janeiro, 2018

27jan(jan 27)16:0025mar(mar 25)17:10Isaac no mundo das partículas, musical estreia Oi Futuro(janeiro 27) 16:00 - (março 25) 17:10 Oi Futuro FlamengoAgenda cultural:Teatro

Detalhes

Todo bom cientista deve ser criativo, ter espírito investigativo e uma certa obsessão pelo desafio. Mas como será que nasce esse cientista?  Ou melhor: será que existe um cientista desses em cada um de nós? A provocação contida no livro inédito de Elika Takimoto levou a diretora Joana Lebreiro e a produtora Camila Vidal a criarem o projeto infantil multiplataforma ‘Isaac no mundo das partículas’, que combina teatro e artes visuais no Oi Futuro, com o espetáculo infantil homônimo e a instalação “Os mundos de Isaac”, que vai inserir o espectador em universos poéticos virtuais com o uso de óculos especiais.

Com direção de Joana Lebreiro e direção musical de Ricco Viana, o musical quântico Isaac no mundo das partículas estreia dia 27 de janeiro, às 16h, no Oi Futuro. A peça infantil é uma adaptação do livro homônimo da escritora e professora de física Elika Takimoto (que será lançado dia 17/02) e trata de um tema nada fácil – a física de partículas – de maneira envolvente, divertida e informativa. O músico David Bowie e seu lendário personagem Ziggy Stardust inspiram a estética e a proposta da encenação, que propõe transformar o palco em um show de rock. A partir do dia 3 de fevereiro, às 17h15, a temporada da peça será acompanhada pela instalação Os mundos de Isaac. Criado pelos videoartistas Rico Vilarouca e Renato Vilarouca – que também assinam as projeções do espetáculo –, o trabalho permite que o público entre no mundo interior do personagem título com o auxílio de óculos de realidade virtual. O projeto tem patrocínio da Oi, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e correalização do Oi Futuro.

A história começa quando o protagonista Isaac (João Lucas Romero) vai à praia, segura um pequeníssimo grão de areia e começa a se interessar pelos mistérios universais. O grão de areia (Claudio Mendes) ganha vida e, na tentativa de responder a dezenas de perguntas, leva o menino para uma viagem que começa na Grécia e acaba no Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). Tudo isso é narrado por um enigmático personagem: a partícula subatômica Bóson de Higgs (Julia Gorman), um dos mais fundamentais elementos do universo. No elenco, também estão André Arteche e Júlia Shimura, que vivem músicos-partículas e cientistas.

A trilha sonora é um capítulo à parte. Na primeira leitura do livro, Joana Lebreiro já imaginou a história contada com atmosfera roqueira. Logo depois, vieram as inspirações estéticas e musicais de Ziggy Stardust, personagem criado pelo músico David Bowie que vem de outro mundo para salvar a Terra, mas em vez disso encontra o rock. O diretor musical e arranjador Ricco Vianna criou as melodias do espetáculo enquanto Joana escreveu as letras das canções – em uma parceria azeitada durante o processo de ensaios. “Começamos com a influência de Bowie, que fica clara na primeira canção, mas também seguimos outros caminhos. Temos uma trilha que mistura rock e música eletrônica, com atores que tocam violão, baixo e guitarra”, conta Ricco. Os figurinos de Bruno Perlatto, o cenário de Natália Lana e as projeções de Rico Vilarouca e Renato Vilarouca também acompanham as referências ao músico inglês. Completam a equipe criativa Paulo César Medeiros (iluminação), Bruno Cezario (direção de movimento).

A instalação Os mundos de Isaac dialoga com o espetáculo e será realizada no térreo do Oi Futuro, no Flamengo, a partir do dia 3 de fevereiro. Com idealização da produtora cultural Camila Vidal e criação dos artistas visuais Rico Vilarouca e Renato Vilarouca, a obra é o primeiro voo solo dos irmãos – conhecidos por seus trabalhos com projeções para teatro e videografismo para cinema.

