga e ainda por cima é boa de drible. Ela é amiga inseparável da Debinha (Mariana Brasileiro), a irmã do Rosa, uma menina que também ama futebol e que cuida do time com muito carinho e atenção, mas nunca é reconhecida pelo que faz.

Às vésperas da final da Taça Pacopa, o Pirapora precisa convocar para a partida Mosquito, o garoto que odeia jogar futebol, ou Leona, a garota craque de bola. A escolha parece óbvia, mas o antiquado estatuto proíbe meninas de jogarem no time. A decisão caberá à torcida. Com dois possíveis finais, o público decide quem entra em campo.

Clichês do futebol e sem bola em campo

CATIMBA traz o universo do futebol para o palco com música ao vivo e instrumentos de uma torcida e aborda, sempre com ludicidade e bom humor, temas como machismo, amizade, coletividade, redes socias e diferenças.

Encenado ao ar livre, como em uma verdadeira partida de futebol, CATIMBA apresenta uma cenografia composta por uma lona enviesada com linhas que remetem às marcações de um campo, uma trave com a bandeira do time da Vila Pauliceia, um banco e vários instrumentos. Os figurinos trazem camisas de futebol estilizadas e, apesar das mesmas cores, são diferentes para cada personagem.

CATIMBA é dividido como um jogo de futebol, com primeiro e segundo tempo, prorrogação e decisão por pênaltis. Os clichês do famoso esporte também não podiam ficar fora de cena. Estão presentes a equipe de TV e seus narradores com seus bordões, os repórteres e suas entrevistas, os apitos, o banco de reservas, o bandeirão, o hino do time e a torcida barulhenta.

O único objeto que não está presente na montagem é a bola, uma opção da diretora Thiane Lavrador. “Trago uma série de elementos do universo do futebol para a cena, mas buscando fugir do óbvio. O banco de reservas e a bandeirinha, por exemplo, são ocupados por instrumentos e adereços. Uma bola nesta montagem não fazia sentido. Durante os ensaios foi ficando cada vez mais evidente que ela não era necessária e que podemos mostrar uma história totalmente voltada para o futebol sem ter uma bola. Desafiei a equipe para focarmos em outros componentes do ambiente futebolístico e conduzi os atores por um processo de criação focado na fisicalidade. O resultado ficou muito lúdico e divertido.”, adianta ela.

Serviço:

CATIMBA [A Reviravolta do Glorioso Grêmio Recreativo de Pirapora da Vila Paulicéia e Seu Elenco Incomum]

23 e 24 de novembro, sábado e domingo, às 16h.

Sesc Pinheiros – Praça – Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo.

60 minutos | Livre | Gratuito.

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaMúsicaShows

Victor Biglione lança tributo a Luiz Bonfá em show no Rio

O guitarrista e violonista Victor Biglione lança no dia 31 de outubro,...

AgendaDança

“Cartografias do Invisível” com sessões gratuitas

A Cia Ballet Paraisópolis estreia o programa Cartografias do Invisível, que reúne...

AgendaTeatro

Nelson Baskerville lança olhar provocador e contemporâneo à obra de Nelson Rodrigues

Com um ponto de vista inédito, o diretor Nelson Baskerville dirige seu...

Agenda

Um Leão na Sala de Aula com Gustavo Muller e Evandro Soldatelli faz curta temporada em São Paulo

Em curtíssima temporada, a companhia de teatro gaúcha Gatelupa apresenta o infantil...

AgendaTeatro

Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa no RJ

Novembro de 1967, Guimarães Rosa está às voltas com problemas de saúde...

AgendaTeatro

“Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no RJ

Lucas Popeta está de volta aos palcos com seu aclamado espetáculo “Quebrando...

AgendaArtes VisuaisQuadrinhos

Exposição que reúne HQ, arte e viola estreia dia 01/11

O público terá a oportunidade de visitar a Exposição “Nos Braços do...

AgendaMúsica

Trio Choro Novo e Rildo Hora exploram as fronteiras do choro no show Diálogos Sonoros

O show Diálogos Sonoros: Choro Novo convida Rildo Hora celebra o encontro...

AgendaFestivaisFilmes

Doc sobre a artista plástica Amelia Toledo estreia na Mostra de São Paulo

A vida e a obra de Amelia Toledo (1926-2017), uma das artistas...

AgendaArtes Visuais

Antônio Poteiro: 100 anos

A Galeria Errol Flynn apresenta, a partir de 30 de outubro, a...

Festival Cantos do Jaguari sedia a exposição 'Nos Braços do Violeiro', de Yuri Garfunkel e terá exibição de documentário e apresentações musicais
AgendaArtes Visuais

Festival Cantos do Jaguari

Festival Cantos do Jaguari sedia a exposição 'Nos Braços do Violeiro', de...

Agenda

Alcione participa da estreia do musical ‘Vozes Negras’ em São Paulo

Série de teatro musical é uma verdadeira maratona teatral com seis espetáculos...