AgendaArtes Visuais

Zipper Galeria na ArPa 2025

Ivan Grilo e Rodrigo Braga em diálogo inédito sobre arte, natureza e futuroEm “Véspera / Presságio” artistas exploram simbologias do tempo, da transformação e do recomeço com obras produzidas especialmente para feira

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/05/54536344446_ca7f8977f4_o-1-1600x1068.jpg" rel="nofollow"> &title=Zipper%20Galeria%20na%20ArPa%202025" rel="nofollow"> &name=Zipper%20Galeria%20na%20ArPa%202025" rel="nofollow">

A Zipper Galeria apresenta trabalhos de Ivan Grilo e Rodrigo Braga na 4ª edição da ArPa, feira de arte que acontece de 28 de maio a 1º de junho, Mercado Livre Arena Pacaembu. Pela primeira vez lado a lado, os dois artistas apresentam obras inéditas, criadas especialmente para a ocasião da feira, que dialogam sob uma atmosfera rarefeita da véspera e do presságio – dois tempos semelhantes, mas de concretudes distintas. 

A véspera seria a dobra entre o último rastro do que foi e o lampejo do que está por vir – é o hoje se esticando na direção do amanhã imerso na expectativa. O presságio é aquele tremor no ar antes da mudança, aqueles sinais do futuro sussurrados pela matéria.

Diálogo entre Ivan Grilo e Rodrigo Braga

Ambos artistas apresentados possuem produções voltadas à natureza e aos seus fenômenos, cada qual construindo mundos próprios, conectados por uma sensibilidade comum: a de narrar por imagens. Partindo de símbolos arquetípicos e elementos naturais – o ovo, o fogo, o vulcão, a semente – suas produções lidam com a ideia de gênese e transformação que se dá por um atravessamento, e a ambiguidade entre potência e fragilidade. O solo fértil que brota após ser queimado pela lava; a luz que se irradia de uma célula fecundada; a casca que protege o mundo em formação e que precisa resistir à combustão.

Enquanto o ovo, na obra de Rodrigo Braga, é envolto pela aura externa do fogo, o óvulo, na de Ivan Grilo, lança de si a faísca que anuncia toda a potência de vir a ser. São dois corpos esféricos que guardam a promessa de uma existência futura. Uma reflexão sobre o tempo, o fim e os recomeços.

A fragilidade, o ritualístico e a transformação

Rodrigo Braga apresenta uma série inédita composta por quatro fotografias e quatro desenhos, elaborados em torno de dois símbolos fundamentais da existência: o ovo e o fogo. Um representa o que ainda não aconteceu, enquanto o outro, aquilo que pode marcar o fim de um ciclo.

Nas imagens, vemos ovos envoltos por uma aura quente, um campo vibracional em combustão que ora cuida, ora ameaça. O fogo é aquele elemento que protege, alimenta, além de ser essencial para a existência humana, mas também consome, queima e destrói. Aqui a ameaça é manipulada, o fogo está está nas palmas das mãos, e é ninho que aquece o ovo para sua transformação. Como afirma o artista:

“Assim como o fogo tem sua dupla face, a destrutiva e a regeneradora, a ideia de presságio também comporta uma ambiguidade – ora o bom presságio, ora o mau presságio. O tempo presente está repleto de contradições, próprias de uma humanidade em veloz e voraz expansão.”

O milagre dos recomeços

A partir de encontros e pesquisas em torno de vulcões ao redor do mundo,  Ivan Grilo desenvolveu uma série de trabalhos que imaginam o depois da erupção. Aqui, o incêndio e suas consequentes destruições já passaram. A vista proposta por Grilo é aquela de quem abriu os olhos após o fim. Mas, paradoxalmente, o solo devastado ao redor dos vulcões é excepcionalmente fértil e é desse chão que nascem as imagens desse conjunto de trabalhos.