Os mundos de Isaac usa a tecnologia para inserir o espectador em realidades virtuais e poderá ser conferida tanto pelo público da peça, como atividade complementar, quanto por qualquer outro visitante do centro cultural. Com o auxílio de óculos especiais e fones de ouvido, a obra permitirá que o observador explore cenários interiores do personagem Isaac na condição de protagonista, imerso em ambientes visitados pelo personagem-título do espetáculo: a praia e o mundo das partículas.

“Ao contrário do cinema, onde o diretor/editor direciona o olhar do espectador, o teatro mantém o estado de livre arbítrio. Cada espectador olha para onde quiser dentro de uma cena. E o grande desafio hoje é fazer esse olhar não se perder num mundo ao mesmo tempo tão cheio de estímulos, mas tão sedento de quem o diga para onde olhar. Aqui o VR (óculos de realidade virtual) parece um bom lugar pra exercitar a liberdade do espectador, que ganha autonomia para escolher como receber esses estímulos, porque a história está não apenas à sua frente, mas ao seu redor”, explica Rico Vilarouca.

Ficha técnica

Isaac no mundo das partículas
Baseado na obra homônima de Elika Takimoto
Texto adaptado e direção: Joana Lebreiro
Elenco: André Arteche, Claudio Mendes, João Lucas Romero, Julia Gorman e
Júlia Shimura
Stand-in: Vicente Coelho e Pedrinhu Junqueira
Projeções do espetáculo e videoinstalação ‘Os mundos de Isaac’: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Direção Musical: Ricco Viana
Canções: Ricco Viana e Joana Lebreiro
Figurinos: Bruno Perlatto
Iluminação: Paulo César Medeiros
Cenário: Natália Lana
Direção de movimento e Coreografias: Bruno Cezario
Diretora Assistente: Brunna Napoleão
Visagismo: Duoelo Visagismo
Maquiadores: Diego Nardes, Diva Correia e Lucas Souza
Figurinista Assistente: Rachel Rozenberg
Assistente de Figurino: Luisa Marques
Cenotécnico: André Salles
Técnico de Som: Leandro Meireles
Operador de Luz: José Luiz Jr.
Operadora de vídeo: Stella Maiques
Mídias Sociais: André Mizarela (Humans Creative Group)
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Programação Visual: Renato Vilarouca e Rico Vilarouca
Fotos: Rudy Hühold
Administração Financeira: Rodrigo Gerstner
Assistente de Produção: Marina Caran
Produtora Executiva: Débora Amorim
Direção de Produção: Camila Vidal
Idealização: Joana Lebreiro e Camila Vidal

Serviço

Espetáculo: ‘Isaac no mundo das partículas’
Temporada: de 27/01 a 25/03
Teatro Oi Futuro: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Telefone: 3131-3060
Dias e horários: sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)
Lotação: 63 lugares
Duração: 1h10
Classificação indicativa: livre
Funcionamento da Bilheteria: de terça a domingo, das 14h às 20h.
Instalação ‘Os mundos de Isaac’, de Rico Vilarouca e Renato Vilarouca.
Inauguração: 03/02/18, às 17h15.  (Fica em cartaz até 19/03)
Oi Futuro/Térreo: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Telefone: 3131-3060
Dias e horários: de terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca
Classificação etária: livre.
Lançamento do livro “Isaac no mundo das partículas”, de Elika Takimoto:
Dia 17/02, às 17h10.
Oi Futuro: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Telefone: 3131-3060.

Horário

Janeiro 27 (Sábado) 16:00 - Março 25 (Domingo) 17:10

Localização

Oi Futuro Flamengo

Rua Dois de dezembro, 63 – Flamengo – RJ

Voltar ao topo
Publicar

Ad Blocker Detected!

Advertisements fund this website. Please disable your adblocking software or whitelist our website.
Thank You!

Log in

Esqueceu a senha?

Já tem uma conta? Registrar

Esqueceu a senha?

Entre com os dados da sua conta para reenviarmos a senha para você.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Close
of

Processing files…