setembro, 2018

28setallday27outMortos-Vivos – Uma Ex-Conferência no teatro do Sesc Belenzinho(Dia todo) Sesc Belenzinho – São Paulo

Detalhes

No dia 28 de setembro, sexta, às 21h30, estreia no Sesc Belenzinho o espetáculo Mortos-Vivos – Uma Ex-Conferência. O texto de Alex Cassal, dirigido por Renato Linhares, parte da premissa fantástica da que o apocalipse zumbi é fato, neste momento. A nova montagem do grupo carioca Foguetes Maravilha, que está completando 10 anos, é a uma metáfora sobre as mazelas do mundo contemporâneo, e uma conferência é realizada para descobrir as armas necessárias para enfrentar esses ‘zumbis’.

No enredo, o apocalipse zumbi já aconteceu, e neste exato momento cadáveres animados e famintos andam pelas ruas da cidade. A montagem é uma espécie de conferência à beira do abismo, onde quatro especialistas analisam a crise que tomou o mundo e instruem os espectadores sobre estratégias de sobrevivência. Enquanto o caos se espalha, discutem assuntos como alteridade, xenofobia, fascismo, preconceito, tortura, banalidade do mal, fascínio pela violência, sistema digestivo dos zumbis e razões evolutivas para que os seres humanos tenham um medo inato de serpentes.

Pairam no ar inquietantes questões sobre como enfrentar a ameaça, combater mortos-vivos insaciáveis que invadem as casas e despedaçam as pessoas, discutir ética com seres inarticulados que tentam mastigar o nosso cérebro. O mundo que conhecíamos acabou. Não há mais governo, sinais de trânsito, produtos de supermercado, etiqueta social, amenidades. O que resta é a sobrevivência, resta saber do que é possível abrir mão para garantir essa sobrevivência.

Segundo o autor Alex Cassal, “do filme A Noite dos Mortos-Vivos a Walking Dead, o zumbi foi se tornando o monstro por excelência do nosso tempo. A sua imagem, simultaneamente, patética e assustadora conquistou o cinema, a literatura e a cultura pop. Tornou-se uma metáfora explorada por políticos e filósofos, cantores e cientistas”. O espetáculo reflete sobre esse zumbi que é sempre o outro, aquele que é semelhante, porém alienígena; aquele que nos ameaça com sua presença. E para enfrenta-lo todas as armas são permitidas: o isolamento, a agressão, até a destruição completa. Os zumbis estão nas ruas, nas redes sociais, na televisão, no congresso brasileiro.

Mortos-Vivos:Uma Ex-Conferência – nova realização dos Foguetes Maravilha – estreou no Festival Cena Brasil Internacional (RJ). A companhia já realizou as montagens Ele Precisa Começar, Ninguém Falou Que Seria Fácil e Síndrome de Chimpanzé. Em suas produções explora modos de estar em cena e de se relacionar com o público. Suas encenações borram os limites entre palco, plateia, ficção e realidade, e empilham camadas de significados, linguagens e procedimentos artísticos, criando um território híbrido e fluido. A Foguetes Maravilha busca por um teatro calcado na comunicação com os espectadores e na revelação dos mecanismos cênicos, convidando o público a questionar seu próprio papel no mundo.

Ficha técnica

Texto: Alex Cassal
Direção: Renato Linhares
Elenco: Felipe Rocha/Fabio Osório, Lucas Canavarro, Renato Linhares e Stella Rabello/Wallace Ruy
Assistência de direção: Fábio Osório Monteiro
Colaboração artística: Marina Provenzzano e Tereza Alvarez
Direção de produção: Tatiana Garcias
Produção local: Náshara Silveira
Iluminação: Tomás Ribas
Cenografia: Estúdio Chão – Adriano Carneiro de Mendonça e Antonio Pedro Coutinho
Figurinos: Antônio Medeiros e Guilherme Kato
Direção musical: Domenico Lancellotti
Consultoria de som: Leo Moreira
Desenho de som: Francisco Slade
Caracterização: Rodrigo Bastos
Programação visual: Lucas Canavarro
Fotos: Francisco Costa
Registro em vídeo: Pedro Henrique Ferreira
Idealização/produção: Foguetes Maravilha
Realização: Sesc SP

Serviço

Espetáculo: Mortos-Vivos – Uma Ex-Conferência
Temporada: 28 de setembro a 27 de outubro
Horários: Sexta e sábado, às 21h30; domingo, às 18h30
Local: Sala de Espetáculos I (90 lugares).
Gênero: Drama. Duração: 80 minutos. Não recomendado para menores de 12..
Ingressos: R$ 30,00 (inteira); 15,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante) e R$ 9,00 (credencial plena do Sesc: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).
Venda pelo Portal e unidades do Sesc. Limite de 4 ingressos por pessoa.

Horário

Setembro 28 (Sexta) - Outubro 27 (Sábado)

Localização

Sesc Belenzinho – São Paulo

R. Padre Adelino, 1000 - Belenzinho, São Paulo - SP, 03303-000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
Publicar

Ad Blocker Detected!

Advertisements fund this website. Please disable your adblocking software or whitelist our website.
Thank You!

Log in

Esqueceu a senha?

Já tem uma conta? Registrar

Esqueceu a senha?

Entre com os dados da sua conta para reenviarmos a senha para você.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Close
of

Processing files…

X