AgendaArtes Visuais

VISUSP ocupa o bairro de Pinheiros com ações de video mapping e grafite

Projeto de arte e tecnologia traz programação presencial gratuita com 6  artistas, durante o mês de outubro

Compartilhe
Compartilhe

Com a proposta de trazer um novo olhar para a paisagem urbana, levando arte e dialogando com o cotidiano da cidade, a primeira edição do VISUSP acontece no bairro de Pinheiros. O evento promove, de outubro a 02 de novembro, pintura de empenas e projeções que aliam grafite e vídeo mapping.

Combinando artes visuais, tecnologia e realidades mistas, o VISUSP coloca o bairro na rota dos simpatizantes da arte urbana. Abrindo a programação da atração, quem passar pelas ruas Pedroso de Morais, Rua dos Pinheiros, Rua Mourato Coelho e Rua Fernão Dias já pode se encantar com a arte de Tamara Alves (Portugal), Nuno Viegas (Portugal), Telmo Pieper (Holanda) e Tinho (Brasil). As empenas serão finalizadas até o final do mês, e irão colorir ainda mais a cidade.

Uma das técnicas visuais mais inovadoras da atualidade, o vídeo mapping ganha destaque no projeto. A Casa NALATAxSTRAAT, parceira do VISUSP, receberá trabalhos do Coletivo Coletores e do Studio Curva, que serão exibidos todos os dias. Para celebrar estas projeções de trabalhos de artistas realizados a partir de diferentes contextos e referências, a Casa preparou atividades complementares que são convites para mergulhar na linguagem de uma arte em que as imagens “se dobram” com a arquitetura onde são exibidas, ganham volume. 

Em parceria inédita com o museu de arte holandês STRAAT, a Casa NALATAxSTRAAT,  oferece exposições, workshops, palestras, batalhas de tags e atividades interativas, com obras de 40 artistas em painéis com até 15 metros quadrados. 

O VISUSP é um evento gratuito, onde cada trabalho conta uma história, porque os espaços vão se transformando e criando outras possibilidades.

O projeto é viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC), tem o patrocínio de Heineken, Instituto Heineken, Vans, e TNT, com apoio do Straat Museum, Jacarandá Capital e Consulado Geral dos Países Baixos, co-produção da Agência InHaus  e Na Lata Art Co, apresentação de Jota8 e Cult SP, e realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas. 

Serviços:

Empenas: 

  • Rua Pedroso de Morais, 580 (artista: Nuno Viegas)
  • Rua dos Pinheiros, 954 (artista: Tinho)
  • Rua Mourato Coelho, 50 (artista: Tamara Alves)
  • Rua Fernão Dias, 628 (artista: Telmo Pieper)

Projeções de Vídeo Mapping: 

Local:  Casa NALATAxSTRAAT

Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2910, Pinheiros, São Paulo

Horário: a partir das 17h de quinta a domingo

Informações: @nalata.festival

Sobre os artistas:

Tamara Alves (Portugal)

Tamara Alves (nascida em 1983) é uma artista visual e ilustradora portuguesa, atualmente baseada em Lisboa. Sempre teve interesse em um tipo de trabalho que esteja inserido no mundo, fascinada pela estética das ruas e pelo contexto urbano, com o objetivo de apresentar suas obras de arte na rua ou em espaços públicos.

Nuno Viegas (Portugal)

Nuno Viegas, também conhecido como METIS, é um artista português nascido em Faro (1985) e criado em Quarteira. Fundador do coletivo de arte Policromia Crew, iniciou sua jornada artística com o grafite em 1999. Nuno apresenta um contraste entre a realidade visualmente agressiva e às vezes suja do graffiti tradicional e sua representação pacífica e limpa em suas obras. A abordagem a este tema é um tributo contínuo a todos aqueles que dedicam parte de suas vidas a esta cena.

Telmo Pieper (Holanda)

Telmo Pieper nasceu em junho de 1989 e cresceu em Roterdã, Holanda. Criador, imagemaker, muralista e metade do dueto artístico ‘TELMO MIEL’, junto com Miel Krutzmann. O trabalho de Pieper combina elementos de ilustração, pintura e arte mural, destacando-se por sua criatividade e estilo distintivo. A colaboração com Krutzmann é marcada por murais e projetos que exploram temas imaginativos e visuais vibrantes

Tinho (Brasil)

Integrando uma geração de artistas conscientes em assumir a produção da arte urbana como estratégia poética de reconhecimento, não apenas da própria cidade, mas como linguagem, potente e equiparável às já tradicionais da história da arte. Seu trabalho é contextualizado pelo lugar do homem no espaço urbano, atravessado pelo constante clima ácido e crítico de personagens que escondem, por trás da estética amena, a constante solidão.

Coletivo Coletores (Brasil)

Em sua pesquisa poética, o Coletivo Coletores, nascido há 16 anos na periferia de São Paulo, realiza ações que buscam evidenciar a história e as estratégias de resistência das coletividades e movimentos culturais insurgentes, além de colaborar com espaços, coletivos e movimentos sociais periféricos ou historicamente marginalizados. É vencedor do Prêmio PIPA 2022, do Prêmio ProAC trajetória Artes Visuais e já teve trabalhos expostos no Itaú Cultural, MAMSP, CCSP, Instituto Moreira Salles, Rede SESC entre outros.

Studio Curva (Brasil)

Nascido em 2009, num dos pólos criativos da cidade de São Paulo, o bairro da Barra Funda, o Studio Curva trabalha a sintonia fina entre as ideias e as proposições de clientes e artistas. Para isso, conta com a contribuição das mais diversas linguagens: agregando profissionais de artes plásticas, arquitetura, cinema, design, vídeo mapping e desenvolvimento digital.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaShows

Luana Bayô lança disco Abebé e faz show no Sesc Pompeia

A cantora e compositora paulistana Luana Bayô lança seu terceiro disco, Abebé,...

AgendaLiteraturaQuadrinhos

Evento na Gibiteca de Curitiba celebra impacto de “O Mágico de Oz”

O projeto NA-NU na Gibiteca de Curitiba chega a sua terceira edição...

AgendaFilmes

Expresso: filme que aborda os desafios de jovens que passaram pela Fundação CASA será exibido em Nova Iorque

Daniela Machado, diretora que ficou sete meses internada na extinta FEBEM/SP, atual...

AgendaTeatro

“A luta”, com Amaury Lorenzo, volta ao Rio de Janeiro para única apresentação

Há dois anos em turnê de sucesso pelo país, “A luta”, com...

AgendaArtes Visuais

“Migrantes” inaugura exposição no Instituto Cervantes

Issa Watanabe, artista gráfica peruana, encerra agenda de exposições de 2024 na...

AgendaClássicosMúsica

Cia. de Ópera da Lapa encena dois espetáculos na Sala Cecília Meireles

A Sala Cecília Meireles apresenta dentro da série Cantares, a Companhia de Ópera de...