dezembro, 2018

01dezallday27janExposição de fotografias Seydou Keïta retrata moradores do Mali(Dia todo) IMS PaulistaAgenda cultural:Exposição

Detalhes

Exposição de fotografias ‘Seydou Keïta’ em cartaz no IMS (Instituito Moreira Salles) de São Paulo até o final de janeiro de 2019.

Registradas entre 1948 e 1962, as imagens retratam as expressões e os gostos dos habitantes do Mali, e documentam ainda um período de transformação no país, que caminhava rumo à sua independência, em 1960. Uma tensão entre modernidade e tradição pode ser identificada nos retratos: símbolos tradicionais, como as estampas coloridas dos vestidos, convivem com automóveis e rádios, grandes emblemas do sucesso econômico e de um estilo de vida ocidental.

A seleção inclui 44 tiragens vintage, em formato de 18×13 cm, ampliadas e comercializadas pelo próprio Keïta em Bamako, e exibidas, pela primeira vez no Brasil, na mostra no IMS Paulista. As demais são obras ampliadas na França ao longo da década de 1990, quando o trabalho do fotógrafo foi redescoberto no país e também nos Estados Unidos. Em formatos mais clássicos (40×50 cm e 50×60 cm) ou murais, chegando a 1,80×1,30 m, simbolizam a entrada da sua produção num circuito internacional de galerias e museus.

A curadoria da exposição é de Jacques Leenhardt, diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, e Samuel Titan Jr., coordenador executivo cultural do IMS.

Sobre o fotógrafo

Nascido em 1921, na cidade de Bamako, Seydou Keïta começou a fotografar ainda jovem, produzindo retratos de seus amigos e familiares. Em 1948, montou seu estúdio, alcançando rápido sucesso. Com a proclamação da independência do Mali, virou fotógrafo oficial do governo e fechou seu estúdio. Seu acervo, composto por mais de dez mil negativos, começou a ser exibido no Ocidente a partir da década de 1990, e sua primeira exposição individual foi realizada em 1994, na Fundação Cartier, em Paris.

Serviço

Exposição Seydou Keïta
Em cartaz até 27 de janeiro 2019
IMS São Paulo
Av. Paulista, 2424 – Consolação, São Paulo – SP, 01310-300
Visitação: Terça – Quarta – Quinta – Sexta – Sábado – Domingo
Horário: 11h às 20h

Horário

Dezembro 1 (Sábado) - Janeiro 27 (Domingo)

Localização

IMS Paulista

Av. Paulista, 2424 - Consolação, São Paulo - SP, 01310-300

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
Publicar

Ad Blocker Detected!

Advertisements fund this website. Please disable your adblocking software or whitelist our website.
Thank You!

Log in

Esqueceu a senha?

Já tem uma conta? Registrar

Esqueceu a senha?

Entre com os dados da sua conta para reenviarmos a senha para você.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Close
of

Processing files…

X