janeiro, 2018

27jan(jan 27)16:0025mar(mar 25)17:10Isaac no mundo das partículas, musical estreia Oi Futuro(janeiro 27) 16:00 - (março 25) 17:10 Oi Futuro FlamengoAgenda cultural:Teatro

Detalhes

Todo bom cientista deve ser criativo, ter espírito investigativo e uma certa obsessão pelo desafio. Mas como será que nasce esse cientista?  Ou melhor: será que existe um cientista desses em cada um de nós? A provocação contida no livro inédito de Elika Takimoto levou a diretora Joana Lebreiro e a produtora Camila Vidal a criarem o projeto infantil multiplataforma ‘Isaac no mundo das partículas’, que combina teatro e artes visuais no Oi Futuro, com o espetáculo infantil homônimo e a instalação “Os mundos de Isaac”, que vai inserir o espectador em universos poéticos virtuais com o uso de óculos especiais.

Com direção de Joana Lebreiro e direção musical de Ricco Viana, o musical quântico Isaac no mundo das partículas estreia dia 27 de janeiro, às 16h, no Oi Futuro. A peça infantil é uma adaptação do livro homônimo da escritora e professora de física Elika Takimoto (que será lançado dia 17/02) e trata de um tema nada fácil – a física de partículas – de maneira envolvente, divertida e informativa. O músico David Bowie e seu lendário personagem Ziggy Stardust inspiram a estética e a proposta da encenação, que propõe transformar o palco em um show de rock. A partir do dia 3 de fevereiro, às 17h15, a temporada da peça será acompanhada pela instalação Os mundos de Isaac. Criado pelos videoartistas Rico Vilarouca e Renato Vilarouca – que também assinam as projeções do espetáculo –, o trabalho permite que o público entre no mundo interior do personagem título com o auxílio de óculos de realidade virtual. O projeto tem patrocínio da Oi, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e correalização do Oi Futuro.

A história começa quando o protagonista Isaac (João Lucas Romero) vai à praia, segura um pequeníssimo grão de areia e começa a se interessar pelos mistérios universais. O grão de areia (Claudio Mendes) ganha vida e, na tentativa de responder a dezenas de perguntas, leva o menino para uma viagem que começa na Grécia e acaba no Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). Tudo isso é narrado por um enigmático personagem: a partícula subatômica Bóson de Higgs (Julia Gorman), um dos mais fundamentais elementos do universo. No elenco, também estão André Arteche e Júlia Shimura, que vivem músicos-partículas e cientistas.

A trilha sonora é um capítulo à parte. Na primeira leitura do livro, Joana Lebreiro já imaginou a história contada com atmosfera roqueira. Logo depois, vieram as inspirações estéticas e musicais de Ziggy Stardust, personagem criado pelo músico David Bowie que vem de outro mundo para salvar a Terra, mas em vez disso encontra o rock. O diretor musical e arranjador Ricco Vianna criou as melodias do espetáculo enquanto Joana escreveu as letras das canções – em uma parceria azeitada durante o processo de ensaios. “Começamos com a influência de Bowie, que fica clara na primeira canção, mas também seguimos outros caminhos. Temos uma trilha que mistura rock e música eletrônica, com atores que tocam violão, baixo e guitarra”, conta Ricco. Os figurinos de Bruno Perlatto, o cenário de Natália Lana e as projeções de Rico Vilarouca e Renato Vilarouca também acompanham as referências ao músico inglês. Completam a equipe criativa Paulo César Medeiros (iluminação), Bruno Cezario (direção de movimento).

A instalação Os mundos de Isaac dialoga com o espetáculo e será realizada no térreo do Oi Futuro, no Flamengo, a partir do dia 3 de fevereiro. Com idealização da produtora cultural Camila Vidal e criação dos artistas visuais Rico Vilarouca e Renato Vilarouca, a obra é o primeiro voo solo dos irmãos – conhecidos por seus trabalhos com projeções para teatro e videografismo para cinema.

Os mundos de Isaac usa a tecnologia para inserir o espectador em realidades virtuais e poderá ser conferida tanto pelo público da peça, como atividade complementar, quanto por qualquer outro visitante do centro cultural. Com o auxílio de óculos especiais e fones de ouvido, a obra permitirá que o observador explore cenários interiores do personagem Isaac na condição de protagonista, imerso em ambientes visitados pelo personagem-título do espetáculo: a praia e o mundo das partículas.

“Ao contrário do cinema, onde o diretor/editor direciona o olhar do espectador, o teatro mantém o estado de livre arbítrio. Cada espectador olha para onde quiser dentro de uma cena. E o grande desafio hoje é fazer esse olhar não se perder num mundo ao mesmo tempo tão cheio de estímulos, mas tão sedento de quem o diga para onde olhar. Aqui o VR (óculos de realidade virtual) parece um bom lugar pra exercitar a liberdade do espectador, que ganha autonomia para escolher como receber esses estímulos, porque a história está não apenas à sua frente, mas ao seu redor”, explica Rico Vilarouca.

Ficha técnica

Isaac no mundo das partículas
Baseado na obra homônima de Elika Takimoto
Texto adaptado e direção: Joana Lebreiro
Elenco: André Arteche, Claudio Mendes, João Lucas Romero, Julia Gorman e
Júlia Shimura
Stand-in: Vicente Coelho e Pedrinhu Junqueira
Projeções do espetáculo e videoinstalação ‘Os mundos de Isaac’: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Direção Musical: Ricco Viana
Canções: Ricco Viana e Joana Lebreiro
Figurinos: Bruno Perlatto
Iluminação: Paulo César Medeiros
Cenário: Natália Lana
Direção de movimento e Coreografias: Bruno Cezario
Diretora Assistente: Brunna Napoleão
Visagismo: Duoelo Visagismo
Maquiadores: Diego Nardes, Diva Correia e Lucas Souza
Figurinista Assistente: Rachel Rozenberg
Assistente de Figurino: Luisa Marques
Cenotécnico: André Salles
Técnico de Som: Leandro Meireles
Operador de Luz: José Luiz Jr.
Operadora de vídeo: Stella Maiques
Mídias Sociais: André Mizarela (Humans Creative Group)
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Programação Visual: Renato Vilarouca e Rico Vilarouca
Fotos: Rudy Hühold
Administração Financeira: Rodrigo Gerstner
Assistente de Produção: Marina Caran
Produtora Executiva: Débora Amorim
Direção de Produção: Camila Vidal
Idealização: Joana Lebreiro e Camila Vidal

Serviço

Espetáculo: ‘Isaac no mundo das partículas’
Temporada: de 27/01 a 25/03
Teatro Oi Futuro: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Telefone: 3131-3060
Dias e horários: sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)
Lotação: 63 lugares
Duração: 1h10
Classificação indicativa: livre
Funcionamento da Bilheteria: de terça a domingo, das 14h às 20h.
Instalação ‘Os mundos de Isaac’, de Rico Vilarouca e Renato Vilarouca.
Inauguração: 03/02/18, às 17h15.  (Fica em cartaz até 19/03)
Oi Futuro/Térreo: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Telefone: 3131-3060
Dias e horários: de terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca
Classificação etária: livre.
Lançamento do livro “Isaac no mundo das partículas”, de Elika Takimoto:
Dia 17/02, às 17h10.
Oi Futuro: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Telefone: 3131-3060.

Horário

Janeiro 27 (Sábado) 16:00 - Março 25 (Domingo) 17:10

Localização

Oi Futuro Flamengo

Rua Dois de dezembro, 63 – Flamengo – RJ