em ,

"Chacrinha: O Velho Guerreiro" distrai mais do que aprofunda

 
Se valendo do velho bordão “eu não vim para explicar, mas sim para confundir“, Chacrinha: O Velho Guerreiro, cinebiografia de Andrucha Waddington, busca fazer um panorama de quem foi esse comunicador que praticamente foi a cara da comunicação brasileira no século XX.
A narrativa cobre o início da carreira de José Abelardo Barbosa, como jovem pernambucano carismático que chega no Rio de Janeiro por acaso, e já começa uma carreira no rádio trazendo sua marca que se tornaria clássica do seu trabalho na televisão. Depois acompanha sua consagração televisiva, os atritos com a alta direção da TV Globo e consequentemente sua derrocada.
Eduardo Sterblitch e Stepan Nercessian, cada um vivendo uma fase da vida do apresentador, dão um verdadeiro show, seja pelo registro da comédia natural de personalidade no primeiro ou da complexa linha dramática que transitava a personalidade no segundo.
"Chacrinha: O Velho Guerreiro" distrai mais do que aprofunda | Críticas | Revista Ambrosia
Ao abarcar a ascensão de Abelardo, o roteiro traça um grande en passant de sua vida, num maneirismo muito comum das biografias que proliferam no nosso cinema: fatos são retratados, comumente em ordem cronológica, reforçando o personagem, mas pouco aprofundando a persona.
É um problema recorrente – até em cinebiografias gringas – e acaba por agregar um tom superficial ao todo. Por outro lado, o “universo Chacrinha” é muito rico e simbológico para a cultura Pop brasileira, e nesse sentido o filme o aborda de maneira correta. No que tange ao que ele representava alegoricamente, Andrucha, até pela boa experiencia que adquiriu dirigindo seu (primeiro) musical sobre Chacrinha, nos joga em meio ao seu circo de maneira até afetiva.
Quando o filme sai dessa galhofa e lembra de abordar o homem debaixo daquela fantasia, o filme não sustenta a mesma densidade ou propriedade. Tentando “explicar e/ou confundir”, Chacrinha: O Velho Guerreiro distrai mais do que aprofunda. 
[rwp_box id=”0″]

Deixe sua opinião

Publicado por Renan de Andrade

Arctic Monkeys divulga a nova faixa 'Anyways'

Revelado! É por isso que o Kuririn não tem nariz