novembro, 2017

02nov(nov 2)19:0019dez(dez 19)20:00Clássico de Graciliano Ramos ganha vida com Teatro de Bonecos na Caixa Cultural do Rio(novembro 2) 19:00 - (dezembro 19) 20:00 Caixa Cultural Rio de JaneiroAgenda cultural:Teatro

Detalhes

A companhia ítalo-brasileira Caravan Maschera realiza curta temporada do espetáculo Vidas Secas na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 2 a 19 de novembro de 2017. Pela primeira vez na cidade, a dupla formada pela italiana Giorgia Goldoni e pelo paulista Leonardo Garcia Gonçalves apresenta sua adaptação do clássico de Graciliano Ramos com bonecos, máscaras e sem palavras, na qual o foco é o diálogo entre a memória cultural do público e os sentimentos provocados pela encenação. A temporada inclui apresentações quintas e sextas-feiras, às 19h; e sábados e domingos, às 18h, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Em Vidas Secas, que estreou em 2015, oito bonecos criados pela dupla, com inspiração em pinturas de Candido Portinari e fotografias de Sebastião Salgado, recontam a saga da família de sertanejos obrigados a se mudar constantemente em busca de regiões menos castigadas pela seca.

Durante a história, uma série de imagens de beleza e impacto incomuns transmitem ao espectador a sensação de angústia e esperança sertanejas, que transcende os regionalismos geográficos e a temporalidade das épocas. “Sabíamos desde o início que o discurso literal e textual não seria suficiente para fazer com que o público contemporâneo se emocionasse e fosse afetado pelo texto. Suprimir a palavra é essencial para dar espaço ao público como parte (re)criadora do texto e do contexto da obra”, avalia Leonardo Garcia.

Em apresentações recentes na França, Itália, Suíça e Eslovênia, espectadores estabeleceram uma conexão imediata do espetáculo com os refugiados da Síria. “Aquela família de retirantes ainda não é, infelizmente, uma imagem anacrônica. Sobretudo a questão da incomunicabilidade e da situação de extrema repressão psicológica, física e emocional exercida não por uma pessoa, mas por um contexto social, econômico e racial que ultrapassa as fronteiras do sertão nordestino do Brasil.  Por isso, e infelizmente, a identificação com a Guerra Civil na Síria é também bem pertinente”, conclui Leonardo.

Além das apresentações, a dupla também ministra um workshop gratuito sobre teatro de bonecos, de 7 a 10 de novembro (terça a sexta-feira), das 10h às 13h. Serão oferecidas 12 vagas para artistas acima de 16 anos, e as inscrições devem ser realizadas enviando-se um currículo resumido e uma carta de motivação para o e-mail [email protected], com o assunto “Inscrição Oficina Caixa RJ”.

Sobre a companhia:

Em 2010, Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves foram selecionados para participar do projeto europeu MasksOnStage que, durante dois anos, possibilitou aos artistas participantes residir em cinco países diversos (França, Itália, República Tcheca, Alemanha e Espanha). No início de 2012, Giorgia e Leonardo decidem se apropriar dos princípios do projeto aplicando seus ensinamentos sobre a cultura plural das expressões artísticas brasileiras.

Desde então, a Caravan Maschera recebeu, anualmente, incentivos da Comunidade Europeia, do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo para a criação de seis espetáculos e a realização de projetos de criação coletiva e colaborativa na Itália, República Tcheca e em comunidades rurais e quilombolas do Estado de São Paulo.

Buscando uma forma teatral híbrida entre o teatro de bonecos, o teatro de máscara, o teatro visual, as artes plásticas e o audiovisual, as peças do grupo têm sempre pouco (ou nenhum) texto e imagens fortes e poéticas que conectam o espectador com a cultura popular. Atualmente, compõem o repertório da companhia, os espetáculos Tiringuito, Luisa e a Morte (infantil), O Cordel Clownesco do Romeo e da Julieta (rua), Vigiar e punir (teatro de formas animadas e bufões), O Mamulengo dos Três Vinténs (Teatro de bonecos para adultos) e Vidas Secas (teatro de formas animadas).

Ficha técnica:

Livre adaptação da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos
Elenco: Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves
Direção: Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves
Cenografia: Gianni Goldoni
Figurino: Adelfa Bergonzini
Bonecos: Fernanda Paredes e Giorgia Goldoni
Iluminação: Daiane Baumgartner
Musicalidade: Luiz Maria e Leonardo Garcia
Produção local: Galharufa Produções Culturais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Serviço:

Vidas Secas
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: de 2 a 19 de novembro de 2017 (quinta a domingo)
Horários: quintas e sextas, às 19h; sábados e domingos, às 18h
Telefone: (21) 3980-3815
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Lotação: 176 lugares (mais quatro para cadeirantes)
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 18 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Oficina de teatro de bonecos, com Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia
Data: De 7 a 10 de novembro (terça a sexta-feira)
Horário: das 10h às 13h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala Margot
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Vagas: 12
Classificação indicativa: 16 anos
Inscrição: de 31 de outubro a 5 de novembro (15h). Resultado no dia 5 de novembro, às 18h.
Seleção por currículo e carta de motivação. Enviar carta de motivação (1 lauda) e currículo resumido (1 lauda) [email protected] O título do e-mail deve ser: Inscrição Oficina Caixa RJ.

Horário

Novembro 2 (Quinta) 19:00 - Dezembro 19 (Terça) 20:00

Localização

Caixa Cultural Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Voltar ao topo
Publicar

Ad Blocker Detected!

Advertisements fund this website. Please disable your adblocking software or whitelist our website.
Thank You!

Log in

Esqueceu a senha?

Já tem uma conta? Registrar

Esqueceu a senha?

Entre com os dados da sua conta para reenviarmos a senha para você.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Close
of

Processing files…