Em meio aos escombros férteis do pós-erupção, o artista nos entrega, com beleza, o registro de um renascimento possível. Há ali um broto primogênito desabrochando e uma pedra, formada a partir das erupções. Mas no centro, em destaque, está algo que se parece com um eclipse solar ou um vulcão visto de cima, que na realidade é o registro de óvulo no exato momento em que é fecundado – uma explosão microscópica visível apenas por meio de equipamentos específicos.

Na esteira dessa força telúrica que tudo destrói para adubar o recomeço, surgem também obras de grande ternura. As peças de linho, marcadas a calor com frases como “uma espera impecável” e “os olhos se abrem”, relatam o instante em que a terra, ainda fumegante, respira pela primeira vez.

Característica de sua produção, as placas de bronze com inscrições poéticas, geralmente com verbos no infinitivo, desta vez, assumem a primeira pessoa: “vivencio o milagre, te conto nos olhos, coreografo os ritos…”. A mudança implica a transformação do mantra como possibilidade aberta e universal, para a posição de testemunho concreto.

ArPa 2025 – 28 de maio a 1º de junho

Com curadoria e foco no diálogo entre arte contemporânea e pensamento crítico, a ArPa Feira de Arte chega à sua quarta edição reunindo cerca de 100 artistas, 60 galerias e representantes de mais de 14 países. O evento acontece entre os dias 28 de maio e 1º de junho no Mercado Livre Arena Pacaembu, consolidando-se como uma das principais feiras de arte do calendário nacional.

Horários: De 28 a 31 de maio, das 13h às 20h30 | Dia 1º de junho,  das 11h às 18h
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu – R. Capivari, portão 23 – São Paulo – SP

Ingresso: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira) Classificação: livre  Mais informações:  https://arpa.art/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
Artes VisuaisCríticasFilmesVideos

Humano: Uma Viagem pela Vida, do diretor Yann Arthus-Bertrand

Pessoas comuns falam espontaneamente o que pensam sobre amor, morte, ódio, discriminação,...

AgendaTeatro

“Clara Nunes – A Tal Guerreira” chega a Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Após temporadas em São Paulo e Fortaleza, o musical “Clara Nunes –...

AgendaFestivaisFilmes

Curitiba recebe a 14a edição do Festival Olhar de Cinema

Está começando a 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional...

AgendaDançaFestivais

Festival Visões Urbanas transforma São Paulo no centro da Dança Contemporânea

Aberto às diversas tendências da dança e da performance contemporâneas, o Visões...

AgendaMúsica

Domenico Nordio e os sopros da UFRJ na Sala Cecília Meireles

A Sala Cecilia Meireles apresenta sexta-feira, dia 13 de junho, às 19...

Taslim com prêmio e livro
AgendaLiteratura

Taslim vence prêmio com livro “A Dáie de Vários Nomes”

Taslim inicia uma trajetória também na literatura. “A Dáie de Vários Nomes”,...

AgendaLiteratura

Wesley Nóog lança livro na Bienal do Rio

Wesley Nóog, pioneiro no gênero “Sambasoul”, mantém viva a escola de sambista...

AgendaShows

Miles Davis é revisitado em show no Blue Note Rio

O guitarrista Victor Biglione e os irmãos Guilherme (trompete) e Alfredo Dias Gomes (bateria)...

AgendaArtes Visuais

Amanda Coimbra apresenta exposição imersiva no Paço Imperial

As imagens feitas pelo telescópio espacial James Webb, da NASA, foram a...

AgendaShows

Rodolfo Abrantes faz shows em Minas Gerais com Microfonia Tour

O cantor Rodolfo Abrantes desembarca nesta quinta-feira para três apresentações da Microfonia...

AgendaLançamentosLiteratura

Viviane Ka lança “Um Quarto em Cavala”

“Um quarto em Cavala”, novo romance da paulistana Viviane Ka, parte de...

AgendaTeatro

“Sonho Encantado de Cordel” na Barra da Tijuca

“Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega à Cidade das Artes, na Barra da Tijuca,...